quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Salvador: Guarda Municipal monitora câmeras de segurança no carnaval

A idéia é garantir ao folião mais conforto nos circuitos da festa

A novidade neste carnaval para a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV tem sido a atuação na Central de Videomonitoramento da Prefeitura, feita para otimizar as ações dos serviços públicos municipais, e atender com qualidade ao folião durante a festa. Desde o dia 10 (terça-feira), os Guardas Municipais tiveram acesso ao Sistema de Vídeo Monitoramento em preparação para o Carnaval 2010, na sede da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador- COGEL, em Ondina. Além da SUSPREV, outros órgãos participam do projeto, como a Ouvidoria do Município, a SESP, SALTUR, TRANSALVADOR, SUCOM, LIMPURB e SMS.

Os equipamentos cobrem os três circuitos da folia, Osmar (Campo Grande-Castro Alves), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Pelourinho). O coordenador do vídeo monitoramento durante o carnaval, Roberto Ventura, falou sobre a importância da implantação do sistema em Salvador e de sua manutenção pós- carnaval. “Pretendemos dotar a administração municipal de uma ferramenta para uso durante todo o ano. A responsabilidade é grande. Este conjunto de imagens geradas é muito proveitoso para os órgãos participantes”. A Central de Vídeo Monitoramento, sediada no Campo Grande por uma questão estratégica, já recebeu a visita de políticos como o prefeito de Salvador, João Henrique, e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Ela está ligada à central de polícia em tempo real e serve de apoio para decisões importantes durante o Carnaval. “Nosso objetivo não é que as secretarias, autarquias ou superintendências municipais fiscalizem ou punam condutas, queremos, antes de tudo, ser proativos, nos anteciparmos aos acontecimentos para melhor realizar nossos serviços para a população”, afirmou o Diretor Presidente da COGEL, Naylton Lantier Filho. Assim pensa também o Guarda Municipal Gilmar Castro, “para a SUSPREV, é de grande valia esse novo sistema. É uma forma de desenvolver ações preventivas e outros estudos através do monitoramento de locais onde haja maiores índices de violência”, afirmou. Além disso, os Guardas poderão trocar informações com a Polícia Militar, pois a Secretaria de Segurança Pública-BA também terá acesso às imagens veiculadas pela Central de Vídeo Monitoramento da prefeitura.

As 20 câmeras instaladas têm alta definição e zoom capaz de dar visibilidade a um objeto a uma distância de oito quilômetros. O sistema previne ações, pois quando os agentes apontam desordem nas ruas, imediatamente o órgão competente é acionado para eliminar a situação incorreta, a exemplo da prevenção a furtos e roubos.

Alem do videomonitoramento, os Guardas do município também estão operando no Centro Integrado de Informações (CII), localizado em Ondina. O CII é estratégico para o carnaval. A estrutura é montada especialmente para concentrar todas as informações e dados estatísticos da festa e registrar ocorrências, como apreensão de mercadoria de ambulantes não licenciados por parte dos fiscais da SESP, documentos e objetos encontrados.

--
Atenciosamente,
Noel Tavares DRT 2720
ASCOM-SUSPREV
3183-8304
9984-2710

Nenhum comentário:

Postar um comentário