segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Guarda Civil Municipal de Capivari comemora seus 72 anos de vida e reúne autoridades da região

clip_image002Capivari, 27 de outubro de 2009.

Guarda Civil comemora 72º aniversário e reúne autoridades de toda região

A Prefeitura de Capivari realizou no último final de semana eventos em comemoração ao aniversário da Guarda Civil municipal, que completou no mês de outubro 72 anos.

A primeira parte da festa foi uma grande solenidade que aconteceu no Clube da Saudade, na sexta-feira (23). A agradável noite repleta de homenagens contou com uma exposição de equipamento de segurança, fotos e vídeos sobre a história da guarda civil.

A solenidade contou com a presença do Deputado Estadual Chico Sardelli e diversas autoridades de Capivari e região. A Guarda Civil foi fundada em 23 de Outubro de 1937, com a denominação de Guarda Noturna, reorganizada em 11 de Maio de 1941, pelo Sargento Henrique Maia (Sargento da Força Pública), que assumiu seu Comando em 25 de Março de 1941. Na época o Comandante do Destacamento Policial era também Comandante dos Guardas Noturnos, que auxiliavam no policiamento da cidade.

Com os anos, a Guarda Civil passou por muitas mudanças, nomenclaturas e comandantes. Por uma lei de autoria do Vereador Valdir Antônio Vitorino, a sede da Guarda recebeu o nome de Gilberto Leite da Silva, ex-guarda civil que atuou durante 25 anos na corporação.

Atualmente, ocupa o cargo de Secretário de Defesa Social o Sr. João Aparecido dos Santos, Comandante da Guarda Civil Subinspetor Amilton Alves de Souza e a Sub-Comandante Neusa Maria Pinto Vilares Silva.

Algumas das conquistas para a corporação, realizadas pela Prefeitura Municipal em 2009 foram o seguro de vida aos Guardas Civis e o Regime Especial de Trabalho, autorizados para 2010, além dos 5 novos veículos entregues dando melhores condições de trabalhos aos Guardas.

Na solenidade, o Deputado Chico Sardelli parabenizou a corporação pelos seus 72 anos e garantiu o seu apoio à Guarda Civil Municipal pelas boas condições de trabalho.

O Presidente da Câmara, Rodrigo Abdala Proença, deixou uma mensagem de positivismo aos guardas civis presentes no evento. “Esta organização é responsável pela segurança nas instalações, nos bem e serviços do município e vemos sua inegável atuação em assistir à população em inúmeras situações. Que vocês continuem tendo plena consciência do cumprimento do dever, sempre pautados pela legalidade, pela ética em suas atuações e pela melhor assistência possível”, disse.

Durante discurso, o Vice-Prefeito Júnior Pacheco falou de sua alegria em poder prestigiar o 72º Aniversário da Guarda-Civil: “São 72 anos de brilhantismo em defesa do patrimônio público e em defesa do maior patrimônio que temos, que é a população capivariana. Meus parabéns aos grandiosos homens que fazem e fizeram parte da Guarda Civil de Capivari”, enfatizou.

O Prefeito Campaci também deixou sua mensagem: “A guarda Civil é a única forma de um município ter verdadeiras condições de segurança, apesar dos valorosos serviços das polícias civil e militar. Enquanto cidadão de Capivari, sempre tive muito orgulho da qualidade do trabalho da nossa Guarda e enquanto Prefeito, tenho orgulho redobrado em ser, pelo estatuto, presidente da Guarda Civil e ainda mais orgulho em saber que nossa segurança municipal é eficiente e muito bem composta por homens e mulheres de altíssimo nível profissional”, registrou.

Campaci em seu discurso falou com clareza aos presentes de sua proposta para a segurança pública em especial registrou seus planos e suas expectativas com relação à guarda civil.

Durante o evento, foram homenageados o Sr. João dos Santos, pela sua relevante atuação como Secretário de Defesa Social, o Prefeito Luis Campaci e o vice Júnior Pacheco pela sua determinação em prol da Guarda Civil de Capivari, o Presidente da Câmara Rodrigo Proença e o vereador Vitor Ricomini pelas defesas em nome da segurança pública, o Sgt Marco Aurélio, pela colaboração em nome da corporação, o subinspetor e ex-comandante da Guarda Valdinei Moreira da Silva, o mais antigo membro da Guarda Civil em atividade José Augusto Mancini, o guarda Roberto do Carmo Vieira, exemplo a ser seguido pelos homens da corporação e Carlos Alberto Crocco, ex-membro da Guarda.

Após as homenagens foi servido um coquetel aos Guardas Civis, autoridades e familiares presentes com o apoio da Cooperativa dos Plantadores de cana de Capivari, da Defensor Equipamentos de Segurança, das empresas Benson e Americon, da ISA Comércio de Armas e da Capivari Automóveis.

No sábado (24), as comemorações pelo aniversário da Guarda Civil continuaram com um torneio de futebol entre as guardas civis de diversas cidades da região. As equipes de Capivari conquistaram os 2º e 3º lugares. A partir das 14h houve uma grande confraternização com apoio da MM Souza Turismo, dos supermercados Mont Serrat, Bresciane, Armelin, Pare Aqui, Casa de Carnes Beline, Rubinho Materiais Elétricos e Serralheria D. Bianchi, Livraria Colnaghi e Sindicato Rural de Capivari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário