quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

As guardas municipais da RMC (Região Metropolitana de Campinas) estão investindo em treinamento e tecnologia para o atendimento das ocorrências cotidianas

A GM (Guarda Municipal) de Americana passou a adotar um spray com odor forte que lança um adesivo e deixa a pessoa sem ação, conhecido como 'gosma do Homem-Aranha', e outro para afugentar animais.
Santa Bárbara d'Oeste pretende implantar um canil para patrulhamento ostensivo e terapia com animais para portadores de deficiência. Em breve a guarda de Paulínia contará com treinamento dado pelo Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) da Polícia Militar do Rio de Janeiro. (leia texto abaixo).
O sub-inspetor da Guarda Civil de Americana, Sebastião Jorge Geraldo, disse que a corporação adquiriu 30 sprays. Dez deles lançam um cheiro repugnante no ambiente. O artefato é usado para isolar rapidamente o suspeito ou para desocupar áreas como celas e pontos de tráfico de drogas. O objetivo é reduzir os índices de violência durante as ações. "Outros dez sprays afugentam animais domésticos. Houve casos em que criminosos atiçavam cães de grande porte e foi necessário abatê-los. Com o uso do spray essas situações podem ser evitadas", comentou Geraldo.
Segundo ele, recentemente foi realizada uma apresentação dos produtos. "Os nossos exemplares estão lacrados e nos casos em que forem usados, o patrulheiro deverá elaborar um documento", comentou o sub-inspetor.
Outro spray que também poderá ser usado é um gel biodegradável. Quando lançado no rosto, ativa uma cola que impede a pessoa de abrir os olhos e facilita a abordagem de um suspeito, por exemplo. A ideia é que todos os carros da corporação contem com um spray de cada tipo.
As Guardas Municipais de Vinhedo e Amparo já usam os produtos desde o ano passado.
SANTA BÁRBARA

O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara d'Oeste, Paulo Roberto Rodrigues Jodas, pretende implantar um canil.
O primeiro exemplar, doado à prefeitura, é um cão da raça rotweiller, com um ano e meio de idade. Bolivar, como foi batizado, vai atuar como reforço no patrulhamento da Guarda Ambiental, de acordo com o secretário.
"Temos uma extensão com 30km de represas, e o cão pode ser usado para auxílio do patrulhamento e proteção do guarda", comentou Jodas.
Durante a semana, a cidade sediou apresentação de um cão da raça golden retriver, que pertence à Guarda Municipal de Rio Claro. O animal foi adestrado para localização de drogas. O faro do cão é tão apurado que ele já conseguiu encontrar entorpecente dentro de um tanque de combustível de veículo, de acordo com a Guarda Municipal da cidade.
Para que o canil em Santa Bárbara possa ser implantado, será necessária a aprovação de projeto na Câmara. A prefeitura informou que deve encaminhar em breve ao Legislativo a proposta solicitando autorização da atividade.
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 12/08/2009 03:10:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário