segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Guarda Municipal de Limeira incorpora cães no policiamento

Dois cães da raça rottweiller – Iron e Rudy – farão parte das operações do Esquadrão Tático da Guarda Municipal. O projeto Canil está em fase de experiência e os animais serão avaliados junto à equipe para operações de prevenção. Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Siddartha Carneiro Leão, os cães estão sendo testados para a viabilidade do projeto. “Precisamos avaliá-los nas operações antes de dar continuidade”, contou.
A raça rottweiller foi escolhida para primeira fase por ser imponente e muito utilizada como cão de guarda. “Estamos fazendo experimentos em carater preventivo, com o adestrador sempre acompanhando”, revela.
Rudy é treinado há um ano. Mais calmo, se comporta tranquilamente ao ser apresentado.

O treinamento, segundo o adestrador Djair Gonçalves, já está concluído e o cão se encontra preparado para trabalhar na segurança, patrulhamento e perseguição. Iron é mais novo, está há cinco meses em treinamento. Ele se mostra mais inquieto com a presença de outras pessoas. “Mais alguns meses e Iron estará pronto para as ruas”, diz.
Outras raças serão testadas, segundo Gonçalves, como o labrador, excelente para aprender a farejar drogas.
O médico veterinário Vinicius de Freitas cuida dos animais e conta que os cães são avaliados constantemente para verificar o nível de stress. “Outros cuidados estão sendo observados, como alimentação, exames laboratoriais e vacinas”, explica. Freitas explica que o acompanhamento dos animais é importante para que permaneçam saudáveis para o trabalho. Cada raça tem aptidão para um determinado trabalho, como segurança, salvamento, pastoreiro e de companhia.

O animal que realiza trabalho com a polícia, segundo Freitas, fica sobe estresse e é necessário um treinamento adequado e acompanhamento veterinário para a saúde do animal. A fase experimental é importante para as avaliações dos resultados para se ter certeza que no patrulhamento o animal esteja integrado à corporação, para a segurança e prevenção.
Fonte: GCM Limeira, visitem o site

--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 1/04/2010 01:52:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário