sábado, 9 de janeiro de 2010

Guarda Municipal de Canoas investe em tecnologia para um melhor aproveitamento de seu efetivo

Com a instalação dos alarmes, 60 dos 147 guardas municipais que vigiam à noite o patrimônio público de Canoas passarão a reforçar o trabalho da corporação nas rondas e atuarão diretamente na Central. Segundo o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Kopittke, o sistema também reduzirá em quase 50% os gastos do município com vigilância privada.
– Atualmente, há 260 pessoas cobrindo 98 locais da cidade. Os custos diminuirão dos atuais R$ 600 mil mensais para R$ 350 mil – diz Kopittke.
Nesta semana, 90 integrantes da Guarda Municipal aprenderam a manusear a pistola taser M26, arma não letal que imobiliza com choque elétrico. Aspectos médicos, efeitos elétricos e táticas operacionais foram abordados pelo instrutor da Seguritec, Elton Clemente Júnior. A equipe também recebeu curso teórico.
O diretor da Guarda Municipal de Canoas, Alex Brandão, garante que o objetivo do treinamento é salvar vidas, evitando a violência, além de garantir mais segurança aos agentes. Haverá um sistema de escala para os profissionais utilizarem as 20 pistolas. Para que a guarda assuma novas competências, desde janeiro do ano passado, o grupo vem recebendo treinamentos, como cursos de inclusão digital, direção defensiva, formação de liderança, legislação e direitos humanos, entre outros.
– Buscamos um novo modelo de guarda comunitária com relação mais estreita com a comunidade. Teremos mais responsabilidades, vejo com um progresso para o nosso trabalho – diz Brandão.
- Parceria para gestão das imagens
A gestão das imagens do sistema de monitoramento das câmeras e alarmes do município não está definida. Segundo o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (15º BPM), major Gérson Gomes, ainda está sendo analisado como se dará a parceria entre a BM e a Secretaria Municipal de Segurança em relação às imagens captadas.
– Estamos em tratativas. Discutimos a hipótese de colocarmos um link na sala de operações do 15º BPM. As imagens relacionadas a crimes devem ser avaliadas pelo batalhão para que possamos acionar as viaturas e controlar os atendimentos. Já as informações que dizem respeito aos prédios públicos e trânsito ficariam sob a responsabilidade da guarda – diz o major.
De acordo com o secretário, a Brigada Militar participou de todas as fases do projeto. Kopittke observa ainda que, na semana passada, o prefeito Jairo Jorge sancionou uma lei municipal que regulamentou o funcionamento do Centro Integrado de Monitoramento, dando à BM o comando operacional da sala.
– A princípio, em cada turno, teremos um policial da Brigada Militar, que terá total autonomia de comando das câmeras. O link pode ser uma opção, mas o ideal é mantermos todas as informações na central. Seguimos o modelo de São Leopoldo, cuja parceria está funcionando bem. Temos certeza de que não haverá retrocesso nessa união de forças
Fonte: Zero Hora
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 1/08/2010 08:35:00 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário