segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Carta do CD Villas Boas aos Vereadores da cidade de São Paulo, Deputados Estaduais de São Paulo e Deputados Federais

Exmo(a) Senhor(a) Vereador(a),

            Com o intuito de subsidiar futuras decisões por parte de vossa excelência, aos temas direcionados e referentes às Guardas Municipais do Brasil, apresento-lhe abaixo, matéria que afirma ser entendimento da ONU – Organização das Nações Unidas, “que as Guardas Municipais agem como policia de proteção as pessoas”.

            A municipalidade necessita dos Guardas Municipais, que são colaboradores e estes, de nobres defensores como Vossa Excelência.

            Embora algumas instituições sejam embrionárias, muitas se encontram em destaque, sendo referência nacional, quando a questão é o policiamento comunitário de aproximação.
Pois desde a sua criação, todas as instituições sempre contaram com profissionais imbuídos do mais alto grau de solidariedade à comunidade, que contra todos os entraves existentes na área de segurança, sempre visaram o ser humano em primeiro lugar.

            Desta forma, conclamo Vossa Excelência a apoiar estas importantes instituições, no sentido de ampliar e resguardar seus direitos e atribuições, pois por falta de informação, atos poderão prejudicar estes profissionais motivados e comprometidos com a prestação de um serviço de segurança pública, da melhor qualidade.

            Apresento-lhe meus sinceros votos de felicidades e realização profissional, pois como bem sabemos, o ser humano necessita de desafios e encontra a recompensa ao superá-los.

            Respeitosamente

 

Ricardo Villas Boas Pereira
Classe Distinta
Guarda Civil Metropolitano
São Paulo – São Paulo

 

Guardas Municipais são reconhecidos pela ONU como policiais que promovem proteção às pessoas.

ClipeCapturado Inspetor Bazzana e Professor Jarim

A IPA (International Police Association) é um órgão de intercâmbios de policiais do mundo inteiro, onde podem se conhecer e se inter relacionar tanto em serviço (cursos, seminários, congressos, estágios e intercâmbios policiais) como nas folgas (passar férias em algum país que é filiado a IPA no mundo). Nos dois casos os policiais ficam hospedados em quartéis de polícia ou nas residências de policiais filiados.

A IPA é um órgão ligado a ONU (Organização das Nações Unidas) e para se filiar a IPA no Brasil, basta ser policial federal, rodoviário federal, ferroviário federal ou Guarda Municipal. Como a IPA é ligada a ONU, para as Nações Unidas as polícias de população são polícias civis, pois polícias militares são polícias de forças armadas (exército, marinha e aeronáutica), não são reconhecidas como polícia de segurança de população, por este motivo, policiais militares NÃO podem se filiar a IPA. Esse entendimento é fruto de acordo internacional promovido pela Organização das Nações Unidas.

Segundo o Professor Jarim só existem 4 paises que ainda mantém Polícias Militares com atuação na segurança das pessoas: Brasil, Somália, Vietinã e Gabão (Os três últimos não são filiados à ONU)

A Associação dos Inspetores esteve presente na IPA com o presidente da seção São Paulo, Professor Jarim Lopes Roseira, em um clima amistoso de troca de informações, para futuros intercâmbios e maior aproximação entre as duas entidades de classe (IPA e Associação de Inspetores).

IPAhttp://www.ipa-brasil.org.br/

Jarim Lopes Roseira é Policial Civil aposentado, Professor nos cursos de formação na Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo e membro de bancas examinadoras em concursos públicos da Polícia Civil-SP.

Tabela contendo o número de policias no pais e o número de associados à IPA

Clique na tabela para ampliar

tabela 2 tabela 1 

O que é IPA?

          A IPA - INTERNATIONAL POLICE ASSOCIATION (Associação Internacional de Polícia) é uma das mais interessantes e únicas organizações sociais do mundo. Esta organização fraternal é dedicada a "unir em serviço e amizade todos os membros, ativos ou aposentados, no trabalho de cumprimento da Lei ao redor do mundo". A IPA luta para elevar a imagem da Polícia em seus países membros, e para facilitar a cooperação internacional através de contatos amigáveis entre policiais de todos os continentes.
          Seu quadro de membros excede a 310 mil em 59 países e continua aumentando. O ingresso é aberto a qualquer policial civil dedicado ao cumprimento da Lei, ativo ou aposentado, que preencha os requisitos exigidos pela Seção Nacional da IPA no Brasil. O acesso é oferecido sem considerações de hierarquia, raça, gênero, cor, religião ou opção política.
          A IPA foi constituída originalmente pelo Sargento Arthur Troop, da New Scotland Yard, na Inglaterra em 1950. Começou com o sonho de um homem de ter todos os policiais reunidos por intermédio da amizade. Isto é demonstrado pelo lema da Associação "Servo per Amikeco", que, em idioma esperanto, significa "Servir pela Amizade".
          A IPA cria uma oportunidade para intercâmbio e contatos em níveis local, regional e internacional. É uma grande organização para seus membros e suas famílias que desejem viajar para qualquer lugar do mundo.

Associação de Inspetores - Unindo os Oficiais da GCM/SP.

--
Legislações Municipais: http://www.clubelivre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário