terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Viaturas de polícia

por Luís Felipe Figueiredo, Seção: comentário 13:10:50.

A Ford anunciou que vai produzir um novo carro para substituir o sedã Crown Victoria, utilizado como viatura policial nos EUA. O Crown Vic, como é chamado, é líder absoluto desse mercado lá. Das 60 mil unidades vendidas anualmente, ele representa 75% do total (45 mil).

O Crown Victoria, modelo de tração traseira, motor V87 de 250 cv e construção tipo carroceria sobre chassi, vai sair de linha em 2011.

FOTOS: DIVULGAÇÃO
Ford Crown Victoria
Crown Vic: motor V8 e construção robusta

O novo carro deve ser mostrado já no início de 2010. Além da substituição do modelo atual, vai marcar posição contra o Chevrolet Caprice (modelo que o Crown Victoria substituiu como o preferido da corporação, no início dos anos 1990), cuja versão policial será relançada também em 2011.

Segundo a Automotive News, uma empresa chamada Carbon Motors também pretende lançar um veículo policial - movido a diesel - em 2012.

De acordo com a agência de notícias, o novo Ford será baseado no Taurus e oferecerá o V6 biturbo de 365 cv da versão SHO, além de tração nas quatro rodas. Isso sem falar na suspensão especial, nos reforços de carroceria, interior especial e afins.

Tudo bem. O monopólio pode ser criticado. Há possibilidade de favorecimento a determinada marca e todas as pilantragens que estamos, infelizmente, cansados de ver. Mas tem seu lado bom.

No Brasil a frota policial é extremamente diversificada. Há Chevrolet Blazer, Corsa, Astra, Volkswagen Gol (do novo), Santana, Santana Quantum, Fiat Marea (na Rodoviária Federal), Palio, Toyota Hilux SW4 (região Nordeste) e por aí vai.

Fiat Palio PM SP
Governo de SP comprou mais de mil viaturas da Fiat em julho

Aí dá para imaginar a bagunça que é a miscelânea de peças para manter todos esses carros (ninguém imagina que o disco de freio do Gol vá servir no Marea). E a necessidade de especialização de quem faz a manutenção (o sujeito precisa conhecer o carro em que vai mexer). Isso quando faz manutenção...

Não seria melhor se houvesse uniformidade?

Retirado de:

 http://blog.estadao.com.br/blog/jc/?title=viaturas_de_policia&more=1&c=1&tb=1&pb=1

Um comentário:

  1. Realmente.... mas acho que os governantes fazem essa bagunça de proposito! Não é interessante uma viatura de uma unica marca, em ordem, com manutenção e rodando. O que eles querem é ter motivo para comprar viaturas aos poucos, juntar tudo em alguma cidade importante, montar palanque com gelo seco e som de fanfarra, distribuir no maximo uma ou duas em cada cidade da região escolhida e depois dizer que investem na segurança. Triste, mas é assim que funciona.

    ResponderExcluir