quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Delegado de SP relaciona aumento da violência policial a reforço na segurança

violencia
Balanço divulgado por secretaria aponta que mortes em confrontos policiais cresceram 27%

O balanço dos índices de criminalidade divulgados pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) nesta terça-feira (2) aponta que, em 2009, foram registradas 549 mortes provocadas em confrontos com a polícia – o que significa um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Para o delegado geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, o número maior reflete o trabalho policial mais intenso em locais violentos do Estado. Entretanto, o delegado não traduziu em números qual foi reforço de policiais nas ruas.

- Nós fizemos 124 mil prisões no ano inteiro. Nessas prisões, em operações de risco, é natural que ocorra a morte. Se for do marginal que reagiu, é melhor a morte do criminoso do que a do policial, que está arriscando a vida em benefício da sociedade, não é verdade?

Apesar do trabalho policial mais intenso, segundo a polícia, o número de assassinatos cresceu 3% no Estado em relação a 2008. Já em São Paulo e na Grande São Paulo, houve o registro de quedas de homicídios. Na capital paulista, foram registrados 1.235 assassinatos – o que equivale a uma queda de 2% em relação a 2008.

- Na Grande São Paulo, que abrange 38 cidades, a queda foi mais significativa: foram 10,7%.

Mais roubos

O número de roubos, em todo o Estado, cresceu 18% em relação a 2008 - foram registradas 257.004 ocorrências. O recorde de roubos havia sido alcançado em 2003, quando foram registrados 248.406 casos.

De acordo com o delegado geral, mesmo com o número maior de roubos, houve uma queda de 26% nos casos de latrocínio (roubo seguido de morte) no último trimestre de 2009.

Na capital, ele diz que foi intensificado o trabalho policial nas áreas de Santo Amaro, Itaquera e São Mateus.

- Nestes locais periféricos, foram maiores os índices de queda de crimes, principalmente nos finais de semana.

Retirado de: http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/delegado-de-sp-relaciona-aumento-da-violencia-policial-a-reforco-na-seguranca-20100202.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário