segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Guarda Municipal de Salvador esta presente nas festas populares

clip_image002 clip_image004

GUARDA MUNICIPAL PRESENTE NAS FESTAS POPULARES

Produzido pela ASCOM-SUSPREV 30-12-09

A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV estará presente nas festas populares através da Guarda Municipal. De acordo com o superintendente da instituição, coronel Cassivandro da Costa Santos, durante este período, os Guardas dão continuidade às suas atividades de prevenção à violência e de proteção ao patrimônio público. Nas festas de final de ano, as atividades serão intensificadas no Reveillon e projeto “Por do Som”, na Barra, além da Festa da Boa Viagem.

No Reveillon da Barra (de 31 de dezembro de 2009 para 01 de janeiro de 2010), 70 Guardas vão trabalhar em três turnos em apoio às atividades da Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência – SESP. Os plantões estarão divididos da seguinte forma: 10 Guardas no turno matutino, 20 no turno vespertino e 40 Guardas no noturno. No circuito da festa, os agentes de segurança vão ordenar o comércio informal desde às 17h do dia 31 até o final do evento.

Como parte do projeto “Por do Som”, na Barra, dia 01 de janeiro, a SUSPREV disponibilizou 60 Guardas para desenvolver atividades no circuito da folia e no posto de saúde montado na área.

Na Festa da Boa Viagem, 30 Guardas vão trabalhar em dois turnos (matutino e vespertino), em apoio a SESP. As atividades se estenderão às ruas que ficam nas proximidades do evento. Os agentes de segurança também vão auxiliar no ordenamento do trânsito.

Coronel Cassivandro ressalta que mesmo com esses eventos, não vai faltar Guarda Municipal nos outros postos atendidos pela SUSPREV. “Fizemos um esquema de revezamento para que a Guarda Municipal esteja sempre junto a população de Salvador e também dos visitantes, transmitindo paz e tranqüilidade para os participantes das festas”, acrescenta.

RESULTADOS POSITIVOS

A implantação da SUSPREV representa mais tranquilidade para o cidadão e diminuição de gastos com reforma do patrimônio público, pois os Guardas desenvolvem atividades em diversos pontos da cidade, fato que vem dando resultado positivo, percebido pela população e pelos visitantes da capital baiana.

Desde a implantação do módulo da Guarda no Parque da Cidade – Itaigara, os índices de criminalidade caíram no local. O posto fica próximo à sinaleira, onde ocorriam furtos e roubos. Com a implantação do equipamento e a presença dos Guardas diminuíram em pelo menos 30% as ocorrências na área. São 24 agentes de segurança trabalhando durante 24 horas por dia. Já no Anfiteatro do Parque da Cidade, outros 11 Guardas trabalham durante 24 horas por dia.

Na Praça 2 de Julho (Campo Grande), a SUSPREV colocou oito Guardas e duas viaturas (cada uma com quatro agentes). Na Praça Irmã Dulce – Largo de Roma, dez Guardas trabalham em regime de plantão e as atividades são desenvolvidas durante 24 horas. Para completar, cerca de 68 Guardas motorizados reforçam o monitoramento da cidade através de rondas em outros monumentos, como as seguintes fontes: da Sé, do Largo 2 de Julho e da Praça Almeida Couto, em Nazaré, das 22h às 7h.

Além dos Postos de Saúde, Escolas, Casas do Trabalhador, Centros de Atenção Psicossocial – CAPS e Praças, 209 Guardas, mais quatro viaturas com quatro agentes em cada, desenvolvem atividades no Centro Histórico. No Pelourinho, 60 Guardas fazem o patrulhamento a pé, e mais oito em viaturas durante 24 horas. A Guarda Municipal também desenvolve trabalhos educativos nas comunidades, nas escolas e associações de moradores, dentre outros, através do Núcleo de Projetos Especiais – NUPE.

guardamunicipal1378 guarda1221

Noel Tavares

ASCOM-SUSPREV

71 – 9984-2710

71 - 8889-7547

Enviado por: GCM Marcio Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário