quinta-feira, 18 de março de 2010

Amparo: Guarda Municipal faz apresentação com cães em escolas municipais

Na tarde de 9 de março, a Guarda Civil Municipal de Amparo esteve em Serra Negra, na EMEI – Escola Municipal de Ensino Infantil Dr. Geraldo Faria de Lemos Pinheiro para uma apresentação com os animais treinados e utilizados para trabalhos policiais.
Na ocasião, o GCM Campos e a GCMF – Rosana estiveram em contato com as crianças para apresentar o trabalho de adestramento, farejamento, que ocorrem em busca de drogas e fugas. O encontro teve caráter educacional. Vídeos e ilustrações sobre os cães utilizados animaram a criançada que interagiram com palmas e contato com os animais, e o boneco chamado GC, mascote criado para estabelecer um elo entre as crianças e os cachorros.
A ação é uma das primeiras contando com GCM de Serra Negra, como integrante do Conselho de Gestores de Segurança da Baixa Mogiana. De acordo o sub-comandante da GCM local, Bocatto, nos próximos dias, quatro guardas locais serão capacitados com um curso de enfermeiro veterinário. Os mesmos GCMs também receberão capacitação para adestrar cães.
Um dos focos da base de Serra Negra é criar o Canil Municipal para auxilio na área de segurança. Atualmente, caso necessitem, o município pode utilizar os cães de outras cidades, através do intercâmbio do Conselho.
A GCM de Amparo utiliza Pastor Alemão, Labrador e Rottweiler. O Pastor Alemão é a única raça que consegue reunir tantas aptidões, como cão pastor, cão de busca, salvamento, também farejador, graças ao seu olfato extremamente desenvolvido.
O cão Labrador devido ao seu temperamento equilibrado e a sua resistência começou a ser usado como guia para cegos. A raça também faz buscas debaixo de água e arrasta para terra as pessoas em perigo de afogamento que entram em pânico, entre outras capacidades.
No início do século, quando se pesquisaram diversas raças para a função policial, o Rottweiler também foi avaliado. Em pouco tempo demonstrou ser extraordinariamente adequado às tarefas do serviço policial. Em 1910, a raça foi reconhecida como cão policial. Na ocasião, a GCM de Mogi-Mirim acompanhou o trabalho, pois em breve, devera aplicar o mesmo projeto, na cidade.
Publicado em JORNAL O SERRANO
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 3/15/2010 02:02:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário