quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

536 armas de fogo arrecadadas durante Campanha do Desarmamento foram inutilizadas em ato simbólico

Imagem do post

Texto: Patricia Schiaveto
Fotos: Marcelo Ulisses

Na última segunda-feira (21/12), as 536 armas de fogo que foram arrecadadas em pouco mais de dois meses da campanha de desarmamento na capital, foram inutilizadas em ato simbólico no Vale do Anhangabaú. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Justiça, Tarso Genro, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, dos Secretários Edsom Ortega, da Segurança Urbana, José Gregori, de Direitos Humanos, Eduardo Jorge, do Verde e Meio Ambiente, do Comandante Geral da GCM, Joel Malta de Sá, do presidente do Instituto Sou da Paz, Deniz Mizne, do Cel. Franco, do Comando da PM, do presidente do Conselho Nacional de Guardas Municipais, Inspetor Gilson Menezes, do vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Segurança, Fernando Zaratonelo, de Organizações Internacionais como a Marcha Mundial pela Paz, e da arquidiocese de São Paulo.
O Ministro elogiou a campanha que, num curto espaço de tempo recolheu tantas armas, o que contribui muito para a redução da violência e da criminalidade. O prefeito disse da importância da participação de todos nas iniciativas a favor da paz e da não violência. O Secretário Edsom Ortega destacou a redução em 58% nos índices de homicídios na cidade de São Paulo nos últimos quatro anos “graças ao trabalho liderado pelo governo do estado e da Secretaria de Segurança Pública, com a contribuição do município em várias medidas, dentre elas se destaca a campanha de desarmamento realizada junto com organizações da sociedade e com o ministério da justiça”.

A Campanha do Desarmamento 2009 acontecerá até o dia 31 de dezembro, e a entrega das armas ainda pode ser realizada nas Inspetorias da Guarda Civil Metropolitana. Informações e endereços podem ser obtidos pelo numero 153 da GCM. A indenização para quem entrega o armamento varia entre 100 e 300 reais. As armas entregues e inutilizadas são enviadas para o Exército, que fará a sua destruição.

A Campanha

A idéia da Campanha do Desarmamento é que quem possua uma arma a entregue voluntariamente, sem que a origem do objeto seja investigada. A pessoa ainda recebe uma indenização a partir de R$ 100 de acordo com o modelo da arma. "Nas 31 subprefeituras há pelo menos um posto de recolhimento. Além disso, as bases comunitárias móveis da GCM se deslocam em parques e igrejas, em parcerias não só para divulgar a campanha, mas para recolher as armas", declara Edsom Ortega, secretário municipal de segurança urbana.

Antes de entregar a arma, o proprietário deve retirar uma Guia de Trânsito, que permite que ele carregue a arma até o posto de entrega. A Guia pode ser obtida por meio do site da Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/ou nos próprios postos de recolhimento. A Guia vale apenas para um dia.

Já com a Guia, o cidadão deve levar sua arma descaracterizada (desmontada) e descarregada até o posto de recolhimento. Uma dica é embrulhar a arma em papel de jornal ou colocá-la separada das munições, em uma caixa de sapatos.

A arma será então recolhida e seu ex-possuidor receberá uma via da ficha de indenização, que deve ser guardada como prova de que a arma foi entregue.

Retiraado de:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/guarda_civil/noticias/?p=13702

Nenhum comentário:

Postar um comentário