domingo, 11 de abril de 2010

Salvador: Onde estão os Guardas Municipais do Centro Histórico?

clip_image002 clip_image004

Por ASCOM- SUSPREV - 09-04-10

“Os Guardas são heróis aqui. Mesmo sem todos os equipamentos para realizar um trabalho perfeito, eles desempenham as ações da melhor forma possível. O efetivo é otimizado. Acredito nessa Guarda que está aqui e vejo que esses agentes têm garra”. É desta forma que a integrante da Associação dos Comerciantes do Centro Histórico, Magda Kaufsnann, define a equipe de Guardas que está no Pelourinho. Para ela, os investimentos futuros serão bem vindos. A comerciante explica que no Centro Histórico as questões são muito mais complicadas do que parecem. “A permanência constante de pedintes e meliantes é uma questão social e complexa”, argumenta.

As ações da Guarda Municipal para ordenar as ruas e preservar as praças do Centro Histórico de Salvador começaram em agosto do ano passado, com a implantação da Subprefeitura no Museu da Cidade. São 206 Guardas distribuídos entre o Elevador Lacerda, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Praça do Cruzeiro, rua Frei Vicente, rua das Laranjeiras (que corta o fundo da Fundação Gregório de Matos), e no Largo do Pelourinho. Os Guardas se dividem em duplas, fazendo patrulhamento a pé, e em viaturas que circulam também pelas ruas do Comércio e Campo Grande. Segundo o GM Izdalfredo Nogueira, desenvolver atividades no Pelourinho é extremamente satisfatório. “Nossa equipe lida diretamente com cidadãos de diversas localidades do mundo e estamos sempre à disposição para ajudá-los”, afirma. Para o Coronel José Jorge Nascimento, comandante 18º Batalhão da Polícia Militar da Bahia - Centro Histórico, a ação dos guardas também auxilia o serviço da polícia ostensiva. “Eles ficam em locais estratégicos e estão sempre dispostos. A integração dos Guardas com a PM-BA é cada vez mais intensa. Nós estamos à disposição da SUSPREV (Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência) para quaisquer circunstâncias”, explica o Coronel. Ele conta ainda o caso de uma turista que se sentiu mal e foi imediatamente socorrida por Guardas que passavam em uma viatura.

“A presença da Guarda Municipal no Centro Histórico de Salvador é de fundamental importância em apoio aos visitantes e turistas que frequentam essa cidade. Com a presença dos agentes que atuam em duplas ou quartetos, inibiu-se consideravelmente a ação dos assaltantes. Em alguns casos, a Guarda resolve o problema sem precisar acionar a delegacia, em outros casos, eles comparecem apresentando meliantes, normalmente na companhia de um policial militar”, esclarece José Deijaci, Delegado de Proteção ao Turista (DELTUR).

Outros projetos de prevenção à violência têm sido desenvolvidos pela SUSPREV, a exemplo do Elevador Lacerda, onde a Guarda Municipal igualmente visa proporcionar mais segurança à população que visita os pontos turísticos da cidade. “Estamos realizando estudos junto à prefeitura para a instalação de câmeras de videomonitoramento neste local, como as que funcionaram no carnaval”, revela o Assessor Chefe da SUSPREV, Fernando Di Veneri Braga.

DSC03121

NOEL TAVARES

ASCOM- SUSPREV

9984-2710 / 3183-8304

ascomsusprev@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário