terça-feira, 6 de novembro de 2012

Operação da PM em Paraisópolis, em SP, prende 36 suspeitos


Ao todo, 11 foragidos foram capturados e 6 adolescentes, detidos.
Cúpulas dos governos estadual e federal se reúnem para discutir violência.

A Polícia Militar prendeu 36 suspeitos durante a Operação Saturação na favela de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, segundo balanço divulgado pela corporação no final da noite desta segunda-feira (5). De acordo com a PM, seis adolescentes foram detidos e 11 procurados foram recapturados.

A ação em Paraisópolis, que visa combater o crime organizado, teve início no dia 29 de outubro após uma onda de violência atingir a capital paulista e a região metropolitana. Ao todo, 90 PMs foram mortos por criminosos somente neste ano.
Em Paraisópolis, a polícia afirma ter encontrado uma carta com os nomes dos policiais militares que deveriam ser executados. Um suspeito de comandar o tráfico na favela foi morto neste sábado (3) após confronto com a Rota na Marginal Pinheiros.
Ainda de acordo com balanço da PM, foram apreendidas 16 armas, 351 munições, 30 kg de cocaína, 333 kg de maconha e 50 unidades de drogas sintéticas. A operação utiliza 500 policiais, além de motos, caminhões, cães, cavalos e um helicóptero Águia.
Violência
Nove pessoas foram baleadas na capital paulista entre a noite desta segunda e a madrugada desta terça-feira (6) - seis delas morreram. A maior parte dos ataques foi na Zona Norte de São Paulo. Também nesta madrugada, dois ônibus foram incendiados na região. Em um dos casos, um homem morreu atropelado após os criminosos invadirem o coletivo para incendiá-lo.

Reunião 
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, irá se reunir na tarde desta terça-feira com o secretário de segurança pública de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital, para negociar apoio do governo federal ao estado paulista.
O encontro entre as cúpulas de segurança ocorrem após uma série de acusações trocadas entre o ministro e o secretário estadual. Cardozo dizia que a União tinha oferecido ajuda para o estado combater a criminalidade, mas o governo de São Paulo tinha recusado a oferta. Já Ferreira Pinto afirmava que o governo federal nunca ofereceu apoio e nem liberou a verba de R$ 148 milhões pleiteados pela secretaria paulista ao Ministério da Justiça.
Segundo balanço da Secretaria da Segurança Pública, a capital paulista registra aumento no total de homicídios dolosos. Na capital, este tipo de crime teve uma alta de 27%, passando de 106 em agosto para 135 em setembro.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário