sábado, 5 de dezembro de 2009

Guarda Municipal consegue parcerias e inova trabalho em Paty do Alferes

paty do alferes

Paty do Alferes

Criada no início da década de 90 como alternativa à segurança pública no Brasil, a Guarda Municipal tem atribuições que muitos desconhecem, mas que fazem a diferença na preservação e proteção dos municípios. Pensando em melhorar a corporação e trazer capacitações para os guardas da cidade, a GM de Paty do Alferes tem conseguido, através da parceria com o Conselho Comunitário de Segurança, trazer inovações que a longo prazo, se transformarão em benefícios para a população e às crianças da rede de ensino.
Uma destas ações é o Projeto Cidadania do Trânsito que começou em outubro em parceria com as Secretarias de Educação e Administração. O projeto piloto montado pela própria GM, está levando para 1500 crianças, espalhadas em 12 escolas municipais, e de forma lúdica, a conscientização e a humanização do trânsito. A Guarda montou um teatro de fantoche, uma historinha do desenho animado do Tio Patinhas e a réplica de uma rua, com cruzamentos, carros, sinais e postes, onde as crianças vivenciam o que é ser um guarda municipal, um motorista e um pedestre. Segundo o Comandante Roberto Vinício, a iniciativa partiu após verificarem o aumento da quantidade de acidentes no município e a intenção é sensibilizar desde cedo o ensino infantil, que será um multiplicador da educação no trânsito aos pais e familiares.
- Nós fizemos um levantamento com a Secretaria de Saúde e constatamos que somente em remoção UTI para motociclistas este ano, o gasto do município será em torno de R$ 82 mil - disse Roberto, explicando ainda que o Projeto atingirá cerca de 9800 estudantes, já que chegará às redes estadual e privada de ensino de Paty do Alferes. A próxima etapa começará no ano que vem direcionado aos adolescentes, no qual mostrarão os acidentes e os perigos com a bebida. Os jovens assistirão também uma palestra com um dentista especializado em bucomaxilo, que mostrará uma estatística das intervenções bucais.
Capacitações - Em outubro 11 guardas fizeram ao Curso de Ronda Escolar, ministrado pela GM de São João de Meriti. O curso gratuito foi conseguido através da Presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Carla Maio, cuja Ronda Escolar começará a ser aplicada no município em fevereiro de 2010. Segundo o Comandante Roberto, serão montados ainda os grupamentos de ronda patrimonial e de trânsito. Hoje, dia 4, eles participam do Fórum da Juventude no Rio de Janeiro e no próximo dia 8, do Curso de Manuseio Especializado com Tonfa, em parceira com o Conselho e o Instituto Brasileiro com Tonfa (ICBT). A intenção é criar um Centro de Treinamento e Capacitação na sede do Conselho, através dos profissionais formados. Cada guarda receberá duas tonfas, materiais didático e para a formação do Centro, como tatames e protetores.
- Não queremos reter a informação, mas estamos oportunizando uma série de formações e com o intercâmbio, estaremos aprendendo e ensinando. O principal é a Instituição e não a Guarda Municipal de Paty - afirmou Roberto.

Retirado de:

 http://www.panoramaregional.com.br/genews/index.php?conteudo=noticias_view&cod=6232

Nenhum comentário:

Postar um comentário