quinta-feira, 29 de abril de 2010

Unificação das polícias é aposta para Embu das Artes

O governo de Embu das Artes deu início, na última semana, a um ciclo de debates com os núcleos das Polícias Civil, Militar e da Guarda Municipal (GCM), cujo objetivo é elaborar um plano estratégico de segurança pública para o município, elencando como principal meta a redução dos índices de criminalidade e o melhor engajamento da ação policial em regiões onde o número de ocorrências policiais cresceu a partir do último trimestre de 2009.

Preocupado com o avanço dos números, o prefeito Chico Brito (PT), que liderou a primeira rodada dos debates, disse que o combate à criminalidade começa com a “união de forças das corporações policiais que podem atuar em parceria para coibir ações criminosas e oferecer à população um ambiente mais seguro”. Entre os projetos debatidos durante a reunião, o que mais reuniu adesões é a elaboração de ações educativas que visam a ampliação do policiamento ostensivo na cidade.

Foto: Divulgação

Reunião entre a Polícia Civil, Miltar e a GCM com a presença do prefeito Chico Brito

Segundo apurou a Gazeta SP, uma das primeiras mudanças que podem ocorrer já nos próximos meses é a provável unificação do sistema da GCM, da PM e da Polícia Civil responsável pelo recebimento de denúncias e registro de ocorrências. A intenção é garantir maior celeridade no atendimento aos chamados públicos e atuar fortemente no combate ao uso e comercialização de drogas, a porta de entrada para a criminalidade, segundo a polícia. Atuação nos bairros mais afastados e blitz em locais onde haja movimentação de criminosos também entram no pacote de ações do programa.

De acordo com dados divulgados pelo mapa da criminalidade do governo do Estado, Embu registrou, no quarto trimestre de 2009, uma taxa de 15,33 homicídios dolosos para cada 100 mil habitantes. Índice considerado baixo se comparado ao mesmo período de 2008, que registrou 21,15. Porém, o número de furtos saltou de 363,54,em 2008, para 390,98.O mesmo aconteceu para roubo com 427,39, em 2008, e 468,03 no ano passado. Outro aumento na criminalidade foi o número de furto e roubo de veículos que saltou de 215,85, em 2008, para 258, 35 em 2009.

O governo municipal trabalha agora para a redução dos números e anunciou medidas que complementarão a ação das polícias. Desde o ano passado, 62 câmaras de segurança foram instaladas na região central e no centro histórico para auxiliar o trabalho policial. Investimentos e melhorias na GCM também viabilizaram novas viaturas e equipamentos.

Retirado de: http://www.otaboanense.com.br/noticia/2337/unifica%C3%A7%C3%A3o-das-pol%C3%ADcias-%C3%A9-aposta-para-embu-das-artes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário