quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul poderá atuar na fiscalização do trânsito


Os Azuizinhos de Santa Cruz do Sul deverão contar com um reforço a partir do próximo ano. A Câmara de Vereadores está analisando projeto de lei do Executivo que autoriza a Guarda Municipal a auxiliar na fiscalização do trânsito, após curso de qualificação que será realizado em convênio com o Detran.
O projeto que tramita nas comissões técnicas do Legislativo reformula o serviço da guarda, desde a carga horária até a ampliação das suas atribuições. No segundo ponto, a principal novidade é que os guardas poderão auxiliar na fiscalização do trânsito sempre que convocados pela autoridade municipal responsável pelo setor. Hoje, a atribuição é exclusiva dos Agentes Municipais de Trânsito (Azuizinhos).
Conforme o secretário dos Transportes e Serviços Públicos, Marcelo Moraes, em julho de 2006 a Prefeitura criou a Diretoria para Assuntos de Segurança e Cidadania. Com isso, existia a necessidade de reformular as atribuições da guarda. E, dentro desse processo, foi agregada a atribuição relativa ao trânsito.
Explicou que a aquipe dos Azuizinhos é formada por sete agentes. Desses, três atuam pela manhã e três à tarde, ficando um na retaguarda. “É pouca gente para a quantidade de veículos nas nossas ruas.” A guarda é formada por 60 pessoas, havendo três equipes de ronda que circulam pela cidade. E essas, principalmente, poderão dar um apoio grande ao trânsito.
TRÂNSITO
Moraes comentou que, muitas vezes, os Azuizinhos estão atuando no Centro e ocorre um acidente no Bairro Arroio Grande, por exemplo. Com isso, precisam se deslocar e a área central fica descoberta. Com a integração da Guarda, essa poderá tomar as providências relativas ao caso. “Teremos mais gente atuando e, por consequência, o serviço vai se tornar mais ágil.”
A expectativa do Executivo é de que a Câmara aprove o projeto na próxima segunda-feira ou, no máximo, dia 14. Com isso, em janeiro os guardas poderão passar por um curso de qualificação na área do trânsito. A partir daí, auxiliarão nesse setor.
Texto escrito por José Augusto Borowsky
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 12/01/2009 09:23:00 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário