Nos fundos do Jardim Monte Líbano foi aberta uma vala para o escoamento da água da enxurrada - Assecom
A Defesa Civil de Dourados passou o dia inteiro desta segunda-feira, em auxílio às famílias prejudicadas pelo grande volume de chuva registrado na cidade. Nos fundos do Jardim Monte Líbano, em uma área ocupada por cerca de dez famílias, os agentes fizeram a retirada de alguns moradores que foram acomodados em casas de parentes. Também foi aberta uma vala para o escoamento da água da enxurrada.
Com uma equipe de 20 agentes e o uso de caminhões e de retro escavadeira, a Defesa Civil de Dourados, órgão mantido pela Guarda Municipal(GM) atendeu em um dia mais de 50 ocorrências. João Vicente Chiencarek, coordenador municipal da Defesa Civil, disse que entre as regiões mais prejudicadas com as chuvas estão a Vila Cachoeirinha, Jardim Caimã, Monte Líbano, Jardim Guarujá, além da Reserva Indígena onde com o vendaval registrado no domingo, várias casas foram destelhadas.
Chiencarek, explicou que a prefeitura já disponibilizou um alojamento nas dependências do Estádio Douradão em caso de urgência, um caminhão para transportar as famílias e seus pertencentes e ainda lonas e cestas básicas. Segundo ele, paralelo a esta estrutura emergencial que foi disponibilizada, equipes das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos (Semsur) trabalham na abertura de valetas para escoamento da água, recolhimento de entulhos das bocas de lobo, poda e retirada de árvores ameaçadas de cair e manutenção da rede elétrica que também foi comprometida pelo temporal.
Elizabete Alves Primo, que mora com os quatro filhos pequenos em uma área ocupada nos fundos do Monte Líbano, disse que se não fosse o trabalho rápido da Defesa Civil, a água suja vinda com a enxurrada teria invadido por completo a casa. “Eu estava no meu serviço quando vi que “tava” chovendo muito e que tinha que ir socorrer meus filhos. Quando cheguei aqui vi que minha filha estava com muito medo, a água já tinha entrado no quarto. Mas graças a Deus o pessoal da Guarda Municipal veio logo e conseguiu evitar que minha casinha ficasse no meio da lama”, relatou.
Outra moradora atendida pelos agentes da Defesa Civil de Dourados foi Fabiana Silva Oliveira 18, que se mudou para os fundos do Monte Líbano há algumas semanas. Ela contou que como não tinha para onde ir com o marido e nem condições de pagar aluguel, decidiu ocupar uma daquelas áreas.
“A água entrou tudo dentro de casa porque além da chuva que não parava mais, tem um bueiro aqui que entupiu. Os guardas desentupiram e abriram ali pra água escorrer, por enquanto o problema está resolvido, mas precisamos ir para um lugar mais seguro se continuar chovendo”, observou Fabiana.
Por determinação do prefeito Ari Artuzi(PDT), todos os órgãos da administração municipal que prestam este tipo de auxílio vão permanecer de prontidão para atender as ocorrências, principalmente as mais críticas. Assim que a chuva der uma trégua e o tempo se firmar, outras medidas para recuperação destas e demais áreas da cidade afetadas pelo temporal serão tomadas.
Retirado de: http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=158504
Nenhum comentário:
Postar um comentário