segunda-feira, 15 de outubro de 2012

GCM veta skate na praça Roosevelt, em SP

Prefeitura nega proibição, mas jovens dizem que guardas reprimem uso do espaço reinaugurado sábado - Marcio Alves do Metro São Paulo

Guardas abordam skatistas na praça Roosevelt / André Porto / Metro



Não durou uma semana. Apenas cinco dias depois de reinaugurada, a praça Roosevelt, em São Paulo, não é mais um lugar onde skates, bicicletas e patins são bem vindos. Segundo frequentadores, desde anteontem, agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitanta) começaram a coibir a prática desses esportes na praça. Quem insistia era ameaçado com gás de pimenta. As regras de uso do local ainda não foram estabelecidas, na semana (...)

A corretora de imóveis Mariana Roquetti, de 26 anos, diz que os guardas intimidavam todos os skatistas, inclusive os que estavam apenas de passagem. “Até quem estava com o skate debaixo do braço foi abordado pelos GCMs”, diz. A vendedora Fernanda Printezz, de 22 anos, reclama da truculência dos agentes. “Não precisava de spray de pimenta. Eles pareciam os xerifes do lugar.”
que vem, a Associação da Praça Roosevelt vai se reunir com a Subprefeitura da Sé para definir as normas.

Questionados por frequentadores da praça, os guardas afirmaram que o pedido para vetar o uso de skates, bikes e patins foi feito por frequentadores e pelos donos de bares do entorno, que alegaram barulho. A Associação da Praça Roosevelt nega ter feito o pedido aos guardas.

Desde sua reinauguração, no sábado, a praça virou a sensação dos praticantes de esportes radicais. Eles usam as escadas e bancos para realizar manobras. O espaço ficou mais de dois anos em reforma, a um custo de R$ 55 milhões.

A Secretaria de Segurança Urbana diz que as bikes, skates e patins não estão proibidos, e nega que os agentes da GCM estejam retirando os skatistas de forma truculenta, usando spray de pimenta. De acordo com a pasta, a presença da guarda no espaço visa apenas garantir a segurança e integridade física de todos os frequentadores da praça.  

Fonte: Noticias Band / Blog do GCM Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário