quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Campina do Monte Alegre: Guarda Civil Municipal recebe treinamento ambiental

 


O programa de capacitação da Guarda Civil Municipal de Campina do Monte Alegre continua a todo vapor. No último dia 16 de dezembro, mais um curso rápido de formação para o efetivo foi realizado no município. O tema abordado foi a garantia à proteção e preservação ao meio ambiente, por meio do apoio às ações da Polícia Militar Ambiental.
A aula foi ministrada pelo primeiro-tenente da Polícia Militar Ambiental, Edson Moraes, membro do grupamento de Itapetininga. O principal enfoque foram os procedimentos a serem adotados em caso de flagrantes de caça e pesca predatória.
O curso abordou ainda a legislação básica sobre o tema e, principalmente, os limites e diretrizes para a atuação das guardas municipais no caso de crime ambiental, além do aspecto de orientação à população.
O comandante da Guarda, José Alfredo Fonseca, lembrou que a corporação está agora apta a tomar as medidas necessárias para impedir ações que causem dano ao meio ambiente, através da flora e da fauna. Segundo Fonseca, a partir desse curso ações ostensivas serão realizadas para verificar possíveis infrações, em especial no que se refere à pesca predatória. “Nossos guardas estão aptos a atuar em casos em pesca com rede, tarrafa, covo e outros artifícios irregulares, bem como na captura de pássaros silvestres, com armação de alçapão em gaiolas”, explica.
O prefeito José Benedito Ferreira lembrou que a ação serve ainda como complemento ao pacote de medidas ambientais, formulados pelo Executivo e aprovado pela Câmara de Vereadores em 2009. “A regulamentação das políticas ambientais é uma grande conquista, coroada por dois prêmios muitíssimo importantes: o selo do Município Verde Azul, conferido pelo governo do estado, e o de Sustentabilidade Urbana, conferido pelo Instituto Nacional Biosfera e Instituto Brasileiro de Estudos Especializados. A capacitação da nossa Guarda em ações de combate às agressões ambientais representa mais um avanço neste segmento”, argumentou Zé Dito.

Programa de capacitação

Em 2009, a Guarda Civil municipal deu início ao um programa constante de capacitação de seus homens. Desde então, treinamentos como os de Guarda Bandeira para eventos cívicos, formação de ordem unida e salvamento aquático vêm sendo realizados para aprimorar a corporação.

Retirado de; http://pmcampinadomontealegre.blogspot.com/2010/02/guarda-civil-municipal-recebe.html

Um comentário:

  1. Bom dia a todos os GCM'S

    O verdadeiro caminho para o crescimento das Guardas é aprimoramento, pois combater irregularidades sem conhecimento de causa é como dar murros em ponta de faca. Parabens pela iniciativa, pois abraçar a causa em prol do crescimento da GCM é exemplo de gestão pública. Em Capão Bonito ainda não tem a GCM na pratica, mas esta no caminho, pois hoje conta com homens que fazem apenas rondas de vigilancia patrimonial. Eu defendo iniciativas como a dos municipios, que criaram e continuam abraçando esta causa da segurança publica municipal. Parabens para os municipios de Itapeva, Buri, Apiai, Campina do Monte Alegre, Itapetininga, Tatui, e a todas que criaram e criarão a GCM, como exemplo de segurança pública municipal. E que essas cidades possam se unir e criarem uma politica de segurança entre os municipios.



    Sou ex Bombeiro Voluntário, servi na Polícia Militar, na função de Soldado Temporário e trabalho na area da segurança, sempre defenderei o maior patrimonio que é a VIDA...

    ResponderExcluir