sábado, 9 de janeiro de 2010

São Bernardo do Campo dobrará o efetivo de sua Guarda Municipal até 2012

Até 2012, São Bernardo pretende duplicar de 500 para 1.000 o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal). O anúncio foi feito ontem pelo comandante da Guarda, Benedito Mariano, em audiência realizada ontem, na Câmara Municipal.
O incremento é parte do plano de reestruturação da Guarda. O projeto prevê que a tropa tenha um papel de patrulhamento ostensivo. Atualmente, a organização é responsável apenas pela segurança dos prédios públicos da cidade.
Essas medidas fazem parte da proposta de criação da Secretaria de Segurança Urbana - um dos
pontos principais da reforma administrativa proposta pelo prefeito Luiz Marinho (PT),
O projeto de lei do Executivo, entretanto, foi julgado inconstitucional pela assessoria jurídica da Câmara Municipal. A justificativa é de que a GCM passará a atuar como polícia, algo que foge às atribuições da administração municipal. Para Mariano, essa alegação é improcedente.
"A GCM será um departamento da secretaria, e terá um papel de patrulhamento complementar. Não iremos invadir as atribuições nem da Polícia Civil nem da Militar", destacou. A ideia é que a Guarda adote um perfil operacional semelhante ao das GCMs de Diadema e São Caetano.
O projeto de conferir poderes de polícia à GCM tem o apoio tanto da sociedade civil quanto das polícias.
Representante da Delegacia Seccional de São Bernardo, o delegado Paul Henry Verduraz ressaltou que a coorporação não vê problemas em atuação mais ativa da Guarda. "Cada entidade tem o seu papel, e acredito que é importante que a Guarda esteja preparada para que possamos atuar em conjunto."
fonte
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 1/07/2010 10:53:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário