sábado, 20 de março de 2010

Americana: Juiz manda prender irmãos que ameaçaram GM na porta do Fórum

O juiz Eugênio Augusto Clementi Júnior, da 2ª Vara Criminal de Americana, mandou prender, na terça-feira no Fórum, Douglas Fernandes de Sousa, de 28 anos, e apreendeu, o irmão dele, de 15 anos, sob acusação de terem feito ameaças a um guarda municipal que, em dezembro do ano passado, prendeu a irmã deles por tráfico de drogas no Jardim dos Lírios. Sousa foi autuado em flagrante por coação ao curso do processo, com base no artigo 344 do Código Penal, e encaminhado para a cadeia. O adolescente foi para o Naia (Núcleo de Atendimento Integrado de Americana).
De acordo com o registro feito no 1º Distrito Policial, o guarda municipal, que prestou depoimento na audiência como testemunha da prisão da mulher, saia do Fórum, na Avenida Brasil, quando, na porta foi abordado pelos irmãos. O adolescente teria falado: "Ai, maluco! Isso não vai ficar assim não. Você vai morrer!". O irmão dele se aproximou e, conforme relato do guarda ao juiz, disse: "Fica quieto que a gente acerta ele lá".
O guarda sentiu-se ameaçado, voltou à sala de audiências da 2ª Vara Criminal e relatou o fato ao juiz. Foi dada ordem de prisão a Sousa e apreensão do menor. Os dois foram levados para a delegacia da Polícia Civil. O pai deles, de 55 anos, disse em depoimento como testemunha, à polícia, que viu seu filho de 15 anos apontando o dedo para o guarda e "ficou brabo (sic) com eles".
Os dois irmãos saíram do Fórum em viaturas da Gama e foram encaminhados para a Polícia Civil. A irmã deles, que está presa desde 14 de dezembro do ano passado, quando foi flagrada por guardas municipais com crack e cocaína no Jardim dos Lírios, voltou para a cadeia depois da audiência e a sentença deve ser proferida nos próximos dias.
Sousa foi condenado em dois processos por tráfico de drogas referentes a prisões em julho de 2003 e em março de 2007. Na folha de antecedentes criminais, pesquisada pela polícia, consta que ele foi condenado a uma pena de dez anos. Ele saiu do sistema prisional, em liberdade, por ordem da Justiça, no dia 21 de agosto de 2009. O irmão dele tem três "passagens" pelo Naia, também, por envolvimento com o tráfico de drogas.
Publicado em O LIBERAL
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 3/19/2010 09:09:00 AM

Um comentário:

  1. Esta questão é muito importante,pois ocorrem alguns casos de GCMs ameaçados pelo cumprimento do seu dever.Que todas as autoridades judiciárias e policiais adotem esta postura,haja vista a prisão deve ocorrer e o agente cumpridor da lei deve ter o seu respectivo respaldo perante as autoridades constituidas...

    ResponderExcluir