segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, reúne-se com membros do Ministério da Justiça

3003.jpg

Prefeito Chico Brito assinando o decreto que cria o GGI-M
O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, e sua equipe de governo se reuniram na sexta-feira, 27/11, no gabinete, com Pedro Aguerre e Marisa Mascarenhas, do Comitê de Articulação de São Paulo do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do Ministério da Justiça. O intuito do encontro foi discutir a participação da cidade no programa e questões de segurança, meio ambiente, participação cidadã e esporte, além da assinatura do decreto que cria o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).
Primeiramente, a Guarda Civil Municipal de Embu (GCM) fez uma apresentação sobre as ações do governo, em 2009, na área de segurança, como a contratação de 40 novos GCMs, entrega da nova sede da corporação e de nove veículos, criação da Guarda Ambiental, implantação de duas bases móveis – no Jardim Vista Alegre e Parque Pirajuçara – e a realização do Projeto Luz – que tem como objetivo atuar na prevenção primária antidrogas nas escolas, associações de bairro e ONGs, por meio de palestras educativas e atividades -, que atendeu 6 mil pessoas nesse ano.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Dirceu Alves, também lembrou quando a cidade, entre 1999 e 2001, era uma das cidades mais violentas do Estado de São Paulo, mas mudou essa imagem a partir da implantação de programas de políticas sociais e de segurança nos últimos oito anos e onze meses, com o enfrentamento da violência por meio de programas de geração de emprego e renda, implantação da Guarda Civil Municipal de Embu e da Lei Seca, reformas e construção de espaços de esporte e lazer, integração de operações entre as polícias, além de projetos voltados aos jovens do município. “Se os números continuarem na média, será o ano em que teremos menos homicídios em Embu nos últimos tempos” – revelou Dirceu.
Pedro Aguerre disse ter ficado muito impressionado com que viu na reunião. “Vi que aqui em Embu, há uma GCM estruturada, com uma filosofia cidadã e com a participação da comunidade. Vejo um município que está trabalhando com muita energia e vigor para garantir a segurança e inclusão social da população” – falou Pedro.

Esporte Cidadão, Orçamento Participativo e Atlas Socioambiental,

Na área do esporte, foi apresentado aos representantes do Ministério da Justiça, o Esporte Cidadão, que oferece 9.500, em 26 modalidades em 29 praças esportivas e do PELC (Projeto de Esporte e Lazer da Cidade), que possui recursos do Pronasci. Na área de participação cidadã, foram destacadas as plenárias do Orçamento Participativo na qual 2.500 pessoas participaram e eleitos 250 delegados das 13 regiões da cidade. Com relação ao meio ambiente na cidade, Pedro e Marisa receberam um exemplar do Atlas Socioambiental, que mostra a densidade populacional, qualidade ambiental dos bairros, fauna e flora de Embu.

Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Na ocasião, o prefeito Chico Brito assinou o decreto que cria o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), aliás, Embu será a primeira cidade da região a ter este gabinete. Ele foi criado devido a necessidade de ampliação e planejamento do sistema de segurança pública no município. Além disso, poderá desenvolver estratégias conjuntas na área da segurança, juntamente com o Governo Federal e Estadual, Pronasci, Polícia Federal, entre outros órgãos, para diminuir a violência e implementar políticas públicas.
Brunno Rocha
30/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário