sábado, 15 de setembro de 2012

Guarda Municipal de volta redonda mantém fiscalização da Lei Seca


Com a aprovação em 19 de junho de 2008 da Lei 11.705 - conhecida como Lei Seca, a Guarda Municipal de Volta Redonda tem acompanhado a movimentação dos veículos pelas ruas da cidade para fazer cumprir as modificações no Código de Trânsito Brasileiro. Segundo informações do gerente da GM, João Batista dos Reis, ainda há casos de acidentes por embriaguez na cidade, mesmo com a fiscalização.
- As pessoas estão pensando duas vezes antes de pegar o volante alcoolizado, mas ainda temos vários acidentes e até denuncias de condutores embriagados - explicou João Batista.
Ele afirmou que a Guarda Municipal está aguardando a aquisição do etilômetro (aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcóolica em uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmões), mas que estão fazendo acompanhamento direto nas ruas e avenidas.
- Quando constatamos que um determinado veículo está sendo mal conduzido ou que houve acidente porque o motorista estava embriagado, levamos a pessoa à presença da Polícia Rodoviária Federal para fazer o teste do bafômetro. Caso o condutor se recuse a fazer o teste, a Guarda Municipal gera multa, que é considerada gravíssima, no valor de R$ 955,70, e apreendendo a carteira de motorista no ato, o mesmo podendo acontecer com o veículo - explicou.
NO período de agosto de 2009 a agosto de 2012 foram registrados 8.154 acidentes sem vítimas de acordo com o Brat (Boletim de Registro de Acidente de Trânsito), sendo 50 casos de acidentes com sinais de embriaguez.
A Guarda Municipal tem promovido palestras e programas educacionais em escolas e empresas, a fim de conscientizar as pessoas sobre os riscos de dirigir alcoolizado. O comandante da Guarda Municipal, major Luiz Henrique, afirmou que a corporação está aberta às solicitações de todas as escolas do município.
Entenda a legislação
A chamada Lei Seca proíbe o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg por litro de ar expelido no exame do bafômetro. O infrator fica sujeito à pena de multa, suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e detenção, dependendo da concentração de álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário