segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Eduardo Paes anuncia novo concurso para a Guarda Municipal

Prefeito quer contratar em 2010 entre 1.500 e 2 mil agentes para patrulhar a cidade. Patinetes elétricos serão usados na orla

POR CRISTIANE CAMPOS, RIO DE JANEIRO

Rio - O prefeito Eduardo Paes anunciou, no domingo, que pretende aumentar, a partir de 2010, o número de guardas municipais no patrulhamento da cidade. No ano que vem, a Guarda abrirá concurso para contratar de 1.500 a 2 mil agentes. Hoje, o efetivo é de 5.300 profissionais e a meta é chegar a 10 mil guardas. O reforço virá também na forma de equipamentos. Ontem, o prefeito apresentou à população, na Praia de Copacabana, os 20 segways (patinetes elétricos), doados pela Ambev, que serão usados para patrulhar a orla.

Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia

Paes com membros da Guarda Municipal em Copacabana | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia

“Um maior patrulhamento ostensivo gera sensação de segurança e faz com que a pessoa pense duas vezes antes de cometer o delito”, defendeu Paes. A ideia é ampliar o número de segways para fiscalização de locais como o Maracanã e pontos de grande concentração.

O novo veículo de patrulhamento será usado a partir de 1º de dezembro em Copacabana, Leme, Ipanema, Leblon, Lagoa e Aterro do Flamengo. Na Barra da Tijuca, serão utilizados quadriciclos. O prefeito disse ainda que a frota de carros da Guarda está sendo substituída. A previsão é que em janeiro 130 carros estejam circulando pela cidade no novo sistema de terceirização.

Ainda não estão definidas as áreas de atuação dos profissionais que serão selecionados nos novos concursos. Está em curso, atualmente, processo seletivo para contratação de 1 mil guardas, referente ao último concurso. Paes lembrou que desde outubro os guardas passaram para a administração direta do município.

O novo regime de trabalho passa a valer a partir de 14 de janeiro. Isso significa que terão estabilidade no emprego e vão passar a atuar de forma mais ampla nas posturas municipais. Fazem parte desse grupo guardas municipais, músicos, agentes de transporte, enfermeiros do trabalho, auxiliares de enfermagem do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho e técnicos de segurança do trabalho.

Para concorrer a uma das vagas é preciso ser maior de 18 anos, ter Ensino Médio completo e estatura mínima de 1,70 m para homens, e 1,65 m para mulheres. O salário inicial é de R$ 1.207,03, mais benefícios como vale-transporte, alimentação e plano de saúde.

O processo seletivo da Guarda inclui quatro etapas com provas objetivas, antropométrica e física (aptidão), avaliação psicológica e médica e curso de formação.

Retirado de: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/11/eduardo_paes_anuncia_novo_concurso_para_a_guarda_municipal_46340.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário