quarta-feira, 24 de março de 2010

SALVADOR PRESENTE NO I CONGRESSO ESTADUAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS

clip_image002 clip_image004

Por ASCOM-SUSPREV- 23-03-10

Durante os dias 17 e 18 de março de 2010, a cidade de Feira de Santana, sediou o I Congresso das Guardas Municipais do Estado da Bahia. O evento abordou a temática “Inclusão dos Municípios como Agentes de Prevenção à Violência”, buscando valorizar e ampliar as ações das Guardas Municipais, além de ratificar junto aos Gestores Públicos a importância de se investir nestas instituições. Mizael Freitas de Santana, Secretário Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos de Feira de Santana, abordou temas como: porte de arma de fogo, qualificação dos Guardas, o real papel da Guarda Municipal na sociedade desde a promulgação da Constituição de 1988, a municipalização da Segurança Pública e a criação de um Sistema Integrado de Segurança Pública .

O Professor Horácio Amorim, Diretor do Departamento de Educação Ambiental do Município de Feira de Santana, falou sobre a importância da atuação dos Guardas como agentes de preservação do meio ambiente. O palestrante defendeu a criação dos Grupamentos Ambientais nas Guardas Municipais. O Capitão Marcos Vinícius, do Corpo de Bombeiro-PMBA, apresentou a Brigada de Incêndio da Guarda Municipal de Feira de Santana. Já o Deputado Federal Roberto Britto palestrou sobre o tema “O reconhecimento das atividades periculosas do profissional das Guardas Municipais”.

O 3º Sargento do Corpo de Bombeiros-PMBA, Isnar Boaventura, falou sobre o tema “O papel da Guarda Municipal na Sociedade”. O militar explanou sobre a importância da utilização do guarda municipal como Agente de Prevenção à Violência, pelo fato de não carregar os estigmas existentes sobre as polícias. As inovações científicas no auxílio aos trabalhos das Guardas Municipais foram tema do palestrante Augusto Cesar Orrico, Presidente da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa.

Ao final, houve a entrega de troféus e medalhas para personalidades que contribuíram com o fortalecimento da Guarda de Feira de Santana e para a realização do evento. No total, 31 representantes de Guardas Municipais do Estado da Bahia estiveram presentes. A SUSPREV contribuiu de diversas formas: com a participação do GM Ubirajara Azevedo, comandante do GOC, que compôs a mesa; e com os integrantes do Nupe (os GM`s Renata Nascimento, Elza Carolina, Elenildo Barbosa e Ricardo Tavares), que distribuíram releases sobre a Guarda Municipal do Salvador e trocaram informações com agentes de segurança de outras Guardas. No evento, fechado com chave de ouro, houve também eleição, e com 49 votos, ficou decidido que a cidade de Serrinha vai sediar o II Congresso. As vagas foram disputadas pelas cidades de Luiz Eduardo Magalhães, Jacobina, Juazeiro, Alagoinhas e Serrinha.

NOEL TAVARES

ASCOM-SUSPREV

3183-8304

9984-2710

ascomsusprev@gmail.com

SDC11851 SDC11800 SDC11810 SDC11825

Nenhum comentário:

Postar um comentário