Cursos para a guarda municipal, câmeras de vigilâncias e programas de voluntariado estão nos planos
Capacitação profissional, vídeo-monitoramento nos corredores turísticos e “territórios de paz” são algumas ações que estão sendo planejadas pela Prefeitura de Natal para que a cidade seja uma das mais seguras durante a Copa do Mundo de 2014.
“Vamos realizar ainda vários cursos de capacitação com os guardas municipais para que eles possam atender da melhor forma possível aos turistas e à nossa população. O primeiro passo foi o convênio firmado entre a Prefeitura e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em dezembro último”, completou Sérgio Leocadio, secretário de Segurança e Defesa Civil de Natal.
Além dos programas educativos, outras ações estão sendo planejadas desde já. Umas delas é o sistema de vídeo-monitoramento, que deve começar a ser viabilizado até o fim do primeiro semestre deste ano na orla de Ponta Negra, principal praia urbana de Natal e onde se localiza o cartão postal mais conhecido da cidade: o Morro do Careca.
Terrotórios de paz
Os conselhos de segurança que estão sendo implantados nas quatro zonas da cidade, segundo Sérgio Leocadio, são o ponto de partida para a viabilização dos “territórios de paz”, programa semelhante ao já instituído nas favelas e morros do Rio de Janeiro.
“Vamos buscar os cidadãos que moram nos bairros periféricos de Natal para que eles possam envolver-se diretamente com a Copa do Mundo, por exemplo, como voluntários”, explicou Leocadio. “Isso reduziria muito os índices de criminalidade. Nossa intenção é implantar programas sócio-educativos para incluir os excluídos”, completou.
Em breve (data ainda não definida até o fechamento desta matéria), segundo Leocádio, os secretários de segurança das cidades-sede e dos respectivos estados serão convocados a Brasília para expor e debater seus planos de segurança.
Plano estadual: mistério
O governo do Estado, por sua vez, elaborou em paralelo ao planejamento anti-violência do município, um plano - ainda confidencial - com 40 projetos na área de segurança, segundo o coronel Durval de Araújo Lima, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
“Estamos aguardando autorização para expor os detalhes do plano à sociedade. Não podemos divulgá-los ainda porque estes projetos dependem de aprovação e isso só vai acontecer depois de um encontro que teremos em Brasília com o pessoal da segurança pública das outra cidades-sede e com o Comitê Organizador da Copa. Ou seja, não temos certeza se todos os quarenta projetos serão contemplados. Então, é melhor esperar mais um pouco para que as informações divulgadas sejam mais precisas”, explicou o coronel Lima.
Publicado em PORTAL COPA 2014
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 2/13/2010 10:52:00 PM
Nenhum comentário:
Postar um comentário