quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Guarda Municipal de Santana de Parnaíba institui programa de treinamento permanente


Ao retornar das férias, todos os integrantes da Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba passam por treinamento, que inclui práticas de tiro.
A Prefeitura de Santana de Parnaíba já deu início a um novo projeto de aperfeiçoamento profissional aos integrantes da Guarda Municipal Comunitária (GMC), que prevê treinamento permanente. A ação é uma das metas do plano de governo do prefeito Silvinho Peccioli para a área de segurança no município.
Na última semana, entre os dias 02 e 06, 64 integrantes da GMC participaram do curso de reciclagem pós-férias. Durante o curso, que tem carga horária de 40 horas, os guardas tiveram aulas de reciclagem sobre Direito Penal, Direitos Humanos, abordagens e técnicas operacionais. Essas matérias fazem parte da grade curricular do curso de formação para a GMC.
O último dia de aula foi voltado para o treinamento e aprimoramento prático das técnicas de tiro. No Centro de Treinamento “Bodyguard Advanced Training”, localizado numa área construída especialmente para a prática, os guardas realizaram três fases de treino: deslocamento lateral, alvo móvel retrátil e labirinto.
Neste último, o guarda passa por situações que imitam a vida real, uma vez que ao adentrar no labirinto, é preciso fazer uma varredura geral no local, sempre se preocupando com as situações que surgem inesperadamente, com inimigos ou vítimas.
Para o comandante da GMC de Santana de Parnaíba Luiz Carlos da Rocha, que acompanhou e participou do treinamento, o curso é uma ferramenta a mais que a administração municipal oferece ao guarda. “Nossos homens já passam por vários cursos de reciclagem ao longo do ano. E, agora, com a implantação desse treinamento pós-férias, o GMC voltará a exercer a sua função ainda mais preparado e com maior poder de atuação no atendimento à comunidade”, explicou.
O comandante também ressaltou que, quanto mais treinado o guarda estiver, menos ele terá necessidade de usar a arma de fogo. “Se o guarda estiver preparado, ele conseguirá executar seu trabalho sem precisar tocar na arma, ou seja, a arma deve ser o último recurso na ação”, finalizou.
Estrutura
A Guarda Municipal Comunitária foi estruturada em Santana de Parnaíba em 1997, no início do primeiro mandato do governo de Silvinho Peccioli. Na época, a corporação contava com apenas 17 guardas. De lá para cá, muitos investimentos foram realizados e, atualmente, a GMC conta com 396 guardas, todos com equipamentos de segurança individual, como coletes balísticos, armamentos, tonfas e fardamento. A corporação possui 34 viaturas, sendo veículos caracterizados e descaracterizados, motos, e uma unidade móvel de atendimento.
A GMC conta, hoje, com uma base central e mais 12 postos fixos, localizados em pontos estratégicos nos bairros Fazendinha (dois postos), Alphaville (três postos), Tamboré, Colinas da Anhangüera, Cururuquara, Cidade São Pedro, 120, Aldeia da Serra e Parque Santana I.
Texto: Regiane Castanon – Mtb 46.780
Crédito: Roberto Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário