terça-feira, 6 de novembro de 2012

GCM apreende mais de 3 mil produtos na Operação Finados


Durantes os dias 1º e 2 de novembro a Guarda Civil Metropolitana (GCM) realizou a Operação Finados nas imediações dos cemitérios da capital para combater o comércio de produtos irregulares e a atuação de "flanelinhas".


A Guarda Civil Metropolitana (GCM) apreendeu durante a Operação Finados 3.237 produtos variados, entre eles: flores, velas, vasos, bebidas e alimentos em geral, cigarros, brinquedos, bijuterias, caixas de isopor, carrinhos, tripés e produtos piratas, como CDs e DVDs. As apreensões foram encaminhadas para o pátio das subprefeituras locais, em vários pontos da cidade.

Além disso, um homem, que atuava como flanelinha no Cemitério Municipal de Lajeado, em Guaianases, foi conduzido ao 63º DP, por desobediência. Uma vez que ele foi advertido pelo trabalho ilegal, e se negou a entregar os documentos de identificação.

A Operação Finados começou na quinta-feira (1º/11) e se estendeu até ontem (4/11), em parceria com a Superintendência do Serviço Funerário, as Subprefeituras, a Companhia de Engenharia de Tráfego e a Polícia Militar.

O efetivo empregado foi de 653 GCMs e 223 viaturas (carros, motos, bases comunitárias móveis, bicicletas), voltado ao atendimento do cidadão, a manutenção da ordem no entorno dos cemitérios espalhados pela cidade, a proteção do patrimônio público, ao encaminhamento de pessoas em situação de risco para atendimento social e apoio aos agentes públicos.

As ações da Guarda Civil foram planejadas de acordo com os índices de vulnerabilidade de cada cemitério, em conjunto com a Superintendência do Serviço Funerário e as Subprefeituras.
A GCM, articulada com órgãos municipais e estaduais, atuou com vistas a eliminar as principais fragilidades que evidenciam a desordem urbana, e com o intuito de aumentar a percepção de segurança nos Cemitérios e Velórios Municipais, na área de influência dos cemitérios particulares e eventos relacionados.

Equipes da Guarda Civil Metropolitana estiveram presentes 24 horas na sala de situação da Central de Telecomunicações e Videomonitoramento da Corporação, com o objetivo de orientar as equipes operacionais nos arredores dos cemitérios, por meio de imagens, repassando informações relevantes para o efetivo na região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário