segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SP terá 1 milhão de câmeras até o fim do ano

Estimativa é da associação das empresas de segurança eletrônica; há dez anos, eram apenas 50 mil equipamentos de vigilância na capital No Metrô, aparelhos derrubaram crimes pela metade; mais 389 serão instalados
Até o fim do ano, os paulistanos serão vigiados por 1 milhão de câmeras. A Abese, a associação das empresas de segurança eletrônica, estima que, em comparação com 2008, quando São Paulo tinha cerca de 500 mil câmeras de segurança, o número de equipamentos na capital terá um crescimento de 100%. Há dez anos, eram apenas 50 mil.
Com o aumento de câmeras, os paulistanos passaram a ser filmados no trânsito, andando pelas ruas, na entrada de edifícios e até em parques.
Encaradas por alguns como invasão de privacidade, as câmeras são usadas principalmente para segurança. Na cidade, 60% dos aparelhos que estão instalados em áreas externas são usados por órgãos do governo, como PM, Guarda Civil Metropolitana e CET.
Assalto filmado
Há duas semanas, o advogado Carlos Alberto Ergas acompanhou a distância, de seu escritório, a ação de criminosos que assaltavam sua casa, graças às câmeras instaladas na residência. Ele acionou a polícia, que por um erro de comunicação foi à casa ao lado e deixou os ladrões fugirem.
No Metrô, a vigilância fez os crimes caírem pela metade. A companhia iniciou em outubro a instalação de 389 novas câmeras, que começará pela Linha 3-Vermelha. A estação Marechal Deodoro será a primeira completamente monitorada.
Num condomínio, um sistema de circuito interno de TV pode custar até R$ 100 mil. Segundo a Abese, em 2008, a comercialização de câmeras movimentou cerca de R$ 3,9 milhões em todo o Brasil. l

Central de monitoramento do Metrô: maioria das câmeras externas é de órgãos públicos

Retirado de: http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=13,48404

Um comentário:

  1. O monitoramento na cidade é muito importante,pois ira coibir em muito as ações delituosas do nosso cotidiano.Vale acrescentar que a GCM tem um papel primordial na Segurança Urbana,que as ocorrências monitoradas sejam encaminhadas a quem as atender,não por condições politiqueiras encaminha-las à Polícia Militar,como se esta fosse a única polícia de S.Paulo...

    ResponderExcluir