quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O prefeito Mário Heins (PDT) tenta o enquadramento do município de Santa Bárbara d´Oeste no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

Na semana passada, ele teve agenda com o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, em Brasília, para tratar do assunto. A adesão do município ao programa permite que pleiteie investimentos em segurança pública.

Segundo o prefeito, tinha um critério de que apenas cidades acima de 200 mil habitantes teriam esse enquadramento, porém, argumenta que Santa Bárbara está muito próxima de 200 mil habitantes, conurbada com Americana dentro de uma região metropolitana o que faz com que tenha todos os problemas de segurança pública que uma cidade grande tem. "Todos esses aspectos foram discutidos com o secretário de Nacional de Justiça no sentido do município ser enquadrado nas regras do Pronasci", disse.

O município tem projetos para videomonitoramento de toda a cidade, qualificação dos profissionais da área de segurança, entre outros. De acordo com Mário, são inúmeros itens que serão abordados, mas os mais importantes são os aspectos que estabelecem o relacionamento com a sociedade fazendo com que a sociedade participe mais e aproxime-se da segurança pública criando conselhos de segurança de bairro, fazendo atividades com penas alternativas, gerando atividades que possam incluir os jovens e tirem a possibilidade de se envolver com a criminalidade. "As atividades são amplas, mas as com enfoque social são as que mais mostram resolutividade", falou o prefeito.

O Pronasci foi criado há dois anos pelo Ministério da Justiça e inova ao articular as políticas públicas de segurança com programas sociais. Prioriza ações preventivas, o apoio das comunidades para o combate à violência, a reestruturação penitenciária e a valorização das instituições de segurança.

--
Postado por GCM Guilherme no Guarda Civil de Santa Bárbara d'Oeste em 11/10/2009 12:14:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário