segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ceará - Três municípios aderem ao Pronasci

Depois de Fortaleza e Juazeiro do Norte, foi a vez de Maracanaú, Maranguape (Região Metropolitana) e Sobral, na Região Norte, aderirem o Pronasci

Thiago Mendes
Especial para O POVO
thiagomendes@opovo.com.br
28 Dez 2009 - 00h58min

Ministro Tarso Genro participou do lançamento do projeto Território da Paz em Fortaleza (Foto: IGOR DE MELO)

O bairro Bom Jardim, em Fortaleza, foi o 11º local do País escolhido como ``Território da Paz`` pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Durante a solenidade de criação do Território, no último dia 1º, as cidades de Maracanaú, Maranguape e Sobral assinaram termos de compromisso para começar a executar as diversas ações que integram o programa.
A assinatura representa recebimento de verbas federais para execução de programas nas áreas de policiamento comunitário, monitoramento por câmeras, proteção de jovens, justiça comunitária, dentre outros.
De acordo com o coronel Castelo Branco, comandante da Guarda Municipal de Maracanaú, o município deve receber entre R$ 3 milhões e R$ 3,5 milhões em recursos. As ações na área de segurança pública preventiva, porém, já foram iniciadas. Já estão funcionando 22 câmeras de vídeo que monitoram os bairros Jereissati I e II, Conjunto Timbó, Pajuçara, Acaracuzinho, Novo Oriente e Boqueiral. As imagens são captadas em tempo real e enviadas para uma central de monitoramento 24 horas.
``Nossa ideia é criar no distrito de Pajuçara o Território de Paz do município. É lá onde ocorrem os casos mais graves, como homicídios``, pontua. Outro projeto pensado, acrescenta o coronel, é o ``Mulheres da Paz``. ``Nós vamos selecionar cerca de 150 mulheres da própria comunidade para que elas indiquem quais jovens estão vulneráveis à violência para que possamos protegê-los``, explica.
Investimentos
O ``Mulheres da Paz`` também está entre as prioridades de Maranguape, segundo o coordenador da Guarda Municipal, José Santos. A iniciativa capacita moradoras para a identificação de adolescentes e jovens vulneráveis à violência. Ele acrescenta que o Pronasci é importante para o município por causa dos vários bairros pobres em que jovens vivem à margem de risco.
Ainda de acordo com Santos, a criação de um ``Território da Paz`` representa uma meta de maior porte. ``Ter um Território da Paz é um sonho. Requer força política e uma sensibilização grande na comunidade``, avalia. (colaborou Tiago Braga)

Retirado de: http://www.noolhar.com/opovo/ceara/940696.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário