sábado, 17 de outubro de 2009

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE SANTA BÁRBAR D’OESTE PARTICIPA DE CURSO DE CAPACITAÇÃO BÁSICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) realizou de 5 a 9 de outubro de 2009, das 8h30 às 17h, no Auditório da Unidade, curso de capacitação básica em educação ambiental voltado à corporação de Guardas Civis Municipais, estudantes, professores, ambientalistas. O conteúdo teórico-prático foi desenvolvido e ministrado por pesquisadores e técnicos da Embrapa, cujo conhecimento foi transferido em linguagem adaptada ao público a que se destina.

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste, enviou à Jaguariúna dois Patrulheiros integrantes do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil, patrulheiro Sérgio e subinspetor Santos, para capacitação básica em educação ambiental.

Patrulheiros Sérgio e Subinspetor Santos e instrutores

Conforme o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e coordenador do curso, Wagner Bettiol, a capacitação fornece ferramentas conceituais para entendimento dos problemas ambientais, subsidiando os participantes para o gerenciamento adequado dos recursos naturais. “Abordamos os principais conceitos ecológicos, por meio de uma visão sistêmica na compreensão do funcionamento da natureza”, diz Bettiol.

A programação teve noções de Ecologia e gestão ambiental; recursos hídricos; conceitos sobre solos; legislação ambiental, características e importância das matas ciliares e das áreas de preservação permanente (APA), além de geração, tratamento e disposição de resíduos urbanos; interações fauna, flora e animais peçonhentos; agrotóxicos; competências em educação ambiental; cultivo de árvores e ocupação territorial.

--
Postado por GCM Guilherme no Guarda Civil de Santa Bárbara d'Oeste em 10/16/2009 03:43:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário