Prefeito Luizão junto com o Ministro Tarso Genro assinaram recentemente o convênio para a implantação do Pronasci em Pinhais Foto: Isac Amorim
O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart e o secretário municipal de Governo, José Martins participaram na última semana do I Seminário de Prevenção da Violência: Avanços e Desafios do Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. O evento, resultado de uma parceria com a UNESCO, reuniu governadores, prefeitos, parlamentares, acadêmicos, organizações da sociedade civil e representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Recentemente, Pinhais foi anunciado como um dos onze municípios brasileiros contemplados com o Pronasci que visa investimentos para combater a criminalidade através de ações preventivas e socioeducativas.
O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão da repressão. São 94 ações que integram a União, os estados, municípios e diversos setores da sociedade. Os públicos-alvo do programa são jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. "Com o Pronasci teremos a possibilidade de viabilizar recursos para equipar a Guarda Municipal e implementações voltadas a cidadania", comentou o secretário de Governo, José Martins.
Durante o evento, mais de 400 participantes debateram as perspectivas para a prevenção da violência, orçamento e política de estado para a segurança e experiências exitosas do Pronasci, como, por exemplo, o policiamento comunitário e pacificador. Já o Ministro da Justiça, Tarso Genro em encontro com o prefeito Luizão afirmou que pretende vir até a capital paranaense para o lançamento oficial do Pronasci no Estado. “Este programa é de grande importância para Pinhais. Queremos aproveitar ao máximo para investir na segurança preventiva que é um dos principais anseios da nossa população”, disse o prefeito.
Guarda Municipal
Em breve, Pinhais contará com o trabalho da Guarda Municipal. Os testes para a contratação dos guardas já chegou em sua fase final. Com o trabalho da Guarda, o município conseguirá oferecer o serviço de vigilância no patrimônio público municipal, parques, jardins, praças, escolas e demais locais. Sua principal finalidade é exercer o policiamento preventivo e comunitário e auxiliar no trabalho das Polícias Militar e Civil em combate à criminalidade.
Retirado de: http://agoraparana.uol.com.br/index.php/cidade/pinhais/388.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário