quarta-feira, 4 de novembro de 2009

40 sentenciados participam de prevenção terciária com fiscalização da Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara D’Oeste

Aproximadamente 40 homens que cumprem penas alternativas participaram da "Prevenção Terciária" prestando serviços comunitários no Conjunto Habitacional Romano, antiga Usina Santa Bárbara e Guarda Municipal. Das tarefas, os sentenciados realizam a capinação e limpeza de terrenos, serviços gerais de limpeza, pintura de guias e poda de árvores.

O objetivo deste trabalho coordenado pela Sesetran (Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito) e fiscalizado pelos Guardas Civis Municipais de Sta Bárbara, é possibilitar a ressocialização do sentenciado por meio da "prevenção terciária" - o conjunto de ações que visa aproveitar das capacidades do indivíduo a fim de reintegrá-lo na sociedade e evitar a reincidência. A maioria deles cumpre pena por envolvimento em brigas com vítima.

Ao que se parece a importância da atividade tem sido esquecida por alguns desses setenciados. Na manhã de ontem, era visível a disparidade do empenho demandado por uns e por outros no serviço, a citar por aqueles que ficaram responsáveis pela capinação do mato no Romano.

O trabalho manual acontece aos sábados, com duração de três horas, e substitui a pena antes estimulada em pagamento de cestas básicas à comunidade. Esta é a primeira vez que a ação é trazida para "dentro" do perímetro urbano com o intuito de evidenciar os trabalhos realizados, já que estes eram feitos anteriormente em áreas mais afastadas da população

--
Postado por GCM Guilherme no Guarda Civil de Santa Bárbara d'Oeste em 11/03/2009 10:23:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário