segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

GMs da cidade de Limeira acusam PMs de abuso de autoridade

Guardas municipais de Limeira foram alvos de denúncia, no final da tarde de anteontem, após deter suspeitos de tráfico de drogas. A denúncia se referia ao suposto envolvimento dos guardas no tráfico. Também indicava corrupção por parte deles, que seria empregada em pontos de venda de entorpecentes em dois bairros.
A princípio, as suposições expostas na denúncia não se confirmaram e nenhum indício de que teriam cometido atos ilícitos foi encontrado. Ao final, os Guardas Municipais se sentiram constrangidos e prestaram queixa contra policiais militares e também contra outro Guarda Municipal, membro da Corregedoria da GM.
Quatro Guardas Municipais integrantes do Esquadrão Tático acabaram fiscalizados por policiais militares, assim como pelo guarda membro da Corregedoria da corporação, quando apresentavam à Polícia Civil, no Plantão de Polícia, na Vila Cristóvan, dois suspeitos de tráfico.
Um tenente e um aspirante a oficial da PM, acompanhados do corregedor da Guarda Municipal, solicitaram aos Patrulheiros alvos da denúncia a abertura das viaturas que ocupavam. Após vistorias, nada de irregular ou ilícito foi encontrado nos veículos.
Depois, os Patrulheiros foram informados que o procedimento foi necessário após uma denúncia anônima, feita ao Centro de Operações da PM (Copom), indicar que os servidores estariam envolvidos no tráfico e em corrupção em pontos onde ocorre a venda de drogas nos bairros Parque Residencial Ernesto Kühl e Jardim Odécio Degan. Os Patrulheiros confirmaram terem estado nos citados bairros realizando patrulhamento preventivo. E negaram qualquer prática ilegal ou criminosa.
Após o episódio, os Patrulheiros disseram se sentir “constrangidos e humilhados” diante da ação promovida pelos policiais militares e pelo membro da Corregedoria da Guarda Municipal, já que “toda a ação se deu na via pública, em frente à unidade policial (Plantão), sob olhares de diversas pessoas, tais como policiais civis e militares, Guardas Municipais e populares”, conforme é salientado na queixa que fizeram em seguida, que irá apurar o possível constrangimento ilegal e o suposto abuso de autoridade durante a verificação da denúncia. O caso será investigado pelo 1º DP (Centro).
fonte: GCM Limeira
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 1/04/2010 02:03:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário