sábado, 1 de maio de 2010

Atividade delegada é uma conquista?

Autor: Marcos Luiz Gonçalves

gon%C3%A7alves_thumb[1]Estamos frente a uma ação unificada, ampla e abrangente da Polícia Militar em se envolver nos assuntos municipais, cada vez mais, obrigando os municípios a contratarem seus serviços.
Esta estratégia adotada não visa o problema de segurança pública, pois é obrigação da Polícia Militar se dedicar à comunidade e defendê-la de qualquer mal social. O que temos é uma afronta à população que se vê obrigada a contribuir com a manutenção da instituição que se torna um elefante branco. Fica óbvia a ineficiência do Estado no combate à violência, o que não se resolve simplesmente oficializando o BICO para o policial militar, o qual é digno e merecedor de um salário que supra suas necessidades básicas, mas não desta forma, aplicando uma jornada dura e, a nosso ver, ilegal, imoral e inconstitucional.
Quando se pratica essa oneração, deve-se entender que a comunidade contribui duplamente, pois paga seus impostos e taxas para ter uma prestação de serviço de boa qualidade, porém, quando o município passa a contribuir para a paga de um órgão ou servidor estadual, através de pagamento ou complementação de salário, tem-se a dupla contribuição, a qual deve ser discutida com a comunidade e não se ter a iniciativa e simplesmente comunicar a eficiência de uma solução tosca, sem fundamentação ou argüição comprovada de forma científica.
É consolidar a influência do militar na administração pública, o qual possui sua característica e essência, devendo ser utilizada na segurança pública e não na repressão pública, reprimindo atos, com demonstração de força, como presenciamos no convênio de fiscalização do uso do espaço público, lesando aqueles que representam, o povo, o qual é o elemento essencial.
As Prefeituras possuem suas responsabilidades e  não é de sua responsabilidade remunerar o servidor estadual, deve remunerar os servidores municipais, os quais são vítimas de políticas de desvalorização profissional, não se incluindo em reajuste que alcançam os trabalhadores da iniciativa privada, assim, este é um dos motivos que vemos e acompanhamos as constantes greves dos servidores públicos.
Em São Paulo, o convênio de atividade delegada aconteceu desta forma, os vereadores, compactuados, aprovaram a lei que prevê a criação de convênios por decreto, conforme a vontade do prefeito. O que se percebeu é a defesa de interesses pessoais e corporativos, pois não há razão de abrir mão de parte do orçamento municipal para pagar servidores estaduais.
São ações irracionais, sem lógica, que  nos levam a pensar o quanto somos manipuláveis. Somos meros bonecos que nas mãos do manipulador, fazemos o que é determinado sem pensar, pois as cordas que nos prendem forçam nossos movimentos.
Ainda sobre atividade delegada, o convênio firmado entre a Prefeitura da cidade de São Paulo e a Polícia Militar, especificamente na fiscalização ambiental, é imoral e de certa forma ilegal, pois se paga o órgão que tem competência de fiscalizar para fiscalizar. A Polícia Militar, conforme C.E., artigo 195, parágrafo único, é de sua responsabilidade a proteção do meio ambiente. O convênio firmado visa a proteção de área de proteção ambiental, definida por lei estadual, ou seja, é uma A.P.A. estadual, assim o município paga para o órgão estadual zelar por uma Area de Proteção Ambiental Estadual, inclusive já sendo objeto de convênio firmado, Operação Defesa das Águas, o qual define o papel de todos os envolvidos.
Constituição Estadual de São Paulo
artigo 195…
Parágrafo único - O sistema de proteção e desenvolvimento do meio ambiente será integrado pela Polícia Militar mediante suas unidades de policiamento florestal e de mananciais, incumbidas da prevenção e repressão das infrações cometidas contra o meio ambiente, sem prejuízo dos corpos de fiscalização dos demais órgãos especializados.
São incoerências que devem ser pensadas e consideradas na interpretação dos interesses, considerando o estreitamento do governo estadual e municipal, o qual define quem é o mandatário.
Agora pergunto:
Isto é democracia?
Imposição sem participação do povo.
Cabe lembrar que a revisão do plano diretor da cidade de São Paulo que exclui a vontade de participação das entidades, quando a Câmara Municipal se propõe a revisar, com possibilidade de aprovação, a revisão enviada pelo executivo, suprimindo dispositivos que coibiam práticas lesivas ao meio ambiente, privilegiando o setor imobiliário. Leia mais sobre o plano diretor da cidade de São Paulo…
Lembremos que o Prefeito Gilberto Kassab fez parte da diretoria executiva do CRECI, e ainda está com processo de cassação relacionado ao recebimento de doações do SECOVI, sindicato do setor imobiliário.
Desta forma vemos a atividade delegada como uma forma de suprir uma deficiência estadual e aumentar o ganho do profissional da  segurança. Não somente aumetar o ganho, mas impor ao servidor uma jornada exaustiva para o recebimento de valores abaixo  de suas expectativas, se relacionadas ao esforço dedicado. Ainda consideramos a capacidade de influenciar exercida, manipulando dados e vendendo caixas de verdades contendo mentiras. É o corporativismo, não aceita aproximação e luta contra tudo que se mostra diferente com medo de perder o que foi conquistado, uma mera atividade.

34 comentários:

  1. Apenas mais uma forma de extinguir as Guardas Civis. Não criam mais GCMs, não abrem concursos onde ainda há GCMs e delegam a competência das ações da GCM ao Estado, em contrapartida o Estado não se vê obrigado a abrir novos concursos para a PM extrapolando a carga horária da PM, e a prefeitura acaba pagando o salário dos PMs.
    A desculpa é que há o foco criminal , há muitos criminosos envolvidos entre as ações que a GCM atua, ora "pois", se há criminosos não seria obrigatoriedade da PM fazer valer a lei? ou recebem "extra" para não prevaricar? Uma vergonha!

    ResponderExcluir
  2. Esta é a grande verdade, é a forma de extinguir as Guardas Civis, concordo como o colega Ubirajara.
    Os principais criminosos, que cometem ofensas a todos os servidores, estão dentro de nossa casa.

    ResponderExcluir
  3. Essa atividade delegada à Polícia Militar é uma vergonha e uma tremenda falta de respeito para com a população que pagará em duplicidade para ter um serviço ineficiênte,pois está mais do que provado a ineficiência e despreparo da Polícia Militar em suas ações no conbate à criminalidade e em interagir junto à comunidade. Fato este facilmente comprovado através dos altíssimos índices de violência, nas inúmeras denúncias apresentadas todos os dias pelos meios de comunicação, fato este que também está em discussão na unificação das Polícias..vale lembrar que está é uma exigência da "ONU", pois este modelo de polícia oriunda da Ditadura e repressão só existe no brasil e em alguns países da Àfrica, portanto a Unificação e a Desmilitarização das Polícias é uma questão de tempo e um anseio da população.
    Enquanto o Agente Policial da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, o município mais rico do País..recebe um salário ridículo de menos de 1000 reais e já a praticamente 10 anos sem um aumento real e justo..onde recebemos sucessívos reajustes de 0,001% e deste modo, possuímos péssimas condições de trabalho.
    por outro lado emquanto que para nós agentes da autoridade assim como o PM..não recebemos nenhum benefício do município, o mesmo cria rapidamente do dia para a noite uma gratificação para beneficiar o funcionário do vizinho "Estado" em cerca de aprox. 1500 reais para beneficiar aprox. 10.000 PMS,ou seja, recapitulando..a GCM possui 7000 homens com um salário rídiculo de 1000 reais e há vários anos sem aumento esse abono é maior do que o salário pago pela Prefeitura de São Paulo para o Guarda Civil Metropolitano, daria para com esse montante pagar um salário de 5000 reais para cada Policial da GCM e ainda sobraria dinheiro..e com isso a população realmente teria um retorno na qualidade dos serviços prestados,pois como todos sabem a Guarda Civil Metropolitana é a primeira e única Polícia Comunitária do Brasil..!
    Hoje há aprox. 40 Coronéis PM aposentados infiltrados na Prefeitura da Cidade de São Paulo, é uma vergonhya, um desrespeito à população,pois os mesmos querem implantar a mesma truculência,ineficiência e ditadura da PM na Prefeitura,Secretarias e Guarda Civil.
    ESSES CORONÉIS PM INFILTRADOS NA PREFEITURA DE SÃO PAULO SE TORNARAM UM CÂNCER PARA O MUNICÍPIO E PRINCIPALMENTE PARA A GUARDA CIVIL QUE FREGUENTEMENTE SOFRE OS GOLPES E DIVERSAS TENTATIVAS DE DESMORARIZAR ESSA GOLORIOSA CORPORAÇÃO QUE É A GUARDA CIVIL METROPOLITANA.

    Solicito aos colegas Guardas Civis que encaminhem via e-mail manifesto de apoio à nós GCMs de São Paulo,pois a intenção da PM é desmorarizar e desarticular primeiramente a GCM de São Paulo para posteriormente lançar seus golpes para as demais GCMs do Estado e do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. "UREGENTE" Está explícito a afronta a LRF (lei de responsabilidade fiscal)LDO e LOA. Improbidade administrativa, o herário público está sendo onerado com este custo. O autor da matéria envie-a urgente ao MP (ministério Público) e a procuradoria geral do estado. São duas situações distintas: O fato de estarem manipulando os orgãos públicos contra as GCMs,de maneira legal é discutivel. Mas afrontar a Lei os principios constitucionas: Legalidade, Moralidade etc. é "INADMÍSSIVEL"

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso a criminalidade somente aumenta, principlamente na região central, imaginem o que está acontecendo nas periferias da Cidade, nossas escolas, hospitais, praças, parques, entre tandos outros abandonados.

    Gonçalves, mais uma vez sua sabedoria e experiência construiu esta brilhante abordagem.

    um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Caros amigos,
    A atividade delegada é uma afronta à população, seguindo a razão, a ABRAGUARDAS protocolou ADI no STF questionando o convênio firmado entre a PMSP e PMESP, assim aguardamos.
    O que nos causou indignação é as prefeituras do interior, tomando como base a atividade delegada na cidade de São Paulo, vendendo esta idéia absurda como solução dos problemas locais.
    As prefeituras devem investir em suas populações, resolvendo seus problemas, criando dispositivos que proprocionem uma melhor qualidade de vida aos seus servidores e comunidade.
    Valorizar o trabalho alheio é desmerecer o que se tem de melhor, consequentemente, admitir a incompetência do gestor local.
    Referente às representações, estamos em fase de elaboração, assim, em breve, estaremos protocolando no MP.
    Saudações,
    Marcos Luiz Gonçalves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Marcos, qual o número do processo da ADIN no STF, sou GCM e Presidente da Associação dos Guardas Municipais de Petrópolis-RJ, há um boato que, após as eleições, o Prefeito de Petrópolis RJ, irá contratar a PMERJ para a função delegada. att. Luis F. Neiva meu e-mail para resposta agmpetropolis@yahoo.com.br

      Excluir
  7. Caro Pereira,
    Conforme discutimos, quase que diariamente, estamos lutando por sobrevivência, enquanto isso, com a perda de nossa característica, estamos, cada vez mais, deixando de ser essencial a população e aos gestores da municipalidade paulistana.
    Forte abraço meu amigo,
    Gonçalves

    ResponderExcluir
  8. Caro Gonçalves, parabéns pela brilhante abordagem. Realmente conduz a uma reflexão com argumentos sólidos e coerentes. Outros municípios em que há políticos mais sensatos resistindo, como exemplo, Bauru, vêem com reservas esta manobra. Entretanto, aqui, o fisiologismo está escancarado. Lamentamos, pois não se discute as causas e sim aplicam-se velhos métodos em que quantidade,ou recursos transferidos estão associados a solução do problema. Entre as diretrizes do SENASP está previsto que o policial receba incentivos e em contrapartida invista em formação, descanso e qualidade de vida. A atividade delegada está na contramão das políticas nacionais de fomento à segurança pública com cidadania. Visa tão somente centralizar, concentrar ações de repressão em pontos específicos. Aumentando a quantidade de efetivo teoricamente teremos melhores resultados. Se fosse uma verdade absoluta sempre os maiores exércitos ganhariam, e refutariamos a estratégia, o conhecimento do terreno, etç...Trata-se como foi dito, com sabedoria, de um elefante branco. O prefeito e os vereadores aproximam-se da política do governo estadual de uma maneira perigosa, mais uma vez como se estivessem cuidando de interesses particulares e não públicos.

    Parabéns, Gonçalves! Não vamos esmorecer!!!!

    ResponderExcluir
  9. Como postei no blog de um grande amigo:
    Conduzidos por uma justiça "cega", aferidos em uma balança adulterada e administrados por "adversários", nos resta abrir os olhos e perceber que estamos caminhando no escuro, rumo ao abismo, orientados por "substitutos"...
    Acrescento:
    Já perceberam como a justiça estadual sempre de "mãos dadas" com a administração municipal?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito tempo a Policia Militar esta disposta a fazer de tudo, menos segurança para a população que é o seu papel primordial ou estou enganado? Daí surgem o crime organizado, a desordem e o poder paralelo(PCC)

      Excluir
  10. Isto que está ocorrendo, não é por acaso, isto é uma manobra articulada e calculada minuciosamente, pelas forças do além, do demônio. E infelismente tudo indica que nós gcm,s estamos sós nesta luta pela nossa volorização, (sem apóio do secretário da nossa pasta, cria do PSDB, que parece estar mais preocupado com a sua valorização pessoal). Neste momento temos que ser muito inteligente, de forma a não deixar brecha para aqueles que querem nos aplicar um golpe fatal e nos aniquilar.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de ler uma materia que fala sobre a atividade delegada na cidade de Bauru-SP,esta sendo discutido pela comunidade,vereadores etc...Esta proposta ridicula colocada pelo Sr.Prefeito!E uma vergonha!!!Querem acabar com as Guardas Civis,porque realmente nos estamos incomodando muita gente;isto porque realizamos nossa atividade com amor e honestidade.Abços à todos os irmaos GCMs.

    ResponderExcluir
  12. Não pode-se negar que a atividade delegada na cidade de São Paulo reduziu muito e quase exterminou a pratica do comercio ambulante ilegal. è mais uma prova da competencia do serviço policial militar.
    Se resolveu e é melhor para população que continue assim.

    ResponderExcluir
  13. Caro Rodrigo,

    A Polícia Militar tem seu mérito, porém não é o que se questiona. Se entrarmos na questão de logística e o apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, observe que a PM não faz milagre, ela dispõe de suporte advindo da prefeitura, o que não acontecia com a GCM.

    Desta forma caro amigo, elogio o trabalho da PM na região da 25 de março, porém comparo as condições, ainda dizer que não existe ambulantes, considere esta afirmação uma utopia.

    Assim se questiona a legalidade, pois não podemos sobrepor príncipios. Nossa entidade, a ABRAGUARDAS, mantém seu posicionamento contrário a atividade delegada, a qual não demonstra total eficiência, sendo que, o que vemos é uma campanha silênciosa, e esta sim eficiente, de marketing institucional, o qual, em momento algum visa as populações, trazendo gastos e onerando ainda mais os municípios, quando se suplementa, de forma ilegal, os vencimentos de servidores do governo estadual.

    Espero ter esclarecido nosso posicionamento.

    Saudações,

    Marcos Luiz Gonçalves
    Diretor ABRAGUARDAS

    ResponderExcluir
  14. Excelente expressão da nossa realidade Gonçalves ,sou novo gcm ,mas ja tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente no cfsu,são pessoas como você que nos traz esperanças de um amanhã melhor.A guarda nasceu com urbanidade e sempre terá , nossos principios já são de acordo com os estatutos dos direitos humanos só nos falta é sermos reconhecidos e tratados com dignidade principalmente por nosso prefeito.Espero por dias melhores !!! Um forte abraço irmão sangue azul . ALIADA PROTETORA E AMIGA juntos podemos.

    ResponderExcluir
  15. Caro sr. Marcos Luiz Gonçalves, não o conheço e pelo que pouco que li aqui, vejo que o sr. está bastante aprofundado em assuntos políticos relativos a sua classe trabalhista. Respeito e defendo esse mesmo respeito a opinião de todos quanto a defesa de interesses particulares e, não sejamos hipócritas em dizer que "sempre" defendemos os interesses "de todos" em detrimento do nosso. Mas não pude deixar de notar alguns comentários que me deixaram meio chateado em seu blog.
    1.Manutenção da instituição que se torna um elefante branco.
    Pq? Isso quer dizer que somos dispensáveis à uma população carente de segurança? E qual a solução? Me diga algo CONSTITUCIONALMENTE correto.
    2.Pois como todos sabem a Guarda Civil Metropolitana é a primeira e única Polícia Comunitária do Brasil.
    ???
    3.Nossas escolas, hospitais, praças, parques, entre tandos outros abandonados.
    "CF art 144 § 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei". ???

    Sou a favor de toda e qualquer manifestação de valorização salarial, humana e estrutural de toda organização, quer seja ela civil, militar, pública ou particular, mas devemos tomar cuidado para não cair no erro de tentar desvalorizar o trabalho dos outros em vez de mostrar a parte necessária e positiva dos nosso.
    Ah, sou policial militar há 10 anos, formação superior, não faço "bico" e me senti na obrigação de responder.

    ResponderExcluir
  16. mostrar a parte necessária e positiva DO nosso.

    ResponderExcluir
  17. Caro Márcio,

    Antes de qualquer manifestação, quero que veja em nós amigos, entenda que não somos contrários aos nobres milicianos, os quais proporcionam a segurança de nossas comunidades, através da atividade de policiamento, porém não podemos deixar de observar que o atual sistema de segurança pública é ineficiente.
    Quando afirmamos a ineficiência do sistema atual, nos colocamos nele, pois segurança pública não é praticada pelo particular e nós, como órgão de segurança municipal, ou segurança pública municipal, não nos excluímos das mazelas impostas pelos administradores públicos, desta forma, criticamos nosso "TODO PODEROSO". Agora vem a pergunta: Quem é o Todo Poderoso? A resposta é: São todos aqueles que detêm o poder de transformar, influenciar, potencializar, flexibilizar e mobilizar, ou seja, há o Todo Poderosa em todas as instituições e em todos os níveis organizacionais, que atuam, sempre, de forma política.
    Referente ao Elefante Branco, que fique claro que a expressão teve origem em um costume do antigo Reino de Sião, atual Tailândia, sendo o Elefante Branco um animal raríssimo e considerado sagrado, assim sempre que encontrado deveria ser dado ao Rei, assim não vamos discutir utilidade, pois o costume local não previa utilidade, mas sim sua manutenção.
    Caro amigo, da forma como se administra os órgãos de segurança pública, cada vez maior e distante das técnicas de administração contemporâneas, temos um modelo arcaico, mantido pela hierarquia, a qual define a necessidade institucional. Pense na quantidade de pessoas utilizadas nas atividades administrativas e logísticas, entenda que não houve a afirmação de que é, mas do que pode se tornar...
    Referente a valorização salarial, não vejo a atividade delegada como uma conquista, pois sujeita o operador a uma carga de trabalho maior que a permitida em nossa Constituição Federal, desta forma afirma-se a afronta, mas cabe a cada um avaliar a amplitude de suas ações, bem como suas consequências, assim afirmo que o desgaste do operador não compensa a paga. Se a atividade delegada é vista como uma conquista, então aproveite, mas lembre que você trabalha para viver, desta forma não penalize aqueles se colocam mais próximos, sua família, pelo simples fato de entender que é seu dever sofrer um desgaste demasiado em prol de afirmações enganosas. Valorização é receber a paga devida pela atividade desenvolvida!
    Referente ao patrimônio público municipal, ressalto que a responsabilidade é daquele que administra, pois nossas ações são direcionadas com foco no atendimento da vontade do Todo Poderoso.
    Não nos opomos aos operadores de segurança pública, nos somos contrários àqueles que tentam influenciar no gerenciamento institucional, impondo moldes pré-estabelecidos que, em nenhum momento, premiam o ser essencial, ou seja, aquele que executa a ação definida.
    Assim agradeço sua participação e acredito que seu questionamento só serve para enriquecer o conteúdo apresentado, pois nossa idéia e simplesmente apresentar tópicos para discussão, objetivando a participação de todos que se sentem envolvidos pelos temas propostos.

    Saudações,

    Marcos Luiz Gonçalves

    ResponderExcluir
  18. São competências distintas: Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana.

    Que é fato que uma jornada maior causa um desgaste maior não há dúvida, contudo cabe salientar que a atividade é voluntária e que "bico" é uma realidade, tanto na PM quanto na GCM.

    A diminuição dos índices de criminalidade nas regiões em que a Atividade Delegada foi implantada é um fato. Notadamente roubos e furtos.

    Lamento discordar do Sr. Marcos, mas cabe lembrar que a Guarda Municipal atuava em tais regiões e somente após o convênio com a Polícia Militar os crimes diminuíram nessas regiões.

    Fica então a questão: A Guarda Municipal atuava mal (desconsideremos a questão da usurpação da função da PM) ou a PM atua bem?

    ResponderExcluir
  19. E não estamos nem considerando que a Atividade Delegada tem como foco primário o comércio ilegal ambulante ("camelôs").

    A queda da criminalidade se deve a mera presença da Polícia Militar, que ao fiscalizar o comércio ambulante, inibe a ação de criminosos, pois ao que podemos observar, não ocorria quando a GCM estava presente, ainda que agindo de forma ilegal.

    Não vamos confundir os casos de flagrante delito, em que qualquer pessoa pode atuar como um representante do Estado, com o policiamento ostensivo que é uma função específica da Polícia Militar, conforme a CF e a GCM insiste em assumí-la.

    ResponderExcluir
  20. GCM não é qualquer um do povo!
    PM não é GCM!
    GCM não é PM!
    Atividade delegada é um absurdo!
    Aumento de criminalidade = ineficiência da PM!
    Diminuição da criminalidade onde há GCM = eficiência da GCM!

    ResponderExcluir
  21. Qual a função legal da GCM então? e qual o poder que efetivamente possui?
    Policiamento Ostensivo não é...
    Investigativo também não é...
    E então?

    ResponderExcluir
  22. Caro Anônimo,

    Referente ás funções das GCMs, que fique claro que sua competência esta relacionada a norma que a regulamenta, assim inexiste padrão de atribuições. Cabe ressaltar que o poder de polícia exercido pelas GCMs está no poder fiscalizatório imposto ao particular, desta forma, através de práticas de policiamento, as GCMs atuam na fiscalização de trânsito, fiscalização ambiental, patrulhamento escolar, patrulhamento da orla marítima, fiscalização do comércia ambulante, proteção do patrimônio público municipal, dentre outros que não cabe enumerar, isto devido a se extender um assunto que não produz efeitos no contexto explorado. Contribuindo com o enunciado, sobre atribuições das GCMs, a GCM de Dourados possui convênio com o DETRAN MS, cabendo a fiscalização do veículo e do condutor, esta prática é legal devido o acordo firmado entre os entes, cabendo ressaltar a semelhança da ação delegada, objeto principal deste artigo.

    Assim, a prática do policiamento não se caracteriza por exclusividade institucional, mas sim pela atividade exercida. Só para conhecimento e ilustrar nossa explanação, no Estado de São Paulo há o policiamento ferroviário, reponsável pela manutenção da ordem nas ferrovias paulistas, para tanto basta observar os dizeres em seus dísticos e emblemas.

    Um assunto interessante, citado por este anônimo, é o serviço investigativo, utilizado para levantamento de dados, o qual tem um objetivo específico, inclusive fornecer subsídios às ações planejadas, as quais dependem de informações, inclusive como o acompanhamento próximo de equipes sem identificação, não se confundindo com a competência da polícia judiciária, a qual tem o policiamneto investigativo, porém com finalidade específica, desta vez sim com exclusividade constitucional, voltado para a solução de casos que o polciamento preventivo não conteve. Se analizarmos o levantamento de dados como uma prática ilegal, caberia ilegalidade ao serviço reservado da digna instituição Polícia Militar, o qual, comsideramos, inquestionável sua legitimidade e importância.

    Concluindo, não há ato normativo que regule a ação da GCM, a não ser aquele que a cria e lhe atribui competência. Está palavra, competência, deve ser objeto de estudo e talvez a inspiração de um novo artigo, o qual poderia explorar seu conceito de forma mais técnica, exluindo o achismo.

    Saudações em azul-marinho,

    Marcos Luiz Gonçalves
    Diretor Abraguardas

    ResponderExcluir
  23. Prezado Marcos,

    Que fique bem claro: nada tenho contra a GCM como instituição, nem a seus integrantes...

    A questão é puramente quanto a competência e atribuições legais e legítimas...

    A realidade de fato é que a Polícia Militar e Civil sofrem da crônica crise de identidade.
    Uma tentando atuar na área da outra; e o pior: não se comunicam, ou seja as informações não são compartilhadas e por óbvio o resultado final é o que vemos.

    Nesse conflito surge a GCM...

    Acredito que a intenção das GCM seja a melhor possível e em alguns casos atua (de fato, porém não de direito) onde ambas Corporações deixam de atuar, porém isso não legitíma o ato.

    ResponderExcluir
  24. É inacreditável ainda hoje ver que ainda existem pessoas que teimam, por pequenez ou coisas do genero, em permanecerem cegas a realidade dos fatos discutindo o 'sexo dos anjos', coisa que em nada colabora para amenizar a chaga da crimininalidade permanente que assola a sociedade brasileira.
    Sou Gcm, e basicamente costumo ver 3 tipos de pessoas que ficam dando murro na ponta desta faca, que são:
    1-alguns criminosos, quando a casa caiu (devido a atuação da Gcm)
    2-cidadãos que se acham os maiorais, (igualmente quando da atuação da Gcm)
    3-Alguns policiais militares, infelizmente por terem assim aprendido e abraçado cegamente esse mote retrógrado e extemporâneo em seus cursos de formação policial militar.

    Ao invez de ficar marcando passo nesta utopia, tomem as devidas providencias !, entrem com ações junto ao STF questionando a existencia, competencia e atribuições das GCM's do Brazil, faltam-lhes o que para isso ??? afinal voces que tanto questionam as GCM são os senhores da verdade !!!

    Quanto ao assunto em tela 'atividade delegada', sou contra não por ser Gcm, mas sim pois dentre varios motivos, saber que o estado não o fez para aumentar a segurança dos cidadãos (isso é terciario), o fez pois é impossivel eles conseguirem nos extinguir juridicamente então a melhor forma é nos minar, sugando verbas municipais que poderiam melhor aparelhar, formar e remunerar as GCM'S.

    ResponderExcluir
  25. Ou seja...
    A legalidade do ato (ações da GCM) "não vem ao caso".

    Mas a suposta ilegalidade da Atividade Delegada vem...

    Se a Prefeitura entendeu ser necessária a criação do convênio com a PMESP, é um forte indício de a mesma (Prefeitura) ou percebeu o carater ilegal das ações da GCM, no que tange a fiscalização do comércio ambulante, ou a ação da GCM era ineficaz; ou ainda: ambos os casos.

    Num estado democrático de direito, as ações das autoridades policiais primam pelo correto cumprimento das leis existentes.

    Quando isso não ocorre... e isso é muito frequente, seja a GCM atuando como autoridade policial, ou a PM atuando como polícia judiciária, o resultado é bem visível, mais criminosos na rua, situação essa derivada de uma ação ilegítima.

    ResponderExcluir
  26. E a pura admissão da incompetência .
    A Prefeitura da Cidade de São Paulo é da PM.
    Militarização já!

    ResponderExcluir
  27. GMs, vcs aprenderam com quem a ser guardas? Não cuspam no prato que comem , Vcs simplesmente pegaram o que ficou para trás e que deixamos , que foi o regulamento e o uniforme, somos 102 mil homens na ativa em São paulo, agora vem vcs e querem ensinar nós policiais militares e civis a ser policia??? Cada qual em seu mundo , agora vcs não falam ... Os parques estão abandonados tem guarda querendo ser militar usando boinas e camuflado abordando dando uma de stive , vcs não honram nem a profissão não tem coragem nem de falar que é guarda! Por que? Dever!! Vcs não tem nem obrigação, esse é o carma? Só por que trombam com algumas ocorrências já estão achando que estão resolvendo o problema da sociedade!!! CHOQUE!!!

    ResponderExcluir
  28. Quem são vcs pra falarem de competência????vcs são tão competentes que nem suas obrigações vcs cumprem, os parques , os hospitais, as escolas municipais estão todas abandonadas.......não critiquem a delegada pois se hoje existe a delegada e pq vcs não tiveram capacidade...KASSAB pra GOVERNADOR

    ResponderExcluir
  29. KKKK
    Kassab para Governador, só na cabecinha dos idiotas.
    Agora, com estes cara ai de cima tem que ter muita paciência, é só besteira.

    ResponderExcluir
  30. GCM METIDO A BILÃO, E O RETRADO DE UM HOMEM FRUSTRADO POR NÃO SER PAPA MIKE.... QUEM É VC GCM P/ FALAR MAL DA MINHA PM, QNT TEMPO DE HISTÓRIA TEM A SUA CORPORAÇÃO, O QUE ELA REPRESENTA NA HISTORIA DO PAIS....

    ResponderExcluir
  31. Calma amigão! leia um pouco mais a história do Brasil e verá quanto tempo teve a GCM e que a DITADURA MILITAR a fêz sumir do mapa fundido-a com sua corporação. tornando uma só ,a PM. Vcs. assim como nós somos os urubus da sociedade limpando o lixo e a sujeira de todos ou não é?Roubaram alí, quem chamam? tão dando tiros alí, matando alí, fazendo merdas alí, sequestrando alí, urinando alí, defecando alí, fazendo sexo alí...quem chamam??? Voces ou nós ou não é assim? quanto vale a vida de um policial ou de um GCM como gostam de falar? quanto vale para nossos filhos, esposa , mãe , pais, irmãos,o Maximo que poderemos ser um dia é um herói,mas quero se-lo vivo e você? pra que degladiar-nos se ganhamos todos umas ninharias e precisamos viver de bicos né não! Somos URUBUS E LIMPAMOS AS CAGADAS DOS OUTROS! Ou não?

    ResponderExcluir
  32. muito se fala e nada se faz ,entro em muitos saites de gcm e o que dá para se perceber e que as gcms do interior está trabalhando e muito e so entrar no amigos da guarda .não se ganha o jogo so no blá.blá.blá...agora aqui em sp e so politica .uma politica suja e podre infelismente dá nojo .estou cansado ,de tudo isso

    ResponderExcluir