quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Projeto permite mineração em unidade de uso sustentável

mineracao

Extraído de: Câmara dos Deputados -  4 horas atrás

Antonio Feijão: lei vigente estabeleceu proibição da mineração de maneira intransigente. A Câmara analisa o Projeto de Lei 5722/09, do deputado Antonio Feijão (PSDB-AP), que permite a exploração de recursos minerais em unidades de uso sustentável da Amazônia. O projeto altera a Lei 9.985/00, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Pela definição desta lei, unidade de uso sustentável é aquela na qual a exploração econômica só é admitida se for feita de modo que garanta a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.

O projeto condiciona o funcionamento das atividades mineradoras à obtenção de licença ambiental pré-requisito estabelecido pela Lei 6.938/91 para a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades que utilizem recursos ambientais e sejam considerados efetiva e potencialmente poluidores.

Proibição intransigente

O autor Antonio Feijão sustenta que a lei vigente estabeleceu a proibição da mineração na Amazônia de maneira intransigente. Na avaliação do parlamentar, na prática, a atual legislação ambiental impede a população da região de ter acesso a uma atividade econômica, que poderia promover desenvolvimento econômico e social.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Minas e Energia; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta: PL-5722/2009

Autor: Agência Câmara

Retirado de: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2048217/projeto-permite-mineracao-em-unidade-de-uso-sustentavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário