domingo, 10 de janeiro de 2010

Após greve, onde estão os guardas?

Após greve, onde estão os guardas?

09/01/2010 - 00h00 ( - A Gazeta)

Guarda municipal de trânsito de Vitória durante trabalho no Aeroporto de Vitória

Priscilla Thompson
ppessini@redegazeta.com.br

foto: Carlos Alberto Silva - GZ

 

Guarda municipal de trânsito de Vitória durante trabalho no Aeroporto de Vitória

Mesmo após o fim da greve dos servidores da Guarda Municipal de Vitória, ocorrida na última quinta-feira, está difícil encontrar os agentes de trânsito pelas ruas da cidade. A reclamação é da própria população e tem uma explicação: segundo a prefeitura, dos 171 agentes de trânsito que atuam nas ruas da cidade, apenas 97 estão trabalhando neste mês.
O inspetor de Trânsito da Guarda Municipal de Vitória, Gelson Coutinho dos Santos, afirma que 60 agentes estão participando, desde novembro, de um curso obrigatório oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. "Outros 14 servidores estão de férias em janeiro, período de menor movimento nas ruas da cidade", afirma.
Segundo Coutinho, o curso tem duração de três meses e, para que todos os agentes o concluam - em turmas de 30 - será necessário contar com menos 60 agentes atuando na cidade, todos os meses, até agosto deste ano.
Na tarde desta sexta-feira (8), a equipe de reportagem de A Gazeta percorreu vários bairros e avenidas da cidade e encontrou os agentes em apenas quatro pontos: na Praia de Camburi, no Centro - próximo à praça Costa Pereira -, na entrada do Aeroporto Eurico Salles e na entrada da Terceira Ponte.
Em outros locais de grande movimentação, porém, não foram encontrados os agentes de trânsito, como em toda a Avenida Vitória, na Cidade Alta, na Avenida Beira-Mar, na Ilha do Boi, na Avenida Leitão da Silva e na Avenida Fernando Ferrari.
De acordo com Coutinho, a prioridade de atuação dos agentes é nas praias, durante o verão, e onde estão ocorrendo obras como a do Projeto Águas Limpas, da Cesan. "Também há demandas nos bairros, como em Santa Marta, Bairro da Penha e Maruípe, por causa de outras obras", afirmou. Durante os finais de semana, cerca de 40 agentes estão atuando nas ruas, afirmou.
Opinião nas ruas
"Hoje passaram rapidamente"
José Ribeiro , 55 anos, ambulante
"Trabalho na Ilha do Boi todos os dias e vejo os agentes aqui sempre, mas hoje eles não vieram. Só passaram rapidamente de carro e foram embora."
"É difícil encontrar algum"
Laudicéia Vicente Neves , 37 anos, promotora de vendas
"Os guardas voltaram da greve, mas continuei sem ver nenhum na cidade. Eles até ajudam quando estão trabalhando, mas é difícil encontrar algum."
"Trânsito fica mais complicado"
Rodrigo Zanetti , 20 anos, estudante
"Passei pela Praia de Camburi e não vi nenhum agente de trânsito. Também não tem ninguém na Ilha do Boi. Assim, o trânsito fica mais complicado."

Retirado de; http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/01/586460-apos+greve+onde+estao+os+guardas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário