quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Município de Eunápolis terá uma Guarda Civil Municipal

Por: Kátia Bandeira /nossacara.com - 30/01/10 - 22-01-42

Foto: Divulgação

EUNÁPOLIS - Proteção a comunidade como um todo é a palavra que descreve a atividade da Guarda Civil Municipal. O Presidente da Associação Comercial e Diretor de Indústria e Comércio, Mirabeau Andrade explicou como será o funcionamento desta guarda no município.

Segundo o Presidente, a Guarda Civil Municipal é fruto de um trabalho de já alguns anos desta Associação e, só no ano passado, que se conseguiu o apoio do poder executivo na criação da comissão municipal de segurança pública que trabalhou durante sete meses na construção deste projeto. O mesmo já com a assinatura do prefeito e aprovação do Ministério Público, teve o este decreto publicado no dia 04/01 e, no dia 07/01 o desembolso do Ministério da Justiça de R$ 400.000 no diário oficial do município. Ao contrário do que muitos imaginam, a Guarda Civil Municipal, não será como as demais forças armadas, já que irá trabalhar desarmada, visando proporcionar uma conscientização de que a segurança depende mais da própria comunidade do que do policiamento. A guarda terá alguns equipamentos que serão utilizados no seu funcionamento como: dois carros, 05 motos e equipamentos de comunicação (rádios) que serão instalados nos carros, motos e usados pelos guardas, além do curso preparatório forma de capacitar todos os 60 homens que passarem no concurso feito pela prefeitura de Eunápolis. Tudo isso ainda está em processo de licitação, sem previsão para acontecer.

A atuação desta guarda começará na prevenção e educação da sociedade, além de auxiliar os órgãos de fiscalização, “o foco deste projeto é ter uma guarda comunitária e escolar, já que esta fará o trabalho comunitário e educativo que a polícia, com o combate a criminalidade, não tem tempo para fazer, pois mesmo que esta polícia tem tentado fazer, ela tem que lidar diretamente com o criminoso, devida a alta violência que a cidade vem sofrendo”, afirma Mirabeau. A guarda terá um vínculo com determinada comunidade que apresenta maiores conflitos mostrando que é possível resolver seus problemas de forma civilizada evitando o crime, não sendo criminal, esta trabalhará afim de liberar a polícia para fazer a repressão aos infratores da lei.

Uma das orientações do Ministério da Justiça é a criação do chefe de divisão e educação social que terá como competência instruir guardas municipais de modo que este se conscientize da responsabilidade que assume, zelar pela instrução e disciplina dos mesmos, dentre outros. Sendo assim, o trabalho dele é manter o guarda sempre instruído baseado em conhecimento tanto educativo quanto preventivo no âmbito policial, incluindo as ações de desenvolvimento da sociedade ao hol das políticas de prevenção. A pretensão é criar uma equipe de segurança envolvendo polícia civil, militar, a guarda civil municipal, a PRF, além de uma brigada de incêndio, e delegacias menores como DEAM (delegacia para mulheres) e para idosos, mas, segundo Mirabeau, é um sonho que só será realizado com a ajuda de todos os eunapolitanos, afinal isso envolve um alto investimento que hoje está fora da realidade administrativa desta cidade. Acredita-se que com a criação futura do GGI (Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública) vinculado a prefeitura, com a participação da comunidade através de conselhos comunitários dentro da política de segurança pública do município, favorecerá o controle da criminalidade dentre outros problemas enfrentados por este município.

Ser um Guarda Municipal é ter uma tarefa nobre, e para os interessados neste cargo ainda não tem um prazo estabelecido para o concurso e curso preparatório, porém é certa a implantação desta força em Eunápolis.

Retiraado de: http://www.sulbahianews.com.br/ver.php?id=5434

Um comentário:

  1. É bom saber que havera mais um segmento da segurança pública,no entanto no combate com a criminalidade estes guardas deveriam obter pelo menos armas não letais,que resguardasse à sua integridade física.A proposta é boa,à população agradece mas a segurança do agente de autoridade é fundamental....

    ResponderExcluir