quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PROJETO VISA INTEGRAÇÃO DAS GUARDAS MUNICIPAIS DO ABC

Integração das Guardas Civís tem início com padronização de registros

CLIQUE PARA AMPLIAR

George Garcia
A partir de janeiro, seis das sete cidades do ABC estarão utilizando o RO (Registro de Ocorrência integrado. O RO integrado foi elaborado por um grupo técnico da Câmara Setorial de Segurança Pública, do Núcleo Estratégico de Segurança Pública do Consórcio Intermunicipal do ABC, que reúne as sete prefeituras da região. Na região apenas Rio Grande da Serra não tem guarda.
O estudo teve início em setembro, quando o secretário de Defesa Social de Diadema, José Francisco Alves, ficou responsável pela organização da proposta de implantação do futuro observatório regional de segurança. De acordo com o coordenador da Câmara Setorial de Segurança Pública, comandante da Guarda Civil Municipal de São Bernardo, Benedito Mariano, a comunicação integrada entre as GCMs da região, ganha novo fôlego com padronização dos registros de ocorrência, a partir de janeiro.
Mariano explica que este é um primeiro passo para a padronização dos procedimentos das guardas e também uma cooperação maior entre as corporações municipais que hoje representam 2 mil agentes de segurança no ABC. "O registro de ocorrência será padronizado, o nosso grupo de trabalho avaliou os seis modelos diferentes de registros de ocorrência, tinha guarda que usava uma folha apenas, outra usava cinco, então estamos padronizando, o que vai ajudar na estatística de avaliação do perfil dos atendimentos da guarda. Tendo uma mesma fonte de informação vamos criar um banco de dados".
O segundo passo será a criação de um sistema de comunicação via rádio que possibilite a comunicação entre os GCM´s de cidades limítrofes. "Já encaminhamos um projeto ao Ministério da Justiça pleiteando uma verba de R$ 700 mil do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). E com ela vamos montar estações repetidoras na região para distribuir o sinal de uma freqüência única para as guardas da região. Isso vai ajudar muito na cooperação entre as guardas, principalmente quando elas têm que ultrapassar a divisa dos municípios no acompanhamento de alguma ocorrência. Esperamos implementar isso no ano que vem".
Com o sistema de RO já padronizado, uma vez que o modelo já foi definido e será apresentado na próxima reunião da Câmara Setorial de Segurança, a intenção é otimizar os recursos. "A nossa busca é pela eficiência e vamos ter, através de uma análise semestral que servirá para avaliação da atuação das guardas", disse Mariano. O comandante da GCM de São Bernardo disse que apesar da padronização dos procedimentos, a questão salarial, ou seja, o piso dos guardas, não é discutido na Câmara. "Essa é uma discussão que está sendo travada em nível nacional", concluiu.

Retirado de: http://www.jornalabcreporter.com.br/noticia_completa.asp?destaque=7436

Nenhum comentário:

Postar um comentário