sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Guarda Civil Metropolitana participa do Festival “Revelando São Paulo”

 Imagem do post


A Guarda Civil Metropolitana participa do evento “Revelando São Paulo”, entre 15 e 23/9, no parque municipal do Trote, em Vila Guilherme, zona norte da cidade. A finalidade da GCM é divulgar algumas ações e projetos desenvolvidos pela corporação, através de stands da Guarda Ambiental, do Canil, da Campanha do Desarmamento e das Casas de Mediação de Conflito. Nos stands há exposição de banners com fotos, vídeos, viaturas, uniformes da corporação, além disso, são distribuídos à população panfletos e folders com informações sobre as ações e projetos, e telefones de contato e endereços das Inspetorias em casos de entrega da armas e Casas de Mediação de Conflito.
Em sua 16ª edição, o evento organizado pela Secretaria de Estado da Cultura tem a proposta de difundir a diversidade da cultura tradicional do Estado em uma grande celebração multicultural reunindo artesãos, grupos de danças típicas e manifestações das sabedorias caiçaras, caipiras, tropeiras, quilombolas e indígenas de mais de 200 municípios. Além das apresentações serão instalados 90 espaços de culinária e 120 de artesanato, serão realizados também cortejos pelas ruas da capital.
GCM Ambiental
A Guarda Ambiental possui 540 GCMs responsáveis pela segurança das Áreas de Preservação Ambiental. Para o trabalho, contam com 52 viaturas, 37 picapes com tração nas quatro rodas, motocicletas, além de três barcos, e uma lancha. Rotineiramente, a corporação realiza ainda e sobrevôos de helicóptero em ações integradas com a Defesa Civil, Subprefeitura e Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
A fiscalização integrada, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, no âmbito da Operação Defesa das Águas e do Gabinete de Segurança tem o objetivo de impedir a reocupação e a expansão de construções irregulares em áreas de risco e de interesse ambiental e proteção do meio ambiente.
A cidade de São Paulo conta com 130 perímetros prioritários de controle, rigorosamente fiscalizados, num leque de proteção que soma mais de 70 milhões de m². Em cinco anos e meio, a Guarda Ambiental realizou 13.275 desfazimentos, além de 8.953 notificações e 539 multas, como resultado das mais de 100 mil rondas realizadas pela GCM Ambiental.
Canil
A missão do Canil é contribuir para a manutenção da ordem urbana, através do Policiamento Comunitário, principalmente em parques, praças, eventos e operações da GCM, pois o cão com seu faro e visão apurados consegue alcançar locais de difícil acesso, auxiliando a localização de pessoas em situação de risco, por exemplo.
Campanha do Desarmamento
A Prefeitura de São Paulo, por meio da GCM recolheu 4.671 armas, o que significa ter 260 vidas poupadas com base em estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) segundo o qual, para cada 18 armas recolhidas uma vida é poupada. A GCM possui 34 postos de recolhimento de armas em toda a cidade e atua em parceria com igrejas de várias denominações e outras organizações como o Instituto Sou da Paz. Criou Comitê de Controle de Armas e Desarmamento que tem por objetivo apoiar o melhor controle de armas, arsenais e formentar a destruição mais rápida de armas apreendidas e recolhidas.
Com um total de 18 postos em funcionamento, em unidades da GCM e no Parque Ibirapuera, como parte da Rede de Mediação para evitar que pequenos conflitos acabem na delegacia, no judiciário, no pronto socorro ou no cemitério. A previsão é ter pelo uma no território de cada Subprefeitura. Os mediadores são treinados pelo Centro de Formação numa parceria com as Secretarias de Direitos Humanos, Verde e Meio Ambiente, Educação e Justiça e Cidadania, que fazem parte da Rede. Articulação com Defensoria Pública e Judiciário. A população pode obter mais informações pelo telefone 153 ( que funciona 24h).


Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário