terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Guarda Civil de Piracicaba utiliza cães no policiamento

piracicaba1 

GC patrulha com cães

Patrulha em grande estilo Desde ontem, homens do Canil da Guarda estão usando farda nova; ficarão no comércio até as 23h

ANA CRISTINA ANDRADE
Da Gazeta de Piracicaba
ana.andrade@gazetadepiracicaba.com.br
Os cães pastores alemães ‘malinois’, adestrados pela Guarda Civil de Piracicaba foram incluídos na Força Tarefa montada exclusivamente para a segurança no comércio, enquanto as lojas ficarem abertas até as 22 horas. O reforço começou ontem, quando foi apresentado o novo uniforme dos guardas do Canil: farda camuflada nas cores azul claro e escuro.
Segundo o comandante da instituição, capitão Silas Romualdo, os cães serão de fundamental importância durante o horário especial do comércio, porque são colocados em apoio à outras ocorrências. “Se uma pessoa estiver detida, por exemplo, e o cachorro estiver do lado ela não vai correr, porque sabe que basta um comando do Guarda para o cão abocanhá-la. Então, de qualquer forma, o cão inibe a fuga do marginal que estiver detido”, detalhou.
Além do Canil, a Guarda está fazendo patrulhamento nos corredores comerciais com pessoal do Grupamento de Motociclistas, bicicletas, viaturas da área central e irá complementar com Ronda Escolar, se for necessário, conforme afirmou o comandante.
Na frente do Mercado Municipal, de acordo com ele, foi instalada uma Inspetoria Móvel, dentro de um trailer, para atendimento aos comerciantes e suporte para guardas das demais viaturas. Esta unidade, segundo o capitão, fica no local até as 23 horas.
EFETIVO. O Canil da GC tem à frente os guardas Éverton, Jorge, Ragonha e Ardiane. De acordo com o capitão Silas, o novo uniforme é também um incentivo para eles. “Não é qualquer pessoa que gosta de trabalhar com cães, principalmente porque tem de cuidar deles e ter amor por eles”.
Cada farda completa custou cerca de R$ 200 e foi fabricada em Minas Gerais, de acordo com o comandante. “É que a fábrica só vendia por atacado, ou seja, 1.000 metros de tecido. Como precisávamos de poucas fardas, tiramos medida dos guardas e conseguimos a confecção em uma empresa de Minas”, detalhou.
O GC Éverton, que é um dos mais antigos no Canil, destacou que há um diferencial nos acessórios. O colete à prova de balas, por exemplo, tem o coldre (suporte para a arma) na frente do corpo, enquanto que os demais guardas colocam a arma ao lado e pendurada na cintura.
“É que, por patrulharmos com o cão, se tivermos de correr, teremos de segurar a guia dele ao mesmo tempo e a arma vai cair. A arma estando na frente fica presa ao nosso corpo. Já o pessoal que usa a arma na cintura, consegue correr segurando-a”, detalhou. O colete também possui porta-carregador de munições, suporte que prende o rádio comunicador e porta-algemas.
FAREJADORES. Os cães da Guarda Civil, segundo o capitão Silas Romualdo, também são treinados para farejamento de drogas. No ano passado, todos os cães receberam chips de identificação, que foram colocados pelo Centro de Controle de Zoonose (CCZ).
EMERGÊNCIA
153 é o telefone da Central da Guarda Civil de Piracicaba
2010 começa com mais 40 Guardas
Entre as várias mudanças anunciadas pela Guarda Civil de Piracicaba, que tem servido de modelo para cidades de São Paulo e também outros Estados, está a chegada de 40 Guardas a partir de fevereiro de 2010, quando termina a escola preparatória e eles passam por 10 dias de estágio probatório, até assumirem definitivamente o posto.
São homens e mulheres aprovados no último concurso e que estarão se formando no dia 6 de fevereiro, às 10 horas, na Estação da Paulista. Com eles, a instituição chega a 400 Guardas, mas a expectativa é ter 500 até 2012. Outra conquista, também para o próximo ano, será o aumento de efetivo na Ronda Escolar que, a partir de janeiro do ano que vem, vai contar com 40 Guardas.
2009. Este ano a instituição, que completou 106 anos, adquiriu novas armas e conseguiu o porte de arma fora do horário de serviço. As mulheres receberam atenção especial do Comando, ao ganharem colete à prova de balas mais leve e com design especial na parte da frente, principalmente para conforto do busto, além de uma bota mais leve que o coturno usado até meses atrás que, pelo peso e espessura do couro, machucava os pés das Guardas. (ACA)

 

Retirado de: http://www.gazetadepiracicaba.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1665321&area=26050&authent=477152347006233630652063776201

Nenhum comentário:

Postar um comentário