segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Um breve histórico da GCM de Cruzeiro

SS101099 Lei Criação nº 2.103/fev/89
                                   Neste ano de 2009, foi o inicio de uma nova era para a Guarda Civil de Cruzeiro,  criada em fevereiro de 1989, que neste período nada de bom e novo acontecia, éramos tidos como guardas de patrimônio, e na muitas das vezes éramos chamados de "guardinhas". Mas como tudo é renovado e muitas das vezes copiado, com o passar dos tempos e a necessidade de mais segurança, a maiorias das cidades do Brasil que ja  tinham suas guardas municipais, resolveram investir na sua própria segurança,  equipando , aparelhando e passando por cursos de aperfeiçoamento de seus homens e mulheres que fazem hoje das guardas civis do estado de São Paulo, um das melhores do Brasil.
                                E nós não ficamos pra trás, com a posse da prefeita Ana Karin , que ratificou o comando da GCM ao então guarda de carreira Norberto Machado Curvello Netto, assim começou a nascer a nova Guarda Civil de Cruzeiro, quando pela rede mundial de computadores, conhecemos o Inspetor Elvis de Jesus,da Guarda Civil de São José dos Campos, conhecedor sobre Guarda Civil e da pessoa humana.
                                Inspetor Elvis de Jesus , nós mostrou como chegar ao conhecimento e a preparação para a vitoria , com muita luta dos GCM's , que com vontade e dedicação participaram dos cursos e se esforçaram para que a nossa Guarda Civil possa chegar no lugar que sempre deveria estar.

 

UM BREVE RESUMO  DOS CURSOS REALIZADOS PELA NOSSA GUARDA CIVIL

E.A.G  Estágio de Aperfeiçoamento de Guarda
Guardas no curso 20 homens
Duração: 36 horas  Março de2009
Instrutor: Inspetor Elvis de Jesus.
Da Cidade de São José dos Campos
Local: Sindicato dos Metalúrgicos de Cruzeiro

Pronto Socorrismo Básico
Guardas no Curso: 35 homes
Duração: 40 horas  Maio de 2009
Instrutor: GCM 2ºClasse Francisco Contreras Muniz
Da cidade de Santos
Local: Sindicato dos Metalúrgicos de Cruzeiro

Curso de Tonfa
Guardas no Curso: 39 homens
Duração do Curso: 36 horas  Abril de 2009
Charles Emanuel Bernardino dos Santos  presidente do Instituto de CBT
Da cidade do Rio de Janeiro

Cursos pela SENASP (E.A.D)
Polícia Comunitária - PCO
Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial – AJAP
Crimes Ambientais – CRA

 

O que é a Rede Nacional  de EAD

Criada em 2005 pela Senasp/MJ em parceria com a Academia Nacional de Polícia a Rede Nacional de Educação a Distância é uma escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública no Brasil, que tem como objetivo viabilizar o acesso dos profissionais destes profissionais aos processos de aprendizagem, independentemente das limitações geográficas e sociais existentes.

Com a implementação da Rede, iniciou-se novo paradigma, em que a Senasp passou a exercer o papel de efetivo órgão condutor dos processos de educação em segurança pública, promovendo a articulação das Academias, Escolas e Centros de Formação e Aperfeiçoamento dos Operadores de Segurança Pública, obviamente em um quadro de respeito aos princípios federativos.

A Rede possibilita aos policiais civis, militares, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários, policiais federais e rodoviários federais, a educação continuada, integrada e qualificada de forma gratuita.

A Rede está implementada nas 27 Unidades da Federação por meio de 270 Tele centros já instalados nas capitais e principais municípios do interior.

Os cursos são disponibilizados através de ciclos. A cada ano realizam-se 3 ciclos de aulas dos quais participam, aproximadamente, 200 mil alunos por ciclo. São mobilizados dois mil tutores ativos para as mais de três mil turmas que contam com até 50 alunos por sala virtual.

A Rede é um salto qualitativo em termos de investimento no capital humano, na valorização do profissional de segurança pública, na busca da excelência nas ações de formação e, conseqüentemente, na melhoria das ações de segurança pública.

Com o fortalecimento da Rede, o Governo Federal estabelece uma política onde os processos de aprendizagem são contínuos, sistêmicos e não excludentes, garantindo assim a coerência com as demais políticas de melhoria da qualidade da educação em segurança pública.

A nossa Guarda Civil deseja que em 2010 seja repleto de Paz, Saúde e muita Segurança e que DEUS proteja a  todos.

Enviado por: Comandante Norberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário