sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Analisando a Lei nº 16.239, plano de Carreira da GCM.

Recentemente após um longo e desgastante processo de “negociação” tivemos a edição da lei que institui a nova carreira da GCM que transformou os cargos antigos em cargos técnicos QTG .

O plano foi o resultado de um estudo aprofundado que se iniciou em janeiro de 2013, com a Port. do Cmte. Bias determinando a criação de grupo de estudo para propor minuta da reestruturação da carreira, já naquela época foi muito comentado a valorização dos cursos universitários.

Em 2014 ingressou na mesa de negociação esta questão, foram infindáveis reuniões com as entidades representativas e SEMPLA.

Nunca antes um plano foi tão amplamente divulgado, discutido e estudado, o principal objetivo era corrigir as distorções do passado e pensar a GCM de uma forma nova, implantando um sistema de evolução funcional que pudesse garantir a todos o acesso a carreira.

Infelizmente algumas das reivindicações iniciais foram negadas pelos órgãos técnicos de SEMPLA, mas no final o resultado foi bem superior aos planos anteriores, principalmente para quem ingressa agora na Corporação.

O plano de Carreira não veio para corrigir a questão salarial, que será discutida novamente na mesa de negociação, o acordado com o governo foi que se acertaria a carreira neste primeiro momento, pois já se encontrava há muito tempo estagnada.

Mais de 92% dos guardas já aderiram ao plano e ainda temos muitas dúvidas que estão sendo colocadas, elencamos abaixo algumas das questões que nos foram encaminhadas:

1ª – Optei e fui integrado no cargo de GCM 2ª Cl., não ganhei nada, por ter de 3 a 6 anos de 2º Cl. e somente irei a 1ª Cl. em 1ª de janeiro de 2017 decorridos os 24 meses de efetivo exercício?

Rp – Não, teoricamente o GCM que foi integrado no mesmo cargo de 2º Cl. pode acessar ao cargo de 1ª Cl. agora, assim que sair a listagem de integração, desde que tenha mais de dois anos de efetivo exercício de 2ª Cl., isso pela aplicação do artigo 56 da lei que fala que o tempo de efetivo exercício anterior será validado, para os guardas que foram integrados no mesmo cargo.
Isso para fins de progressão e promoção vertical e horizontal.
Para quem possui mais de três anos de 2ª Classe é interessante aguardar março de 2016 e acessar a próxima letra e na sequencia pedir a promoção para o cargo de 1ª Classe ai você terá um aumento maior, está sistemática a princípio se aplica também para os Inspetores que foram integrados no mesmo cargo, cabe observar que o interessado deve cumprir as exigências do artigo 17 da Lei.

2ª – Fui integrado no cargo de GCM Cl. Especial e conforme o artigo 46 da lei a promoção vertical poderá ocorre no ano de 2016, serei então promovido a CD em março de 2016, conforme prevê o § único do artigo 18?

Rp. Esta exceção não é obrigatória, mas foi acordada na mesa de negociação e depende de expedição do Decreto, que já está com sua minuta tramitando na SMSU e traz as condições para que a Promoção ocorra já em março de 2016, bem como apresenta a pontuação para o tempo de serviço, tempo no cargo, cursos e diplomas de níveis universitários, a princípio temos informações de que a pontuação da antiguidade será mais valorizada permitindo assim que os mais antigos tenham uma melhor colocação.
A previsão é que tenhamos aproximadamente 600 vagas de CD e 40 vagas de Insp. de Agrupamento, que serão preenchidas mediante os melhores colocados no processo de pontuação, esta promoção vertical se aplica somente aos cargos de: CE para CD; SUB para Insp.; e Insp. Div para Insp. Agrupamento, conforme prevê os artigos 18 à 21 da Lei.

3ª – Não concordo com o plano de carreira, e não vou assinar, serei prejudicado por isso?

Rp. Sim, aconselhamos que todos optem, pois é como diz o velho ditado “se fugir o bicho pega se ficar o bicho come”, caso o GCM não assine ficará estagnado na lei antiga, não terá direito a evoluções, aumentos gerais ou aumento de gratificações já instituídas, tudo terá que ser via judicial sem garantias de ganho efetivo.
A lei 13.768/04 pode até ser questionada quanto a abertura de vagas para promoção, mas se a Administração abrir somente uma vaga estará cumprindo a lei antiga que não tem obrigatoriedade de número de vagas abertas em relação ao efetivo total, tal como existe na lei nova.
Na lei 11.715/95 é pior, pois a abertura de vagas depende da vontade da Prefeitura.
Por fim pedimos a todos da lei 13.768 e 11.715 que optem para a lei nova, existem outros meios de se conseguir êxito financeiro e de cargos em eventuais ações mesmo como optante.

4º - Preciso realizar curso de CD para assumir a função?

Rp. Na Lei nova inexiste exigência de curso para assumir o cargo, o que temos é a obrigatoriedade de “cursos” durante a permanência no cargo.

5ª – Existe algum tipo de ação jurídica que posso entrar para corrigir o que considero injusto na lei?

Rp. Ações contra o texto puro da lei não conseguirão prosperar, por conta da “opção”, ou seja, o judiciário entende que se o servidor optou pelo regime novo deve aceitar aquilo que é de bom e o que é de ruim, não pode separar as condições que a lei oferta, para somente obter proveito do que há de bom, mas existem outras formas que não atacam diretamente a lei, as quais iremos expor em um tópico especifico.

6ª – Sou CD sem nível universitário e fui orientado por um “advogado” que posso permanecer sem optar e ingressar com Mandado de Segurança, ou outra ação pedindo tutela antecipada, garantindo minha vaga de inspetor criada pela Lei Nova.

Rp. Existem muitos profissionais da área do direito, na área administrativa não é qualquer advogado que está verdadeiramente credenciado para ajuizar ações, entendemos que inexiste possibilidade jurídica de se atacar os efeitos de uma lei a qual sequer o servidor não está inserido.
Portanto é muito improvável que haverá ganho de causa, pois como não optante, o CD não terá condições jurídicas de ingressar com medida objetivando questionar a lei nova, ele está fora do regime jurídico novo. 
Este é um alerta pois se o CD não optar no tempo correto poderá perder a integração e nem com SUB será aposentado.
O CD pode optar e terá condições de questionar com base em outros quesitos jurídicos os quais iremos expor em tópico especifico.
Aconselhamos que o CD sem nível universitário se matricule e faça o curso exigido, hoje temos cursos EAD com baixo custo que podem propiciar ao CD ir a inspetor até 2019.

7ª - Fui integrado como 1ª Cl. para o cargo de CE tenho que fazer concurso ou submeter a listagem para vagas de CE?

Rp. Para acesso aos cargos de 1ª Cl., CE, Sub, Insp de Divisão e Insp. Superintendente o GCM precisa somente ingressar com requerimento na exata data que completar 2 anos de efetivo exercício no cargo anterior, lembrando-se que deve ainda cumprir as exigências do artigo 17 da Lei Nova, pois para estes cargos não existe a necessidade de abertura de vagas, as vagas são do nível e não da categoria do cargo.

Caros amigos quaisquer dúvidas enviar o questionamento para o email abraguardas@gmail.com, estamos à disposição para responder as dúvidas que aparecerem.


106 comentários:

  1. Assinei o novo plano como subinspetor e solicitei a integração no cargo de inspetor pois terminei o superior este ano, terei que esperar quanto tempo para a integração no cargo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo vc deve apresentar o Certificado, e será integrado, pode ser que a Administração negue a principio por falta de vagas, mas ai deve-se ingressar judicialmente, buscando seu direito, cabe ressaltar que existe previsão de ingresso de 1500 guardas e se isso for confirmado não haverá necessidade, bem como deve aguardar a publicação no cargo de subinspetor.

      Excluir
    2. Já foi publicado como Subinspetor e até o momento nada, já posso entrar com uma ação para garanti o meu direito a integração para Inspetos

      Excluir
  2. Bom dia.
    Sou 2ª Classe e já tenho dois anos e 8 meses na função e optei pela nova carreira.
    Devo aguardar publicação no diário oficial ou posso já fazer a solicitação para enquadramento para 1ª Classe?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. TERIA QUE SER ANALISADO NO MOMENTO DAS DISCUSSÕES, AGORA É TARDE!!! A IMPORTÂNCIA FICOU PARA TRÁS!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom, Parabéns a todos, estou aguardando a reestruturação dos cargos e salários para dar entrada em minha aposentadoria, que Graças a Deus vai me render três salários minimos 2.200,00 até da para viver. muitos nem isso tem, eu, sem casa para morar, sem plano de saúde sem saúde, .. bem, nem tudo esta perdido, vou fazer bico, até meus últimos dias. isto é se derem a mim uma funcional de aposentado com direito a porte de armas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não irão dar uma funcional com direito a porte, pois a legislação é omissa neste aspecto.
      Quanto ao fato da reestruturação no aspecto salarial é resultado da falta de união de todos. Portanto estamos colhendo o resultado do comodismo de cada um.

      Excluir
    2. Se a guarda inteira se unir não vai adiantar pois quem manda é o prefeito e o sindicato. Então saiba votar.

      Excluir
  5. Exaustivas reuniões ???
    Lei ótima ???
    So para inspetores e CDs !!!
    Não souberam nem discutir a questão do abono de permanência

    ResponderExcluir
  6. não foi regulamentado as letras ainda, não foi regulamentado as pontuações para a mudança de nivel. não tem previsão nenhuma para vagas pois para cd vai passar 1.500 cd ai vai ser só chefe piada. não regulamentou ainda a paridade e integralidade apenas para 1999 a 2003 tem. resumindo brasillllllll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi informado o decreto de regulamentação já está tramitando e atualmente está em sempla.

      Excluir
  7. Boa Noite ,

    Optei pelo novo Plano mais sou 1ª CL Read pitado com Laudo Auditivo Definitivo e vou a CD .
    Minha pergunta é ?
    Em Agosto de 2016 vou poder acessar a Sub nessas condições .
    GCM 1ª CL ZANATO
    IRDAM PQ DO CARMO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a) ter, no mínimo, 300 (trezentas) horas de cursos de aperfeiçoamento relacionados à
      área de atuação durante a permanência na categoria;
      b) ter, no mínimo, 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício na categoria em que
      se encontra;
      c) não ter sofrido pena de suspensão nos últimos 12 (doze) meses;
      d) não ter mais que 5 (cinco) faltas injustificadas nos últimos 12 (doze) meses ou mais
      que 10 (dez) faltas injustificadas nos últimos 24 (vinte e quatro) meses;
      e) obter pontuação mínima na avaliação de desempenho, nos termos da
      regulamentação vigente;

      Para ir a SUB a questão da readaptação não será exigida, somente os quesitos acima.
      Portanto se o Senhor cumprir as exigencias acima irá a Sub em 1º de janeiro de 2017.

      Excluir
  8. Caro cd no seu ponto de vista como fica a situação para promoção vertical dos readaptados físicos com avaliação psicológica ok e que possuem porte de arma ok ? " haverá impedimento ou não" tendo em vista funções semelhantes dos outros colegas . Tks pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso o GCM readaptado tenha o porte de arma OK não será impedido

      Excluir
    2. Bom dia

      No caso sou read restrita, mas meu psicológico ainda esta valendo ate 07/2016, mesmo assim consigo concorrer?

      Excluir
    3. Cara amiga, alem do psicológico vc deve estar em dia com o EQP. muitos readaptados já estão com o EQP em dia, justamente objetivando a promoção para CD.

      Excluir
  9. Essa reestruturação nasceu falida, a carreira nem sequer iniciou e já está travada, porque entre outros motivos a Corporação não tem atrativo nenhum para os recém-formados, 150 não assumiram ou foram embora, e os 350 restantes estão com 1 pé fora. Então, tem 20, 25% do efetivo rindo a tôa e o restante é só pela graça de Deus. Fazendo DEAC igual loko isso quando pagam.

    ResponderExcluir
  10. OS RESPONSÁVEIS PELAS REUNIÕES E "ACORDOS", NÃO ADIANTA AGORA CHORAR O LEITE DERRAMADO!!! TUDO ISSO JÁ FICOU PARA TRÁS!!! CHEGA DE ASSUNTO QUE NÃO IRÁ MUDAR MAIS NADA!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. BOA TARDE.... UM ABSURDO A SMG NAO MANIFESTAR SOBRE UMA COISA QUE JA ESTA CERTA E APROVADA!! QUE TANTO IMPASSE PARA LIBERAR UM FORMULARIO DE APOSENTADORIA DE DIREITO DO GCM.....VAMOS PARAR DE BRINCAR CONOSCO E RESPEITAR NOSSA CORPORAÇAO COM DIGNIDADE, RESPEITO, EDUCAÇAO ......ESTAMOS CADA VEZ MAIS CANSADOS E DOENTES POR CAUDA DESSAS BUROCRACIAS RIDICULAS....ACORDA POVO DO SEMPLA...CAIA NA REAL!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palhaçada desses malditos da sempla ,vamos acordar abraguardas ,processo neles.

      Excluir
    2. Agora saiu quero ver quantos machos vão? Vão sugar ainda muitooooo

      Excluir
    3. saiu sim... mais nao liberou!!! estao segurando no DTRH.... nao foi para as bases!!!! que burocracia meu DEUS..... quero ir embora!!!! CADE A EDIR SALLES NESSE MOMENTO???? so ela pra tocar o horror mesmo!!!! inventam sempre uma desculpa...aniversario da guarda dia 15..... esperando uma tal de NORMATIVA!!! nao vejo a hora de ir embora logo dessa gcm!!!!

      Excluir
  12. Sou 2 cl desde 2010 e vou a 1 cl.
    Irei a CE automaticamente ou preciso preencher algum formulário? Isso já será possível no próximo ano ou tenho que esperar mais 2 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seção III
      Da Progressão
      Art. 17. Progressão é a passagem do servidor do Quadro Técnico dos Profissionais da
      Guarda Civil Metropolitana da categoria em que se encontra para a categoria
      imediatamente superior, dentro do mesmo nível da carreira, em razão dos seguintes
      critérios:
      ...
      II - para as categorias 3 e 4 do nível I:
      a) ter, no mínimo, 100 (cem) horas de cursos de aperfeiçoamento relacionados à área
      de atuação durante a permanência na categoria;
      b) ter, no mínimo, 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício na categoria em que
      se encontra;
      c) não ter sofrido pena de suspensão nos últimos 12 (doze) meses;
      d) não ter mais que 5 (cinco) faltas injustificadas nos últimos 12 (doze) meses ou mais
      que 10 (dez) faltas injustificadas nos últimos 24 (vinte e quatro) meses;
      e) obter pontuação mínima na avaliação de desempenho, nos termos da
      regulamentação vigente;
      ...
      § 1º Cumpridos os critérios fixados neste artigo, a progressão dar-se-á mediante
      requerimento específico do servidor e os efeitos serão a partir da data da entrega do
      referido documento, desde que atendidos todos os requisitos, exceto na hipótese do
      inciso I deste artigo.
      § 2º Caberá à Unidade de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Segurança Urbana analisar o requerimento e instruir os atos para a formalização da progressão.

      Excluir
    2. Se cumprir todos os requisitos, poderá pedir a progressão em janeiro/2017!

      Excluir
  13. Boa noite Senhores! No dia 28/08/2015 passei por terapia no HSPM a partir das 08h00 até as 12h30 e consulta no horário da tarde sendo dispensada as 16h00. Trabalho na Zona Leste e devido a demora do retorno, não me apresentei no meu local de trabalho onde estava escalada das 06h00 as 18h00. O Decreto nº 46.114 de 21/07/2005 diz que o a ausência é considerado como de trabalho. É correto o Gestor me dar uma falta justificada!

    ResponderExcluir
  14. Eu gostaria de pedir licença aqui para os companheiros para comentar algo que não tem nada a ver com o tema proposto. Eu gostaria de comentar sobre a insensibilidade do comando ao tratar do acidente fatal que vitimou o GCM Bornato, o nosso irmão estava se deslocando para assumir o serviço, como sempre fez com honradez e ombridade e foi acometido por esta fatalidade e seu corpo ficou ao solo por horas e horas e os colegas que ali estiveram presente o fizeram por conta própria. Não fosse o apoio das GCMs de Santos e São Vicente o quadro seria ainda pior. E mais uma vez a Maior Guarda Civil do Brasil aquela que deveria servir de exemplo para todas as Guardas envergonha o Azul. As entidades representativas deveriam cobrar do comando um apoio maior sobretudo em casos de falecimento do Guarda e seus familiares. E quanto de nós moramos na região metropolitana? Muitos!!!!!!! E é um episódio após o outro o Guarda fica desamparado, durante a carreira toda fez o serviço amparou a família dos munícipes em casos de acidentes e infelicidades como essa. E em uma obra do acaso morreu assim de forma trágica e não pôde contar com uma Viatura sua para ficar ao lado de seu corpo. Triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo compartilho com a sua indignação, mais infelizmente é dessa forma q somos tratados pricipalmente os q fazem um ótimo trabalho mas são anonimos para esse comando.

      Excluir
    2. Caro amigo iremos levar a questão ao Comando para que possamos dar uma soluçao, a questão não é de sensibilidade ou não e sim de legalidade, para que uma viatura saia da região de são paulo, tem que ser por autorização expressa publicado no DOC, portanto sabemos que é meio esquisito a questão, mas a Burocracia da prefeitura é o entrave, portanto não considero culpa de fulano ou de ciclano, principalmente do Comandante, que não tem competência administrativa para liberar viaturas para outro município, seja por qualquer motivo.
      Temos sim que cobrar das autoridades responsáveis que no caso é o Secretário da Pasta.

      Excluir
  15. Sr. CD Fárias , gostaria que a ABRAGUARDAS , divulgasse parecer referente ao formulário sobre a aposentadoria publicado recentemente e se tem a "PARIDADE ",ou se vamos ter alguma surpresa novamente; Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde ...tem formulario, mais as bases estao com conversa fiada ue nao conseguiram imprimir!!!! meu Deus...ate quando seremos mais enrolados!!!! nao consegue imprimir um formulario????????????w deve ser piada , pois ja foi publicado , e basta competencia do comando, dtrh, enviar para as bases.....correto?????? Cd o que o senhor me diz sobre esta questao tao absurda, e referente ao colega sobre a paridade?? abraços

      Excluir
    2. A paridade ainda está sem resposta depende de um parecer da PGM se será concedida ou não por parte da Prefeitura.

      Excluir
    3. a paridade ainda esta sem RESPOSTA?? com formulario para solicitar quem tem direito...e nao resolveram se foi concedida ou nao a PARIDADE???? nao entendi.....que firma e essa???? tudo feito de qq jeito, sem respeito.... CD .... me desculpe, ou e ou nao e!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    4. Caro amigo está dúvida foi suscitada pelo DTRH da SMSU, e foi encaminhada para Sempla isso para quem entrou ate nov de 2003.
      A questão está na PGM. aguardando a elaboração de parecer que irá definir a questão.

      Excluir
  16. Boa Tarde Farias. Quem é readaptado psicológico e nesta primeira parte foi a Classe Distinta, vai precisar comprovar algo para ir a Subinspetor? Ele vai a Subinspetor? vai ser barrado? O que pode acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo a principio não ha restrição, vc deve cumprir com o artigo 17 que tem as condiçoes abaixo
      a) ter, no mínimo, 300 (trezentas) horas de cursos de aperfeiçoamento relacionados à
      área de atuação durante a permanência na categoria;
      b) ter, no mínimo, 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício na categoria em que
      se encontra;

      Cabe ainda observar que o assunto também pode ser pautado pelo decreto regulamentador, e não sei se foi proposto algo dentro deste decreto, portanto precisamos aguardar a publicação do decreto para poder afirmar algo.



      , mas temos que ver o que será escrito no decreto de regulamentação.

      Excluir
  17. Após a publicação do enquadramento nos novos cargos, qual será o próximo passo para se exercer o cargo ao qual fomos enquadrados, uma vez que não foi disponibilizado as novas divisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda sairá alguma normativa sobre o tema?

      Excluir
    2. Após a publicação todos já tem a obrigação de exercer os novos cargos, aqueles que não tem similaridade com o Decreto que regulamenta funções deve ser exercido dentro da proximidade do cargo dentro do decreto de funções.
      Quanto as divisas elas pode ser adquiridas ou o GCM pode aguardar que a Administração providencie novas divisas.

      Excluir
    3. ORDEM DO COMANDO RECEBIDA NA DATA DE 08/09/15 NAS IR`S "O USO DAS DIVISAS AINDA NÃO ESTÃO AUTORIZADAS

      Excluir
    4. Caro amigo não tenho conhecimento desta ordem por favor nos informe a numeração

      Excluir
    5. Creio que haja um equívoco do amigo acima. A ordem diz que está autorizado o uso, inclusive para quem não aderiu à nova lei, entretanto como a corporação ainda não tem as novas insígnias, emblemas e divisas para fornecer ao efetivo, o uso é opcional. Quem desejar PODERÁ adquirir às suas próprias expensas, mas qualquer peça adquirida tem que estar rigorosamente de acordo com a portaria 40/SMSU/2015.

      Excluir
  18. Vou sair do assunto também. e perguntar o motivo pq somos tratados como número e não cmo seres humanos falta a esse comando um pouco de sensibilidade, o psicologico esta abalado muitos irmãos baixando, só cumpra se, missão dada missão cumprida más com o mínimo planejamento q não tem, vc não faz o trabalho comunitario q tanto esse comando presa vc só apoia e o contato com a comunidade onde fica, vc tem horário para entrar para sair só quando os semi deuses q estão no comando da operação quiserem, gente o planejamento a logística é o mínimo q pedimos, esse é o depoimento de um gcm q gosta do q faz mas em primeiro lugar vem a familia , preciso criar meus filhos apoiar minha esposa, minha vida não gira somente em torno da gcm , sr comandante antes de tomar decisões coloque se no lugar da tropa ai suas decisões serão mais humanas ou então seu comando vai escorrer pelas mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo não sei até quando a falta de planejamento irá nos assolar, eu mesmo já ví e presenciei operações que não se fazia necessário o empenho da GCM, creio que falta muito de nossos gestores afinal não são eles que trabalham na linha de frente.
      Recentemente foi em um operação marcada para as 13 hs, chegamos no local e somente após as 18 hs, houve alguma movimentação, triste ver um enorme efetivo empenhado para nada.
      Em outra operação fomos destacados em um espaço reduzido de uma praça, onde já haviam 80 policiais militares, o que fizemos NADA, pois havia um superdimensionamento, as vezes no aspecto de planejamento sinto falta do Ortega.
      Não entendo também o porque quando somos escalados em operações no policiamento a pé a estala é de 12 horas e a da PM é de seis, no mesmo evento, o que eles tem de diferente de nós.
      É triste ver o amadorismo de nosso pessoal, a falta de comprometimento com a saúde do GCM, e com a razoabilidade e ecomomicidade.
      Falta muito para temos pessoas que pensam de forma a planejar de verdade.
      Creio que mais uma vez não é culpa do Comando e sim de nossos inspetores de uma maneira geral é logico que não são todos, temos inspetores exemplares, dotados de uma alto nível mas uma grande maioria não é comprometida, falta conhecimento e não se importa.

      Excluir
  19. Bom dia!
    Como é difícil a Gestão na nossa Instituição.
    Nosso pessoal precisa se profissionalizar mais e melhor.
    Muitas das vezes, as medidas (decisões) tomadas não tem por base um estudo sobre o caso concreto.
    São cerca de 500 Inspetores - Gestores, não é possível que 20% desse contingente não tenha capacidade de dar um direcionamento melhor para a GCM.
    Para trabalhar na Câmara e no TCM, Unidades Especiais, você tem que, efetivamente, ser um excelente profissional, porque esses locais pautam pela excelência do serviço público.
    Nas Unidades Operacionais não podemos fugir a essa regra. Prestar um serviço com excelência deve ser imprescindível para os profissionais da GCM.

    ResponderExcluir
  20. caro cd como fica as 04 semanais de atividade física será necessário um mandado de segurança para ter direito a prática-la , os nossos gestores acéfalos estão complicando o frase simples da lei completamente difícil ser guarda em tudo há empecilho e só cobrança mais cobrança deveres sempre direitos nunca ????????????? ME AJUDA AÍ MY BROTHER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo está questão das 4 horas semanais necessita de regulamentação e esta regulamentação passou para a SMSU, portanto não é mais da competencia do Comando e sim do Secretário veja o artigo abaixo, portanto os acefalos são agora o pessoal da SMSU.
      Art. 45. As ações necessárias à implementação das integrações previstas nesta lei
      serão realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, com competência
      para autorizar e promover as medidas para tanto indispensáveis, inclusive editando os
      atos que deverão disciplinar as situações delas decorrentes.

      Excluir
  21. Acho q está havendo um equivoco na fala do amigo GCM acima para se trabalhar na câmara e TCM tem q haver um apadrinhamento excelente e não ser um excelente profissional fica a dica, são sábias palavras do CD Farias a respeito dos nossos gestores, vamos torcer q esses mesmos que vão acessar o cargo possa mudar a logística da nossa corporação que tem o lema aliada,protetora e amiga

    ResponderExcluir
  22. será que teremos que entrar na justiça para termos direito a paridade;A ABRAGURDAS poderia se manifestar a respeito ,para termos mais clareza do que está acontecendo,pois conforme as leis que etão no formulário , todas revertem para a paridade ,só que deveria ficar claro isso e não o terrorismo que está sendo imposto novamente ,não podemos contar com o sindicato ,más VOCÊS não podem nos deixar na mão,agradeço muito se responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo a questão éstá na PGM e ainda não saiu o parecer a respeito, peço que aguardem, pois a questão ainda está em aberto. e somente será decidida apos parecer daquele orgão. temos que aguardar infelizmente.

      Excluir
    2. Cd... solicitando a aposentadoria especial, em quanto tempo tem para publicar, ou seja, depois que pedir, qual o prazo para sair publicado??

      Excluir
  23. Observo que a curtina de fumaça, funcionou; pois todos estão preocupados com o novo cargo, ninguém fala mais sobre salários, aumento, e que a grande maioria, fala de exercer o cargo, colocar as divisas, os barretes, sem ao menos preocupar-se com cursos de capacitação, vão ser bastantes competentes, se com cursos e experiências anteriores, os atuais graduados e inspetores, na sua grande maioria já não são, imaginem os novos, sem experiência em cargos anteriores e sem cursos de capacitação, será uma lástima, que belo cabide virou a GCM.

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber quanto por cento da corporação já assinou o novo plano, desde já Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foram mais de 94% (noventa e quatro por cento) e conforme orientação pedimos que o restante assinem, pois qualquer beneficio será dificil de ser alcançado para os nao optantes

      Excluir
  25. Como faz para o grupo de readaptados do curso de cd de 2011 entrar com uma liminar para acessar o cargo devido

    ResponderExcluir
  26. Agora mais esta , ordem de Serviço para o GCM ficar 12 horas direta numa ponte gerando lucro para a Prefeitura SP . O GCM tomando SOL na cabeça o dia todo , poluição , pressão de para não tomar punição , etc .
    Isso tudo esta acabando com a GCM SP .

    ResponderExcluir
  27. Caro amigo Farias ,porque a ABRAGUARDAS não publica uma nota sobre a "PARIDADE "e porque não se faz uma cobrança fundamentada da PGM.Por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pedimos via politica uma reunião com o procurador geral e estamos aguardando a confirmação de agenda

      Excluir
  28. caro presidente,vsa credita as mazelas da gcms aos inspetores quando na verdade a responsabilidade é de todos nós,espero que você seja um excelente inspetor experiência não falta pois já esteve na função de inspetor e não resolvia todos os problemas dos gcms ,é muito simplista e jogar para galera imputar nossos problemas apenas aos inspetores que muitas vezes recebem ordens após as 18 horas para cumprir no dia seguinte devemos lutar para melhorar a situação de todos e não sentarmos no nosso rabo apontando o dos outros,as pessoas estão falando de falta de respeito mais nada foi feito para que os 3 classes tivessem um salário digno,falta de respeito é o salário que nossos companheiros que são a base da pirâmide recebem,como vamos aumentar o nosso quadro dessa maneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo não tenho a pretensão de resolver o problema de ninguém, e na época que fui inspetor sempre primei pelo respeito ao subordinado e a resolver os problemas que me eram levados.
      A administração publica é regida por princípios e um dos que rege é a supremacia do interesse público sobre o individual.
      Como CD sempre cumpri as ordens dadas e sempre procurei ser justo com meus subordinados.
      Não creditei as mazelas da corporação aos inspetores e sim coloquei uma comprovação, que existe sim a falta de capacidade de planejamento isso é fato.
      Quanto a questão salarial da gcm a culpa realmente é de todos nós de inspetores a guardas a falta de comprometimento é enorme e o pensamento simplista e omissivo permeia pelas desvalidas mentes de nosso pessoal.
      como disse e repito a falta de união reflete a falta de amadurecimento de nosso pessoal, no geral.

      Excluir
  29. Boa noite!
    Gostaria de saber sobre os pensionistas do iprem com direito a paridade, até o momento não consegui uma resposta do mesmo? Temos ou não direito, sou viúva desde 2001 e em qual reestruturação me encaixo já que sou pensionista segunda classe C.
    Agradeço a abraguardas pois até o momento foi meu canal de esclarecimentos com tantos debates. Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Cara amiga se vc é viúva desde 2001 deve ter garantida a paridade, caso haja alguma problema de descumprimento deste principio deverá ingressar com medida judicial, mas a principio nao haverá problemas a respeito

    ResponderExcluir
  31. Caro inspetor, o sr fez um comentário sobre a falta de planejamento, isso tem que ser creditado ao nosso comando sim, ate quando vamos sobrecarregar nossos profissionais, no momento temos um monte de ordens de serviço e operações para serem cumpridas mas não fazemos nada com excelência pois não temos condições ora por falta de material humano ou falta de planejamento, de quem é a culpa, do gcm que se desdobra, do chefe da unidade que recebe a ordem e não contesta ou do nosso comando que abraça o mundo sem ter condições, vamos colocar os pés no chão, falo por mim e meus companheiros que estamos nas ruas,sofrendo tanto fisicamente ou pior mentalmente devido a soberba e incompetência desse comando, cabe ao senhor que nos representa através da abraguardas levar nossas insatisfação a esse comando partidário, talvez através desses nossos comentários pois o sr sabe que é muito difícil chegar próximo dos deuses q nos comandam, espero que o sr se sensibilize e tente nos ajudar, desculpe pelo desabafo estamos cansados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo não posso chamar o nosso comando de incompetente, creio como já disse que este Comandante trouxe muitas melhoras e conquistas para a corporação que certamente nos levarão a uma valorização salarial.
      A questão do serviço é politica e um cargo politico é mais afeto a administração do que ao servidor.
      Quanto as questões de excesso de trabalho não é uma característica somente desta gestão na gestão passada também tínhamos este excesso devido a falta de efetivo e é a falta de efetivo que é a verdadeira culpada desta questão.
      Peço que mande sua demanda especifica para o email abraguardas@gmail.com e certamente iremos dar a resposta, a questão genérica fica muito difícil conseguirmos algo, pois no judiciário é necessário o fator pontual.
      peço sua compreensão e compreendo o desabafo, faz parte.

      Excluir
    2. Bom dia a todos Caros amigos estou observando que a maioria dos novos guardas inclusive eu da turma 52 e os recém adicionados estão procurando outros concursos afinal 684 ,00 de padrão inicial é uma afronta a inteligência dos GCM s a mais rica cidade do Brasil e uma salário de miséria!! parabéns continuando assim logo em breve a GCM de São Paulo não vai ter mais efetivo !!

      Excluir
  32. Bom dia caro Inspetor Faria, chegou ao nosso conhecimento de que a evolução pela qual a corporação passaria já em 2016 conforme previsto em lei não ocorrerá. Ha algum parecer sobre esse assunto? Em minha opinião pessoal essa evolução ja no ano que vem sanaria algumas injustiças cometidas contra algumas turmas desde 2004 que atualmente estão perdendo novamente financeiramente. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a evolução está parada no DTRH e estamos nos ,movendo politicamente para sair de lá.

      Excluir
  33. Alguem sabe me informar se se algum gcm , conseguiu se aposentar na (especial) ,tenho minhas duvidas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde amigo.... nao saiu nenhuma aposentadoria especial ainda!!! burocracias administrativas que o SEMPLA nao cria um codigo para a mesma!!! tem mais de 100 aposentadorias pedidas, e nao publicam porque nao tem codigo!!!! e uma brincadeira isso ne!!!! repito milhoes de vezes que falta de respeito ... e o comando ou ninguem esta vendo isso??????????????? CRIAR CODIGO PARA SE APOSENTAR??? SEMPLA NAO ESTA NEM AI PRA ISSO, POIS ELE QUE CRIA O CODIGO??? INSPETOR FARIAS , ATE QUANDO ESSAS PESSOAS IRAM NOS HUMILHAR????

      Excluir
  34. Caros amigos, observei o comentário do GCM Guerra em seu site que colocou uma publicação de edital de eleição no jornal AGORA, cabe esclarecer que foi uma tentativa de golpe nos associados que não tiveram tempo hábil para inscrição de Chapa para concorrer nas eleições sindicais do SINDGUARDAS SP, cabe ressaltar que é o Sindicato representativo da categoria que senta nas mesas de Negociações e toma as decisões sobre nossos futuros, aumentos, e tem voz ativa pelos Associados, pois a Abraguardas é apenas uma associação e não pode tomar decisões, apenas opinar e fiscalizar, embora os Sindicato tem voz ativa e assina nas mesas de Negociações. Diante dos fatos ocorridos e que quiser verificar, basta ver o site do Cão de Guardas, devemos nos mobilizar e colocar um representante que não está correndo com o Governo, porque não criamos uma CHAPA para mudar esse quadro e começarmos a dar as coordenadas nas próximas negociações, e por que não os dirigentes da Abraguardas como linha de frente, ou qualquer pessoa que tenha compromisso com a legalidade e não a falta de transparência dos atuais representantes que querem se perpetuar nos cargos por benefícios próprios, pois ao meu ver a maioria já se instalou nos cabides da Administração Pública (Camara e TCM)

    ResponderExcluir
  35. Atenção aos GCMs de CE ou seja do nível 1 todos devem comparecer em frente a prefeitura no dia 21/10 2015, para pleitear seus respectivos almentos salariais, pois o momento é agora, já que para nós Inspetores recebemos uma mérreca cerca de 1.500,00 o vcs nada, ajudem seus superiores para que eles audem vcs.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde inspetor Faria,foi criada recentemente a ronda diciplinar que não está fazendo o serviço de fiscalização de diciplinar,o que eles estão fazendo é terrorismo é humilhar o guarda civil que muitas vezes já está de serviço 9 ou mais de 12 horas no sol sem banheiro um lugar para se alimentar sem condições nenhuma de serviço.Concordo que tem que ter a ronda diciplinar mais não no modelo que se encontra hoje desse jeito não vai adiantar esse plano de carreira porque nós trabalhadores da guarda civil seremos todos punidos injustamente ,mostrando que esse comando não está nenhum pouco preocupado com nós país de família.Gostaria que abraguardas tomasse uma atitude para defender os guardas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo estamos a disposição para defender o GCM, mas tanto no judiciário quanto no MP, precisamos de caso concreto, com nomes, datas e o que ocorreu especificamente.
      Por isso peço que envie os dados no email abraguardas@gmail.com.

      Excluir
  37. O melhor exemplo do que a GCM é e sempre foi, e o que se viu na Câmara Municipal e o que se vê hj. A Prefeitura ainda não pagou nada, nenhuma divisa sequer, mas vários estavam lá com novas divisas e emblemas, principalmente o " Oficialato" e alguns de " nossos representantes ". Tem um que a anos não usava uniforme, porém vi imagem da garbosidade com um emblema de oficial. Se eu fosse um oficial, representante ou chefe, teria ' VERGONHA " de usar uma divisa, um emblema antes que todos GCMs 3 classes os tivessem...sinceramente, dá ânsia de vomito!.....Essa é a GCM de SP, que sempre clama por respeito! COMO!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Atenção nivel L da restruturação
    Não vá à manifestação do sindiguardas, na FRENTE da PREFEITURA pedir melhorias na categoria, tendo em vista que este procedimento o sindguardas incompetente e oportunista não permitiu quando se tratava de almento geral, agora eles que tiveram reauste que vão pedir melhores salários na frente da prefeitura dia 21/10/2015, o nivel l com mais de 15 anos que lá estiver sera filmado e mostrado, de que realmente são manipulados pelos gestores que tiveram 30% de reajuste na carreira e agora querem engordar ainda mais às custas do operacional nivel l, que ficou esquecido no plano de carreira como em 2004. e 2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente colega. Isso deveria ter sido feito antes da restruturação, lutando por um base digno para o nível I. Deram prioridade a restruturação, mesmo com um miserável salario para esse nível, onde tivemos aumento ( Esmola) de míseros de 80, 100, 120, 150 reais enquanto em outros níveis de 300, 400..800 reais. Dará para se contar nos dedos de uma só mão a quantidade de Graduados e Oficiais que lá estarão, principalmente de Oficiais. Manifestação oportunista para levantar o nome do sindicato, nada mais que isso pois o Prefeito pode simplesmente dizer que acabou de dar aumento com a restruturação. 62% da carreira ficou esquecido quando da restruturação. Essa manifestação teria que ter sido feita antes. Barca furada!

      Excluir
  39. As coisas vão meeelhooorar, esta chegando ai o Mariano, put's ainda bem que eu estou aposentado, que Deus os ajudem, e boa sorte.

    ResponderExcluir
  40. CADÊ A REGULAMENTAÇÃO DA APOSENTADORIA ESPECIAL????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA... CADEEEEEEEEEEEEEEEEEE?????????????????? NINGUEM RESOLVE NADA... EU DEI ENTRADA EM SETEMBRO E ATE AGORA NADA..... NAO CUMPREM PRAZO, LEI....... ATE 60 DIAS PARA APOSENTAR.... NO CERTO MESMO, DEPOIS QUE DEU ENTRADA, 45 DIAS...... MEU DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

      Excluir
    2. Se nem mesmo o cabra da matéria acima conseguiu se aposentar, imagina você ou eu e todos os outros.

      Antigamente pensava Eu que a justiça tinha autoridade legal para fazer cumprir a lei, hoje já não acredito mais nisso.

      Os vereadores que representam o povo de São Paulo aprovaram esse direito para o GCM, a prefeitura desconsiderou e ignorou. Posteriormente a própria prefeitura mandou substitutivo (que foi aprovado) e também pra esse a prefeitura cagou e andou.
      E agora José?

      Excluir
  41. Incrívellll,o sindicato conseguiu reunir quase 12 guardas: que fenômeno!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Assim não é possível o prefeito não ouvir as nossas reenvidicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sindicato, que sindicato...

      Excluir
    2. Eu só tava brincando. ...achei que tínhamos sindicato

      Excluir
  42. VOP congelada!!!!

    Insp. Farias, bom dia.

    Como faço para pedir revisão do valor da VOP? É possível?
    Valor atual 165,81

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo vc deve primeiro ver com o advogado que ingressou com sua ação, para ver se a decisão judicial está sendo cumprida de forma correta, caso não consiga êxito pode agendar com nosso advogado

      Excluir
    2. Obrigado Inspetor, vou entrar em contato

      Excluir
  43. Enquanto não unir, sindicalistas, Comando e todos nós GCMs não consrguiremos nada, pois um bando só procura seus interesses pessoais e uma situação assim os administradores, não tem como nos favorecer, uns pegem aumento outros pedem postos outros pedem para sair, outros encostam e fica encima do muro criticando o sindicato, Nosso sindicato não tem pelegos, mas sim pessoas que buscam os objetivos da tropa. que não sabe o que quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabemos sim...queremos aumento de salário e condições de trabalho isso é pedir muito....o sindicato que não sabe oque quer se agrada os sindicalizados ou agrada o prefeito. ...já que é impossível agradar os dois...agora alguém perder tempo prá defender esse sindicato é o fim do mundo...sindicato esse que nunca pensou no guardão que carrega nas costas essa instituição sem o mínimo de condições de trabalho.Russomano não que vem!!!

      Excluir
  44. mais uma vez prejudicado na mudança de letra.

    ResponderExcluir
  45. mais uma vez prejudicado na mudança de letra,fazer o que buscar socorro na justiça.

    ResponderExcluir
  46. Insp.Farias o que aconteceu com a VOLP.É um absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo me perdoe, mas estou de Lm, por acidente de trabalho poderia me informar melhor.

      Excluir
  47. Consultando o Demonstrativo de Pagamento desse mes percebi que não houve o calculo sobre a vop nesse novo plano de carreira .Conforme o sindicato seria feito o calculo ,O QUE TÁ ACONTECENDO SEREMOS MAIS UMA VEZ SURRUPIADOS POR ESSE GOVERNO INCOMPETENTE .......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demonstrativo de pagamento....é triste ver. É triste ver que ao invés da Guarda buscar melhorias no salário, principalmente dos do nivel I, buscou copiar a outra firma e brigar por um bico oficial, ser igual a ela. Ao invés de estar em casa descansando e curtindo sua família após um dia de trabalho árduo, tá fazendo bico pra juntar no seu salário pra completar 3 mil, enquanto isso um Pm novato já entra com mais de 3 mil. É triste ver a alegria de muitos com as divisas, os cargos mas sem salário real digno, mais triste ainda é ver a jogada dos representantes convocando pra manifestação por melhor salário, quando na verdade teve essa chance na mão à anos, mas preferiu a restruturação. Dá pena dos mais de 62% de trabalhadores da GCM alguns jovens, pais e mães de família que foram vendidos e ficaram a margem dessa famigerada restruturação. É triste ver na Câmara, na Assembleia fotos e imagens de GCM, oficiais, graduados e guardas, cada um com um emblema diferente na manga das camisas...comprados por eles mesmos pois pelo que sei a PMSP ainda não deu os emblemas novos, nem as divisas, portanto, comprados com o próprio dinheiro, indo em desencontro com a realidade normal do que deveria ser, a PMSP paga-los! Todos contentes, recebendo diplomas, etc., se são felizes assim, o que há de se fazer...mas que é triste ver a tristeza mendigando um sorriso é.

      Excluir
    2. O triste é ver uma , (GCM) , desunida ,sou da antiga tempo em que éramos só uma palavra união .Triste é ir embora agora vendo toda éssa politica podre consumindo todos os gcms , ficando a maioria desses inspetores que não fiseram nada alem de se promoverem ..

      Excluir
  48. Era 2ª Classe e optei pela carreira nova em agosto de 2015.Fui a CE.Bem, tenho readaptação definitiva e restrição de arma de fogo...O laudo foi assinado por uma infectologista...Pasmem!!! Pergunta: eu posso ser barrado na mudança de nível I para nível II? Podem me impedir de ir de CE para CD?

    ResponderExcluir
  49. inspetor Faria, por favor segundo comentários e bizuzada daqui e bizuzada dali, o senhor sabe alguma noticia sobre as letras, segundo o que estou sabendo aquele que estiver acima de de três anos na mesma letra, iria subir uma acima e até agora nada, tks.

    ResponderExcluir
  50. BOM DIA FAMÍLIA GUARDISTA DE GOSTARIA DE UMA AJUDA PARA ENTENDER A INTERPRETAÇÃO DO ART.15 DA LEI Nº 13.022/2014 O COMANDO É DE CARREIRA SEGUINDO A HIERARQUIA EXISTENTE OU PODE SE QUALQUER UM GUARDA MUNICIPAL OU SEJA O MAIS MODERNO PODE SER NOMEADO COMO COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL? GOSTARIA QUE ME ENVIASSE COMO VAI SER ESTA CONDUTA SE É SEGUINDO A HIERARQUIA OU NÃO? TENHO BASTANTE DÚVIDAS E NOSSO SINDICATO NUNCA NOS ORIENTOU PARA TAL SITUAÇÃO. SAUDAÇÕES GUARDISTAS SUBINSPETOR - J.MORAES (SÃO LUIS-MA) E-MAIL:moraes.gmsl@hotmail.com ou j.castro.moraes52@gmail.com ou j.castro.moraes@bol.com.br (98)3271-7016 ou 987463853

    ResponderExcluir