quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Guarda Civil Metropolitana recebe investimento de 25 milhões do ministério da Justiça e da Prefeitura de São Paulo

Imagem do post

Texto: Patricia Schiaveto

Na tarde de 23/12, foi assinado convênio entre a Prefeitura de São Paulo e o Ministério da Justiça para investir R$ 25 milhões na capacitação de guardas civis metropolitanos e outros agentes e modernização dos equipamentos da corporação.

Com parte da verba do convênio, que virá do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), mais de 2.000 guardas terão capacitação em mediação de conflitos e outros 2.000, treinamento em liderança e direitos humanos. O restante dos recursos será utilizado para modernizar a Central de Telecomunicações da corporação, com a compra de 2.100 rádios HT, acoplado de GPS, além de coletes anti-balísticos para a proteção do efetivo.

A Central de Telecomunicações da GCM será integrada ao sistema de comunicação das polícias estaduais, facilitando a troca de informações entre as instituições de segurança pública. Já os cursos, serão executados em parceria entre as Secretarias de Segurança Urbana, Verde e Meio Ambiente e Comissão dos Direitos Humanos.

“Estes investimentos são importantes porque dizem respeito à prevenção. Isto faz parte de um investimento articulado entre o Governo do Estado e a Prefeitura para interagir com o conflito antes que se torne um problema. São trabalhos assim que contribuem para a redução em 58% dos homicídios na cidade de São Paulo nos últimos quatro anos em um trabalho liderado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública”, opina Edsom Ortega, secretário municipal de segurança urbana.

Participaram da solenidade de assinatura, o ministro da justiça, Tarso Genro, o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário especial de direitos humanos, José Gregori, o secretário municipal do verde e meio ambiente, Eduardo Jorge, e o comandante geral da Guarda Civil Metropolitana, Joel Malta de Sá. Além das autoridades, o presidente do Conselho Nacional de Guardas Municipais Inspetor Gilson Menezes e o vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança, Fernando Zaratonelo, e entidades como o Instituto Sou da Paz.

Retirado de:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/guarda_civil/noticias/?p=13700

Nenhum comentário:

Postar um comentário