Equipamentos já estão funcionando nos pontos de ônibus (foto: Maurílio Cheli/SMCS)
A Guarda Municipal começou a fazer o monitoramento de segurança por meio de câmeras de vídeo na região do campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no Prado Velho. As equipes responsáveis pelo monitoramento receberam treinamento com técnicos da PUC e Comtex, fabricante dos equipamentos, e já começaram a fazer a segurança eletrônica da região. As câmeras foram instaladas em parceria com a Prefeitura e a universidade.
“Esta iniciativa beneficiará milhares de pessoas da comunidade acadêmica, moradores do bairro e pessoas que circulam na região. É mais um reforço às ações que temos desenvolvido para minimizar os problemas da segurança pública que afligem o cidadão”, afirmou o prefeito Beto Richa, ao assinar o convênio com a Associação Paranaense de Cultura (APC), mantenedora da PUC-PR.
Serão usadas oito câmeras para monitorar a entrada e saída dos alunos da instituição e auxiliar na fiscalização e manutenção de equipamentos municipais, como estações-tubo e pontos de ônibus nas ruas Imaculada Conceição, Guabirotuba e Iapó. Todas as câmeras terão uma capa blindada, para evitar vandalismo e furto. Os equipamentos para filmar, transmitir e gravar imagens foram cedidos à PUC-PR pela Comtex. Três equipamentos entraram em funcionamento na última sexta-feira em pontos de ônibus nas ruas Imaculada Conceição e Iapó. As restantes começam a funcionar na próxima semana.
O monitoramento das imagens é feito a partir de um Módulo da Guarda Municipal na Praça Plínio Tourinho, por um grupo de 12 guardas municipais, 24 horas por dia, sempre com apoio de uma equipe com viatura. “É muito importante esse engajamento da iniciativa privada nas questões da segurança pública em reforço às ações que o Município tem feito”, afirma o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos.
Menos ocorrências —Levantamentos da Secretaria Municipal da Defesa Social mostram que o número de ocorrências diminuiu sensivelmente nas áreas monitoradas por câmeras de segurança implantadas pela Prefeitura desde março de 2008, quando foi reforçado e ampliado o Centro de Monitoramento Eletrônico de Curitiba (Cimec). A soma das ocorrências de 2009 é 17% menor do que em 2008.
Retirado de: http://www.bemparana.com.br/index.php?n=126592&t=cameras-entram-em-operacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário