quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Ilhéus adere ao Pronasci e consegue recursos para a Guarda-Municipal

ilheus 

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou na última terça-feira, dia 08, em Brasília, de reunião promovida pelo Ministério da Justiça sobre o Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), junto com mais 21 prefeitos de cidades com os mais altos índices de vulnerabilidade juvenil (IVJ). Na oportunidade, embora tenha antecipado a intenção de assinar o termo de adesão ao programa em janeiro do próximo ano, Newton Lima entregou um amplo relatório contrapondo os índices atualmente divulgados que coloca Ilhéus entre os 22 municípios brasileiros que apresentam registros de violência contra os jovens.

Tanto que, no Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros, produzido pela Rede Informação Tecnológico Latino-Americana e os Ministério da Justiça e Saúde, ao detalhar em seu estudo os 556 municípios com maiores taxas médias de homicídios (em 100 mil habitantes), Ilhéus se encontra na 271ª posição e o 9º no Estado da Bahia com maior taxa de homicídios. “Mas, estamos conscientes dos grandes problemas que enfrentamos, principalmente com o tráfico de drogas que gera violência diária em nossa cidade, envolvendo grande números de jovens”, afirmou.

Na mesma reunião, o prefeito Newton Lima fez questão de alertar as autoridades ministeriais para o problema da demarcação de terras indígenas no Sul da Bahia, que envolve os municípios de Ilhéus, Una e Buerarema. Segundo ele, os conflitos entre indígenas e pequenos agricultores já estão ocorrendo em ritmo alarmante, podendo até mesmo fugir de controle caso nenhuma medida preventiva seja adotada com urgência. Nesse sentido, solicitou a intervenção do Ministério da Justiça para que a paz e tranqüilidade seja mantida no campo.

GUARDA MUNICIPAL – Ainda visando conseguir recursos para o combate á violência e o reaparelhamento da Guarda Municipal em Ilhéus, Newton Lima esteve na Secretaria Nacional de Segurança Pública onde manteve audiência do o Major Alexandre Aragon, o qual adiantou que o recurso da ordem de 600 mil reais solicitado pelo prefeito, já havia sido liberado, pois o projeto encaminhado foi aprovado na íntegra. Também garantiu que Ilhéus será beneficiada com um moderno Telecentro, do mesmo modelo usado na Inglaterra, que ficará sob responsabilidade da Guarda Municipal para trabalhar em conjunto com as demais corporações de segurança. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Retirado de: http://upbinforme2009.blogspot.com/2009/12/ilheus-adere-ao-pronasci-e-consegue.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário