sábado, 6 de março de 2010

PELOTAS: Guarda Mirim construindo cidadãos com respeito

Por: César Soares - jornalista
Equipe-se de boas ferramentas, prepare o terreno, introduza as mudas, regue-as diariamente, dê-lhes bastante atenção e condições de resistir à violência do tempo, afaste toda a erva daninha do entorno e a colheita, certamente, surpreenderá a todos.
Apesar de corriqueira, quando adotada à risca, a receita é extremamente eficaz e resulta em grandes e valorosos frutos. Inclusive, em se tratando de culturas que ultimamente andam escassas, pouco cultivadas, como a dignidade, a concepção moral, a responsabilidade, a disciplina, a solidariedade, dentre muitas outras, cujas raízes enfraqueceram diante de tantas pestes sociais.
Contudo, em Pelotas, uma iniciativa voluntária iniciada em meados de 2008 tem trabalhado para manter uma lavoura de resgate destas importantes culturas: didática prática e teórica como ferramenta, o espaço escolar é o chão, jovens e familiares integrados, atividades constantes de ensinamentos com envolvimento, cobrança, disciplina, ocupação e campanhas sociais. Tudo isto associado a muito carinho. Resultado: uma safra humana mais resistente a pragas da onda e com maior concentração de cidadania.
A lavoura desta nova cultivar ainda é pequena. As plantas são jovens, porém, promissoras; está localizada dentro de um sítio identificado por Guarda Municipal e, por isso, a pequena lavoura se chama Guarda Mirim. A produtora social, conhecida por GM Sandra Gularte, apostou neste cultivo e, mesmo diante de algumas intempéries, segue nutrindo estas sementes. Por isto, ela e toda a sua produção, que aos poucos têm conquistado diferentes espaços no mercado local, merecem o nosso reconhecimento.
O sucinto paralelo traçado entre a agricultura literal e a racional traz dois propósitos: o convite à reflexão de que com vontade, dedicação e perseverança é possível, sim, cultivar bons frutos para as futuras gerações, seja com o homem do campo ou no campo do homem. E, considerando este segundo meio, a homenagem ao inestimável trabalho de ensinamento de direitos, deveres, engajamento social, responsabilidades, atitudes, comprometimento, entre tantos outros, desenvolvidos pela GM Gularte com 55 crianças que compõem a Guarda Mirim de Pelotas.
Parabéns, Gularte, guardas e pais, por fertilizarem esta ideia. Parabéns a todos pelas atividades e campanhas ao longo de quase dois anos (trânsito, meio ambiente, doação de sangue, de material escolar, de agasalhos), pelo Prêmio de Projeto Referência, concedido pelo Sindaf/RS, e pela formação das primeiras turmas, no final de janeiro. Parabéns, sobretudo, pela construção de cidadãos com mais respeito, caráter e dignidade - preceitos do lema do efetivo.
Tomara que este novo plantio se estenda e, quem sabe, inspire o surgimento de outros produtores com o cultivo de escotismos, CTGs, inclusões esportivas e culturais. Mesmo que parta de uma singela hortinha, daquelas de fundo de pátio, o importante é que os frutos vinguem e espalhem suas sementes para sanar um pouco desta crescente fome de civilidade.
Guarda Municipal de Pelotas-R.S

Enviado por: Alexandre Jacondino

Um comentário:

  1. Ótimo posicionamento da Guarda Municipal em tela,que sirva de exemplo a ser seguido por todas as Guardas,num jesto de educar para a cidadania....

    ResponderExcluir