domingo, 7 de fevereiro de 2010

TSE escolhe mais 11 municípios para utilizar urnas biométricas

urna biometrica

Extraído de: Agência Brasil -  04 de Fevereiro de 2010

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliou para 61 o número de municípios que usarão a urna biométrica nas eleições deste ano. O TSE anunciou hoje (4) que mais 11 municípios de quatro regiões terão que fazer a revisão do eleitorado para cadastrar as impressões digitais.

De acordo com o TSE, o uso de urnas biométricas diminui os riscos de fraude na hora do voto. Os eleitores cadastrados nesse sistema terão a urna liberada para votação por meio da impressão digital.

Nas eleições municipais de 2006, as urnas biométricas foram utilizadas em apenas três municípios brasileiros.

Dos novos municípios escolhidos para utilizar o sistema, quatro são do Rio Grande do Norte e três do Maranhão. Também há um município dos estados do Piauí, Mato Grosso, Acre e São Paulo. O cadastramento deve começar até o próximo dia 18.

A revisão do eleitorado é feita periodicamente e ocorre em municípios onde o número supera 65% da população projetada para aquele ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso é 10% superior ao do ano anterior ou nas situações em que o eleitorado é superior ao dobro da população entre dez e 15 anos, somada à de idade superior a setenta anos.

Retirado de: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2077463/tse-escolhe-mais-11-municipios-para-utilizar-urnas-biometricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário