segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Guardas Municipais realizam operação em conjunto com foco na diminuição da ciminalidade

Seguindo orientações do Conselho de Gestores Municipais de Seguranças da RMC (Região Metropolitana de Campinas), a Guarda Municipal colocou em prática, na tarde de ontem (12), a ação denominada "Patrulhamento Orientado para a Resolução de Problemas" que teve por objetivo "somar resultados ao Estado, inibir a criminalidade e dar alento à população", conforme explicou o vice-presidente do Conselho, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Paulo Jodas.

A operação implicou no trabalho conjunto entre as guardas municipais e força policial de toda região, por meio de uma série de abordagens realizadas no trânsito, comércio e áreas que apresentam maior atividade do tráfico de drogas. Em Santa Bárbara d´Oeste, a ação contou com o apoio das guardas de Americana (Gama) e Nova Odessa, que colaboraram com o patrulhamento nas áreas limítrofes do município.

Para que todas as áreas fossem atingidas, as equipes foram dividas em três frentes de ação: trânsito, postura e fiscalização, e combate ao tráfico de drogas. As atividades foram focadas nos pontos considerados "críticos", segundo estudos feitos pela Sesetran (Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito).

Joel Soares Comandante da GCM de Sta Bárbara d'Oeste e o Tenente Secco Diretor da GCM de Nova Odessa

Logo no início das atividades, um foragido da justiça foi capturado pela GM e Gama enquanto traficava drogas em um estabelecimento comercial na região da Estrada da Balsa. O indivíduo foi encaminhado ao 1º Distrito policial de Americana e autuado em flagrante. Com ele foi apreendida certa quantia de entorpecentes e dinheiro.

De acordo com o mapeamento feito pelo setor, o número de veículos furtados/roubados passou de 24 para 18 nos dois últimos trimestres. O mesmo ocorreu com os índices de 'roubo a mão armada', de 253 para 128; e 'furto', de 384 para 347. Embora os números apresentem queda, Jodas ressalta: "Esse tipo de ação é necessária porque colabora para diminuir ainda mais os índices e dá mais segurança à população, mostrando que a Guarda está atenta aos problemas da criminalidade urbana"

Em conjunto com a FOP (Fiscalização de Obras e Posturas), a GM percorreu os ferros-velhos, bares e similares localizados na zona leste da cidade. Nenhuma irregularidade foi constatada. A GPA (Grupo de Patrulhamento Ambiental) emanou esforços nas áreas rurais, em especial na região da Usina de Cillos. "Além de ser rota de fuga de marginais, geralmente é onde são desovados os veículos roubados", frisou o comandante da Guarda, Joel Soares.

Comandante da GCM de SBO, Joel Soares e Instrutor de Policiamento da GCM Americana, Inspetor Geraldo

Na região da Usina ainda foi realizado um bloqueio no trânsito para a averiguação, orientação e autuação - quando necessário - dos condutores, bem como na Avenida Santa Bárbara, próximo ao shopping e à Rodoviária, áreas que apresentam os maiores índices de acidente de trânsito na cidade. Atualmente, é registrada uma média de 100 acidentes por mês em território barbarense.

--
Postado por GCM Guilherme no Guarda Civil de Santa Bárbara d'Oeste em 11/13/2009 04:20:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário